Os Estudos Socioculturais
Por: andersonjr1986 • 3/5/2015 • Dissertação • 1.504 Palavras (7 Páginas) • 170 Visualizações
Estudos Socioculturais
1) Leia a reportagem sobre trabalho escravo “Roupas da Zara são fabricadas com mão de obra escrava”, publicada em 16/08/2011 e disponível em: <http://www.reporterbrasil.org.br/exibe.php?id=1925>.
Em seguida, pesquise outras reportagens que mostrem a realidade do trabalho escravo, e desenvolva um texto de no mínimo 20 linhas apontando como podemos interpretar tal realidade utilizando o referencial teórico de Karl Marx. (3,0)
Resposta:
O trabalho escravo, como visto na reportagem “Roupas da Zara são fabricadas com mão de obra escrava” e outras reportagens pesquisadas com o mesmo tema é uma realidade no Brasil e no mundo, pouco divulgada e menos ainda conhecida.
A ideia de trabalho escravo vai de encontro ao meio de produção capitalista, onde o trabalhador recebe por seu trabalho. Para Marx, a força de trabalho é vendida pelo trabalhador (proletário) para o patrão (burguês), em troca este paga um salário ao seu empregado, salário este que deve garantir a subsistência do próprio trabalhador e manter a venda da sua força de trabalho. O que excede a esse salário é de poder do patrão, a chamada mais-valia, que é a alma do capitalismo, pois é com essa mais-valia que o patrão irá lucrar.
Esse trabalhador, ainda que recebendo um salário pequeno, vende sua força de trabalho por determinadas horas por dia e é livre para o que bem entender nas horas restantes. Já o trabalhador que se submete a situações em que há privação de sua liberdade e de seus direitos pode ser considerado um escravo, pois não tem assegurados direitos básicos previstos em lei e não recebe salário suficiente para subsidiar suas necessidades mais básicas.
Assim, percebe-se que, devido ao capitalismo gerar uma ânsia por lucros cada vez maiores, algumas empresas escravizam seus trabalhadores, pois estão mais preocupadas com seu acúmulo de riquezas e não se atentam ao fato de que estão privando pessoas de suas próprias liberdades.
2) Leia, atentamente, os seguintes artigos selecionados da Declaração Universal dos Direitos Humanos promulgada pela ONU em 1948.
Artigo XI. Todo homem acusado de um ato delituoso tem o direito de ser presumido inocente até que sua culpabilidade tenha sido provada de acordo com a lei, em julgamento público, no qual lhe tenham sido asseguradas todas as garantias necessárias a sua defesa. Ninguém poderá ser culpado por qualquer ação ou omissão que, no momento, não se constituam delito perante o direito nacional ou internacional. Também não será imposta pena mais forte do que aquela que, no momento da prática, era aplicável ao ato delituoso.
Artigo XIV. Todo homem, vítima de perseguição, tem o direito de procurar e de gozar asilo em outros países. Este direito não pode ser invocado em caso de perseguição legitimamente motivada por crimes de direito comum ou por atos contrários aos objetivos e princípios das Nações Unidas.
Artigo XXIX. Todo homem tem deveres para com a comunidade, na qual o livre e pleno desenvolvimento de sua personalidade é possível. No exercício de seus direitos e liberdades, todo homem estará sujeito apenas às limitações determinadas pela lei, exclusivamente com o fim de assegurar o devido reconhecimento a respeito dos direitos e liberdades de outrem e de satisfazer às justas exigências da moral, da ordem pública e do bem-estar de uma sociedade democrática.
Considere o seguinte episódio que mobilizou a opinião pública nos anos 2011 e 2012:
Julien Assange, fundador do WikiLeaks, tenta evitar sua extradição da Inglaterra para a Suécia, onde é acusado de crimes sexuais, os quais ele nega ter cometido. O australiano teme ainda que da Suécia ele possa ser extraditado aos Estados Unidos, onde é investigado por espionagem devido à publicação de centenas de milhares de documentos do Departamento de Estado sobre as guerras ao Iraque e Afeganistão. Assange sustenta que nos EUA poderia ser condenado à prisão perpétua ou à pena de morte. Em decorrência, procurou asilo político na Embaixada do Equador em Londres.
Relacione os artigos da Declaração Universal dos Direitos Humanos com a descrição do caso envolvendo Julien Assange, e escreva um texto dissertativo de até 1 página sobre as razões e os direitos de Assange em buscar proteção, dos EUA e da Inglaterra em querer puni-lo, e do Equador em relação à concessão de asilo político. (3,0)
Resposta
O Wikileaks é um website onde são publicados, por fontes anônimas, documentos, fotos e informações confidenciais, vazadas de governos ou empresas influentes no mundo. Tem como fundador e principal porta-voz, o australiano Julian Paul Assange. Tais informações, que deveriam ser restritas, se tonam públicas, pois Julian acredita que é dever dele próprio, como cidadão, expô-las para o conhecimento de todos.
Devido aos diversos documentos sigilosos da Guerra do Iraque e Afeganistão publicados no site Wikileaks, para todo o mundo, os EUA estão investigando Julian pelo crime de espionagem, podendo ser punido severamente conforme as leis estadunidenses. Além de estar sob investigação pelos americanos, o australiano é acusado pela Suécia de crimes sexuais, crimes que ele negou a veracidade das acusações.
Em consequência da perseguição que Assange sofre com esses países, ele procurou asilo político na Embaixada do Equador em Londres, embasado no artigo XIV da Declaração Universal dos Direitos Humanos, promulgada pela ONU, onde diz que: “todo homem, vítima de perseguição, tem direito de procurar e de gozar asilo em outros países”. No entanto, o governo britânico não o deixa sair livremente da embaixada, o que pode eternizar sua permanência no prédio considerado território equatoriano.
...