OS CAMINHOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL
Trabalho Escolar: OS CAMINHOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: SABRINA2013 • 8/10/2013 • 625 Palavras (3 Páginas) • 428 Visualizações
I - APRESENTAÇÃO
O presente trabalho tem dentre os seus objetivos a abordagem do conceito de infância na antiguidade e na atualidade e o seu impacto na construção teórica da educação infantil; a importância do planejamento escolar, do ambiente alfabetizador e da roda de conversa e suas contribuições para a oralidade da criança. Por fim, a grande riqueza que é o lúdico na educação infantil e pré-escola.
II – DESENVOLVIMENTO
Ao longo dos séculos a infância foi sofrendo transformações na sua concepção. Na antiguidade a criança era vista como fruto do pecado, sendo necessário corrigi-la, disciplina-la, para se tornarem obedientes.
Para a sociedade daquela época o uso da força física (bater) era pratica usual, e, quiça necessária para se atingir o objetivo de educar os infantes.
Heywood relata que a criança era vista como um adulto em miniatura, e, que por muito tempo, os estudiosos consideraram a história da infância e das crianças como indigna de ser objeto de estudo. Sendo assim, não recebiam à atenção merecida, ficando para trás a tarefa de compreendê-la como criança no sentido amplo.
Essa concepção foi mudando ao longo do tempo, sendo que a grande virada ocorreu no século XX, a partir do qual, foi formado o sentimento de infância, do que é ser criança.
Com isso as instituições educacionais foram dando o seu devido valor, adequando o conceito de infância.
Com o advento da revolução industrial do século XIX, as creches recebiam as crianças para que as mães trabalharem nas fábricas.
Contudo, o trabalho da creche era somente assistencialista, não atentando para a necessidade de educação das crianças.
Com o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (RCNEI) metas de qualidade contribuíram para mostrar que o educar fazia-se necessário e que cuidar e educar eram indissociáveis. Não somente nas creches, mas em toda instituição educacional.
Só que educar não é tarefa fácil, o professor precisa capacitar-se, ser reflexivo e pesquisador, fazendo seu planejamento sempre de acordo com as necessidades dos seus alunos.
O planejamento norteia, é ferramenta indispensável para o docente. Nele pode-se explicitar instrumentos e metodologias adequadas de ensino, garantido assim, a segurança de um ensino de qualidade.
De acordo com a psicopedagoga Debora Corogliano, em artigo publicado revista Projetos Escolares n. 81, ano 7, pag. 17, “Dentro do processo de alfabetização, estão a criatividade e a observação do mundo que cerca a criança”, e continua “Nesse aspecto o professor deve oferecer muitas possibilidades, por meios de jogos, brincadeiras, produção de textos coletiva, dramatização, vivência em grupo, etc”
A criança precisa ter o momento de se expressar e verbalizar os seus sentimentos. A roda de conversa é um momento propício a essa realização. Nela o docente pode expor assuntos
...