Novos caminhos para a educação infantil
Artigo: Novos caminhos para a educação infantil. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: diodi • 16/10/2013 • Artigo • 510 Palavras (3 Páginas) • 473 Visualizações
NOVOS CAMINHOS PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL
A educação infantil está em amplo processo de mudanças, está ficando para traz aquele conceito de que a criança vai para creche ou pré-escola apenas para passar o dia, e ter alguém para cuidar dela pois seus pais precisam trabalhar.
Hoje as instituições de educação infantil, tem como objetivo desempenhar um papel importante na formação das crianças, não apenas cuidar mas sim educar. A outras propostas para a educação infantil começando pela formação do professor, que é um tema que vem ocupando um lugar central nos programas governamentais.
Há uma nova perspectiva de visão para a educação infantil, com a inserção de projetos e propostas metodológicas, o ensino para a educação infantil vem trilhando novos caminhos. As crianças agora contam com um professor qualificado, para ensinar diversas coisas e ajudar no desenvolvimento de suas habilidades, criando condições para se tornarem autônomas, o professor atua como um mediador, que transmite os conhecimentos. O professor de educação infantil deve ter uma preocupação específica de como lidar com as crianças no seu dia- a –dia e em situações especiais.
Uma proposta que vem dando certo na educação infantil, são as atividades lúdicas, as brincadeiras e os jogos é no período pré- escolar que as crianças tem a oportunidade de trabalhar os conteúdos adequados para sua idade, sendo manipulados de forma correta trabalhar com estas propostas e projetos, de forma com que está contribua para o seu desenvolvimento, auxiliando a construção de conhecimentos e assim na formação da criança, pois já se sabe que a criança não aprende apenas com atividades formais e sistematizadas, mas sim com atividades que priorizam o desenvolvimento social, cultural, psíquico, motor sensorial e cognitivo.
Os projetos também estão se tornado uma tendência bem freqüente na educação infantil, mas desde que tenham a preocupação com a qualidade do que eles propõem, atividades que sejam de interesse da criança e que correspondam ao seu nível de desenvolvimento.
As avaliações também contribuem muito, como uma maneira de acompanhar o desenvolvimento e aprendizagem, e está muito presente na educação infantil, através dela o professor avalia como está se dando o desenvolvimento de tal criança, e assim consegue verificar progressos e dificuldades.
A educação infantil, é a fase mais importante no desenvolvimento cognitivo da criança, pois é nela que a criança começa a sua vida escolar, nesse processo é fundamental a participação da família para um bom desenvolvimento da mesma, assim torna-se essencial um bom elo entre família e escola. Existem pais que pensam que a escola deve se encarregar sozinha de efetuar o processo educacional da criança, sendo que a educação só ocorre quando escola e família se unem por um mesmo objetivo. Os pais transmitem os conceitos e valores que irão instruir seu filho durante a vida, e a escola tem o papel de estender esse modo de atuação principiado pela família.
Tenho certeza de que este trabalho, irá contribuir muito para a minha formação como futura professora, os temas discutidos são de suma importância para se construir uma reflexão de como deve ser a postura de uma professora de educação infantil
...