Os Fundamentos da física
Por: Felipe_Santos21 • 18/4/2018 • Relatório de pesquisa • 928 Palavras (4 Páginas) • 240 Visualizações
UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE – UFAC[pic 1]
CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM FÍSICA
[pic 2]
Davi Sopchaki
Bruno Costa
Ana Carolina Spanhol
Alisson Messias
Rio Branco, Acre
Novembro, 2016
Davi Sopchaki[pic 3]
Bruno Costa
Ana Carolina Spanhol
Alisson Messias
[pic 4]
DOCENTE: Jorge Luis López Aguilar
Relatório apresentado como requisito parcial para obtenção de nota na disciplina de Laboratório de Física Geral I Turma “A”, no curso de Licenciatura plena em Física, na Universidade Federal do Acre - UFAC.
Rio Branco, Acre
Novembro, 2016
1 INTRODUÇÃO
Ao ser realizado um experimento, é comum o surgimento de dois tipos de erros, um chamado de sistemático, quando é causado devido à má calibração de um instrumento ou uma determinada técnica errônea. Outro tipo de erro que se verifica é o chamado erro aleatório, o qual é causado devido a falhas na hora de uma determinada medição, como por exemplo medir o exato instante em que um corpo atinge o chão, já que dependendo do equipamento empregado, não se pode ter muita precisão no valor encontrado.
Sendo assim, é muito difícil obter o mesmo valor em várias medições, sendo necessário o uso de artifícios que visam conseguir uma melhor precisão dos valores observados. Para isso é realizado o cálculo da média e do desvio padrão, Sendo o conjunto de medidas que foram tomadas. No caso desta atividade, em que o número de medidas N não é muito grande, a distribuição não é do tipo gaussiana, sendo neste caso adotada a seguinte equação para obtenção do erro, sendo , então a melhor maneira para ser apresentada a medida de um valor é adicionando sua média na margem de erro obtida pelo desvio padrão: . [pic 5][pic 6][pic 7][pic 8][pic 9]
2 OBJETIVOS
2.1 OBJETIVO GERAL
Calcular o erro de uma série de medições
2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Calcular o erro final do tempo que um corpo leva para cair de uma altura fixa;
- Verificar o erro das medições de uma distância que foi caminhada num intervalo de tempo de 10 segundos;
- Determinar o erro do valor da gravidade, tendo como base as medições do tempo de queda do corpo da primeira atividade
3 MATERIAL E MÉTODOS
3.1 ÁREA DE ESTUDO
O experimento foi realizado no laboratório de física geral da Universidade Federal do Acre (Ufac).
3.1 PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL
Um pincel de quadro branco foi adotado como sendo o corpo que seria utilizado no primeiro experimento, no qual ele foi lançado a uma altura fixa de 2 metros que foi medida por meio de uma trena e anotado 10 vezes o tempo que levou para atingir o chão e então calculado o erro que foi acrescentado à sua média. Posteriormente uma pessoa percorreu uma distância com um tempo fixo de 10 segundos e a distância percorrida foi medida durante 5 vezes por meio de uma trena e então calculado o erro, que foi acrescentado à média. Por fim, tendo o erro da medição do tempo que o pincel levou para cair, no primeiro experimento, foi calculado o erro do valor encontrado para a aceleração da gravidade.
4 RESULTADOS E DISCUSSÃO
4.1 TEMPO DE QUEDA DE UM CORPO A UMA ALTURA DE 2 METROS
Os valores encontrados nas 10 medições do tempo (s) que o pincel levou para cair de uma altura de 2 metros foram:
N1= 0,94; N2=0,8; N3= 0,7; N4= 0,6; N5= 0,52; N6= 0,49; N7= 0,48; N8= 0,74; N9= 0,5; N10= 0,68.
A média do tempo foi e o desvio padrão verificado foi Obs: o valor 0,215 do numerador da fração já é o resultado do quadrado da diferença dos valores encontrados subtraídos da média. [pic 10][pic 11]
Tendo o valor do desvio padrão, prosseguiu-se calculando o erro . [pic 12]
...