Os Desafios na Gestão Pública Municipal
Por: viderty • 26/6/2022 • Pesquisas Acadêmicas • 1.138 Palavras (5 Páginas) • 90 Visualizações
UNOPAR
SUPERIOR TÉCNOLOGO EM GESTÃO PÚBLICA
RINCON HATAMOTO SALES
“Desafios na Gestão Pública Municipal: buscando uma gestão efetiva em um contexto atípico”
TOLEDO – PR
2022
SUMÁRIO
- INTRODUCÃO --------------------------------------------------------------------- 2
- DESENVOLVIMENTO------------------------------------------------------------ 3
- TÍTULO SECUNDÁRIO--------------------------------------------------- 4
- TÍTULO QUATEMÁRIO--------------------------------------------------- 5
- CONCLUSÃO---------------------------------------------------------------------- 7
- INTRODUÇÃO
É notório o crescente espaço dado a contabilidade pública em tempos recentes, que embora seja campo de extrema complexidade, é essencial ao trazer para o setor público objetivos de melhor administração dos recursos, algo que vem sendo demanda social;
A utilização de mecanismos contábeis auxilia a administração a ter uma melhor previsão e execução de seu orçamento. O conceito de responsabilidade fiscal significa que a gestão das finanças públicas é gerida de forma diferente. A análise de toda a gestão também é necessária para garantir que haja consonância com os princípios e padrões previstos pela legislação.
Foram séculos de lutas do parlamento para controlar as finanças públicas e, consequentemente, diminuir os poderes do Rei. A cada etapa dessa luta, que se constituiu numa série de vitórias do Parlamento sobre o Executivo, foram nascendo as instituições orçamentárias até surgir a ideia do Orçamento Público.
Visto que, Josué conta com o orçamento público para manter a prefeitura e seus deveres como prefeito, gerindo assim de forma adequada e coerente todas as normas; respeitando as leis impostas de acordo com a constituição federal, afim de garantir o bem estar da população, levando em consideração é de suma importância a Lei Orçamentaria Anual para o governo, sendo ela que permite que sejam colocadas em prática as ações pretendidas pelo governo que foram estabelecidas no plano plurianual.
- DESENVOLVIMENTO
Entretanto, o orçamento dos gastos não estava previsto na receita mensal da prefeitura, antes disso é necessário resolver a questão dos gastos públicos.
Serviço A:
Custo do serviço: R$ 305,00
Despesas Administrativas: 26%
Despesas Tributárias: 18%
Margem de lucro desejada: 15%
Serviço B:
Custo do serviço: R$ 420,00
Despesas Administrativas: 25%
Despesas Tributárias: 18%
Margem de lucro desejada: 25%
Tendo em vista ambos os projetos, depois de várias análises e levando em consideração os custos, o segundo serviço é mais vantajoso, pois, terá maior margem de lucro e as despesas não têm grande diferença de preço. Com isso, é certo que escolher o segundo terá melhor resultado e será de maior eficácia.
Portanto, está tudo dento do orçamento e segue com as necessidades da população, respeitando as leis em vigor para o projeto atual e de acordo com os gastos previstos para essa situação. Sendo assim, é coerente dizer que tudo vai correr conforme o esperado.
- TÍTULO SECUNDÁRIO
O Plano Plurianual – PPA é o documento que estabelece as prioridades do Governo para o período de quatro anos, tendo de ser revisado a cada ano. Nele consta o toda a estrutura de como serão executadas as políticas públicas para alcançar os objetivos esperados ao bem-estar da população em todas as áreas.
De acordo com o que está estabelecido no PPA, o Poder Executivo de cada membro da federação (União, Estados, Distrito Federal e Municípios), nesse caso o do município deve enviar aos seus respectivos órgãos do Poder Legislativo, até o dia 15 de abril, um projeto de lei que estabelece quais são as prioridades e metas para o próximo ano.
Considerando uma renovação estratégica, conscientizando-se de que seus esforços para promover resultarão em mudanças em sua estrutura corporativa e na adoção de uma nova estratégia, assim então seguirá de acordo com as metas aprovadas no plano anterior.
Entre as múltiplas funções desempenhadas pelo planejamento, merece destaque sua contribuição para expressar as prioridades de governo. Estabelecer diretrizes, objetivos e metas para a administração pública é tarefa que combina aspectos políticos e técnicos. O plano plurianual estabelece programas de duração continuada e despesas de capital da administração pública. Ou seja, ele é um programa de médio prazo, que estabelece de forma regionalizada as metas e diretrizes da administração pública, sabendo disso é correto afirmar que se equipara as diretrizes de uma empresa privada.
...