Obesidade
Por: Brenda Caroline • 26/10/2016 • Projeto de pesquisa • 1.799 Palavras (8 Páginas) • 209 Visualizações
ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO 9 DE OUTUBRO
OBESIDADE
Brenda Caroline Medeiros Puss
Trabalho referente a disciplina de Seminário Integrado da Escola Estadual de Ensino Médio 9 de Outubro.
Orientador:
Portão/RS
2015
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO
2. O QUE É OBESIDADE
2.1. OBESIDADE MÓRBIDA
2.1.1 Tratamentos da obesidade mórbida
2.1.2 Obesidade mórbida infantil
2.2. Obesidade infantil
2.2.1 Causas da obesidade infantil
2.2.2 Tratamentos da obesidade infantil
2.3. Fast-food
2.4. Colesterol
2.4.1 Colesterol HDL
2.4.2 Colesterol LDL
2.4.3 Colesterol total
2.4.4 Colesterol Alto
2.5. Hipertensão
2.6. Tratamento da obesidade
3.CONCLUSÃO
REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS
1. INTRODUÇÃO
No trabalho falarei a sobre obesidade, o quanto esta crescendo o número de obesos no mundo. A obesidade está relacionada com problemas como: hipertensão, diabetes, colesterol, etc.
As pessoas acham que alguns números acima do seu peso corporal não resultam em nada, mas estão enganadas, pois, às razões para ter a obesidade são complexas e diversas, ela não é apenas um resultado de alimentação excessiva.
Falaremos sobre o que é obesidade, obesidade mórbida, tratamento da obesidade mórbida, obesidade mórbida infantil, obesidade infantil, causas da obesidade infantil, tratamento da obesidade infantil, hipertensão e o tratamento da obesidade.
Infelizmente a grandes casos de obesidade no mundo, e as pessoas não estão se preocupando com a alimentação, doenças relacionadas com obesidades como co-morbidades e que aumentam em muito a taxa de mortalidade e diminuem a expectativa de vida destes pacientes.
2.1. O QUE É OBESIDADE
A obesidade é resultada por meio do acúmulo excessivo de gordura que excede aos padrões estruturais e físicos do corpo. A obesidade é vista quando uma pessoa tem um aumento de 20% a mais de seu peso corporal ideal. As causas mais frequentes são: origem genética, distúrbio endócrinos, além de maus hábitos alimentares associados á vida sedentária.
As razões para a obesidade são diversas e complexas, ela não é apenas um resultado de alimentação excessiva. Nas pesquisas tem demonstrado que em muitos casos, uma causa fundamental da obesidade mórbida é a genética. Os estudos demostram que esforços como: dieta e exercícios pouco adiantam para as pessoas terem um alívio eficaz em longo prazo.
Doenças relacionadas com obesidades como co-morbidades e que aumentam em muito a taxa de mortalidade e diminuem a expectativa de vida destes pacientes. As mais conhecidas são: hipertensão arterial, diabetes millitus, cálculos da vesícula biliar, depressão, doenças nas articulações, dificuldades para respirar durante o sono, cansaço fácil, úlceras, varizes de membros inferiores, impotência sexual no homem além de uma incidência maior de infarto agudo no miocárdio.
É muito importante entender que todas as intervenções médicas atuais, cirurgia para perda de peso entre outras, não devem ser considerados curas médicas.
2.2. OBESIDADE MÓRBIDA
Obesidade Mórbida é uma doença crônica multifatorial, geneticamente relacionada com o aumento significante de co-morbidades que resultam em deficiência física significativa ou até morte. É uma doença que armazena energia sob a forma de gordura.
A Obesidade Mórbida é uma doença grave, associada a uma elevada incidência de complicações, tendo como principal consequência à redução de vida. A Obesidade Mórbida é a segunda causa de morte evitável no mundo, perdendo apenas para os acidentes automobilísticos.
Para conseguir ter uma saúde, a pessoa com obesidade mórbida deve emagrecer, fazendo uma dieta orientada por um nutricionista e fazer atividade física diariamente e, em alguns casos, pode ser necessário fazer uma cirurgia.
2.2.1 Tratamentos da obesidade mórbida
O tratamento para obesidade mórbida requer uma equipe multidisciplinar, pois além de ser indicado fazer exercícios físicos diariamente e seguir uma dieta rigorosa feita pelos nutricionistas, consultas semanais com um psicólogo podem ser de grande ajuda.
Os remédios podem ser necessários para ajudar a tirar a fome, aumentar o metabolismo e a vontade de urinar. Em alguns casos o médico pode indicar a realização de uma cirurgia, mas antes dela poder ser realizada o paciente deverá perder mais de 10% da quantidade de gordura que possui acumulada.
2.2.2 Obesidade mórbida infantil
A obesidade mórbida infantil caracteriza-se pelo excesso de peso nos bebês e crianças e quando o seu peso corporal ultrapassa em 15% o peso médio correspondente à idade, aumenta o risco de a criança desenvolver problemas de saúde graves, como pressão alta ou dificuldade respiratória.
2.3. Obesidade infantil
A obesidade infantil é o excesso de peso entre bebês e crianças de até 12 anos de idade. A criança é identificada como obesa quando seu peso corporal ultrapassa em 15% o peso médio correspondente a sua idade.
...