Os Direitos Humanos, Formação Docente E Currículo
Por: Mara2525 • 29/10/2023 • Relatório de pesquisa • 305 Palavras (2 Páginas) • 47 Visualizações
PÓS EM EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS
DISCIPILNA - DIREITOS HUMANOS, FORMAÇÃO DOCENTE E CURRÍCULO
QUESTINONÁRIO I
1. De acordo com a Maria Victoria Benevides (2001) no texto “ Educação em direitos humanos: de que se trata?” – quando falamos em cultura, não nos limitamos a uma visão tradicional de cultura como conservação, seja dos costumes, dastradições, das crenças e mesmo dos valores – muitos dos quais devem, é evidente, serem conservados. A cultura de respeito à dignidade humana orienta-se: (marque a incorreta)
a. para a mudança no sentido de eliminar tudo aquilo que está pela não aceitação do direito de todos;
b.orienta-se para a mudança no sentido de eliminar tudo aquilo que está pela não aceitação da diferença;
c. para a mudança no sentido de acrescentar tudo aquilo que está enraizado nas mentalidades por preconceitos;
d. para a mudança no sentido de eliminar tudo aquilo que está enraizado nas mentalidades por preconceitos;
2. Para Maria Victoria Benevides (2001) Direitos humanos são essenciais porque são indispensáveis para a vida com dignidade. Quando insistimos nessa questão da dignidade, muitas vezes esbarramos numa certa incompreensão, como se o termo fosse indefinível e tratasse de algo extremamente abstrato em relação à concretude do: (marque a correta)
a. Possível;
b. Ser humano;
c. Imaginário;
d. Direito;
3. Conforme Maria Victoria Benevides (2001) os direitos humanos independem de qualquer ato normativo, e valem para todos, além fronteiras; são interdependentes e indivisíveis, pois não podemos separá-los, aceitando apenas os direitos individuais, ou só os sociais, ou só os de defesa ambiental. Dessa forma, os direitos humanos são: (marque a incorreta)
a. universais;
b. históricos;
c. divisíveis;
d. naturais;
4. De acordo com a Maria Victoria Benevides (2001) Costuma-se falar em gerações de direitos humanos; não se trata de gerações no sentido biológico, do que nasce, cresce e morre, mas no sentido histórico, de uma superação com: (marque a correta)
a. Tolerância;
b. Complementaridade;
c. Exclusão;
d. Superioridade;
...