Os Comparativos de estratégias de preços para demanda elástica e inelástica
Por: Dianasantiagooli • 14/10/2015 • Relatório de pesquisa • 2.744 Palavras (11 Páginas) • 221 Visualizações
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO..................................................................................................
2.ESTRATÉGIA DE PRECIFICAÇÃO.................................................................
2.1 Comparativos de estratégias de preços para demanda elástica e inelástica.......
2.2 Histórico da cotação de preços.........................................................................
2.3 Ações para objetivos específicos de preço ......................................................
2.4 Motivos para cultivo em estufa.........................................................................
2.5 Planilhas de itens de fábrica..............................................................................
2.6 Fluxograma das atividades de fábrica e de marketing ......................................
2.7 Itens necessários à ação mercadológica de introdução de produtos padronizados........................................................................................................................
2.8 Custos necessários para a ação mercadológica de busca de novos mercados com o lançamento de produtos ............................................................................................
2.9 Itens necessários à ação mercadológica para intensificar a atuação no mercado onde o produto/marca já é conhecido ..................................................................................
2.10 Ações de relacionamento .................................................................................
2. CONCLUSÃO .........................................................................................................
REFERÊNCIAS BIBLOGRÁFICAS .......................................................................... 02
03
04
05
05
07
08
09
10
10
11
13
14
15
1. INTRODUÇÃO
O trabalho a ser apresentado, aborda o assunto em que o processo de precificação contempla uma série de elementos que precisam ser compreendidos para conciliar os interesses da empresa e as expectativas relacionadas aos clientes. O cultivo de alimentos como legumes e verduras obedece a interesses financeiros e está sujeita às intempéries e à ação de pragas. Todos os elementos mencionados repercutem na formação de preços, além, é claro da disposição de safras que abasteçam satisfatoriamente o mercado.
Iremos discutir propostas para desenvolver o setor primário e estimular, de modo planejado a agricultura de alimentos, a fim de atender ao mercado com agilidade, eficiência, e lucratividade na precificação dos produtos.
2. ESTRATÉGIA DE PRECIFICAÇÃO
O produto abordado compreende a atividade agropecuária e contempla o segmento dos alimentos hortaliças. Por ser uma agricultura denominada de limpa, e comumente também tachada de sustentável, a sua custo é invariavelmente, e muito se deve ao ciclo comercial até o consumidor A diferença entre este tipo de cultura e a que é realizada em larga escala reside no uso de técnicas de plantio com o uso de agrotóxicos, temperaturas, épocas de plantio ou quaisquer outros tipos de insumos que possam vir a prejudicar tanto no processo de plantio como o uso do agrotóxico a prejudicar a saúde ou à natureza. Os grandes produtores rurais mostram-se mais preocupados com o caráter quantitativo, em detrimento do aspecto qualitativo. Ademais, o percentual de custo de distribuição, embalagem, transporte e pessoal, incidentes sobre o valor do produto oferecido em supermercados, que encarece o seu valor ao consumidor. O mercado esta altamente competitiva e normalmente, numa guerra de preços em que a empresa que estiver com um custo variável dispõe das vantagens contra o concorrente que não condiz com a redução de preços em longos prazos.
Esta estratégia de seleção de preços consta como seletivas para o empreendedor, onde não apenas os preços mais sim a qualidade do produto, conta na percepção dos consumidores, mas esta resolução seria indicada apenas quando estão sob ameaças dos concorrentes.
Seus aspectos e objetivos em uma precificação dos preços seguem as seguintes normas:
• Penetrar em um canal de distribuição
• Ganhar maior participação no mercado
• Eliminar a concorrência em potencial
• Criar surpresas para o mercado com interesse ao consumidor
• Dar longos prazos para pagamentos
• Ter marcas bem posicionadas no mercado
• Se enquadrar na estratégia de mercadologia
• Selecionar o mercado-alvo
• Mudança nas embalagens
• Busca pela redução de custos
Todos esses assuntos citados ajudam em precificação de preços onde sua dinâmica e das posições competitivas decorrentes se englobam em um contexto globalizado, tornando cada vez mais tendo que inserir a estratégia geral de marketing na organização, tendo cada uma os seus correspondentes desdobramento.
2.1 Comparativos de estratégias de preços para demanda elástica e inelástica
Demanda elástica Demanda inelástica
Elasticidade é uma medida de como os compradores e vendedores reagem a uma mudança nos preços, e nos permite analisar a oferta e a demanda com muito mais precisão. Determinantes da necessidade preço da demanda disponibilidade de verduras substitutas, definição do mercado, horizonte de tempo da analise. A demanda tende a ser mais elástica quando: se o bem for de luxo, quanto maior o horizonte de tempo, maior a quantidade de bem substituto, quanto mais restrito for o mercado. A Elasticidade é a quantidade demandada que responde com muita intensidade as alterações nos preços.
Quando o produto é inelástico, por exemplo, a verdura existe vários fatores que forma o produto inelástico de compra. Um desses fatores é a temperatura, por exemplo:
Se a hortaliça precisa de uma temperatura ambiente, e as temperaturas naturais esta acima ou abaixa acaba prejudicando o cultivo da hortaliça, assim tendo uma grande queda de cultivo da demanda tanto de si próprio para com os concorrentes. Isso significa que se houver a diminuição da produtividade se condiz ao aumento dos preços das verduras, deixando assim os consumidores sem elasticidade de compra do produto, onde o produto em todo lugar que se encontra esta com preços altos e até mesmo o consumidor sem ter ele em sua casa devido a não elasticidade que responde com muita intensidade dos preços.
...