Os Jogos no cotidiano escolar
Por: rosalimacrepaldi • 25/10/2017 • Artigo • 7.604 Palavras (31 Páginas) • 451 Visualizações
OS JOGOS LÚDICOS NO COTIDIANO ESCOLAR
AUTOR: GOMES, Ariane Aparecida de Godói.
ORIENTADOR: SANTOS, Valério Xavier dos.
RESUMO:
O eixo principal deste artigo fundamenta-se em trazer algumas considerações acerca do lúdico na educação, que faz parte do mundo da criança, pois estão presentes na humanidade desde seu início, por meio das atividades lúdicas, a criança comunica-se com o mundo que acerca, aceita a existência dos outros, estabelece relações sociais, constrói conhecimentos, desenvolvendo-se integralmente, o trabalho trata-se do resgate do lúdico como processo educativo, analisando atividades e brincadeiras que ajudam as crianças a conviver umas com as outras, procurando conhecer um pouco do imaginário infantil, demonstrando que ao trabalhar ludicamente o educador não está abandonando a seriedade e a importância dos conteúdos a ser apresentada a criança, pois as atividades lúdicas são indispensáveis para um desenvolvimento sadio e para apreensão dos conhecimentos uma vez que possibilitam o desenvolvimento da percepção, da imaginação, da fantasia e dos sentimentos. Os conteúdos a serem trabalhados no presente artigo é a importância do lúdico na aprendizagem, e como entender a utilização do lúdico e os procedimentos metodológicos para a elaboração do trabalho, foi à pesquisa bibliográfica sendo realizada a partir de materiais publicados, em livros, artigos revistas jornais e materiais disponibilizados na internet, que permitiu compreender que o lúdico é significativo para a criança poder conhecer, compreender e construir seus conhecimentos, tornando-se cidadã deste mundo, e é por meio do lúdico que conseguiremos uma educação de qualidade e que realmente consiga ir de encontro dos interesses e necessidades da criança.
Palavras-chaves: Jogos Lúdicos. Ensino Aprendizagem. Desenvolvimento Integral.
___________________________
Aluna do curso de Pós – Graduação em Psicopedagogia Clinica e Institucional, na modalidade a distancia do Centro Universitário Internacional UNINTER. Artigo apresentado como trabalho de conclusão de curso, 2º semestre 2016. Professor orientador: SANTOS, Valério Xavier dos.
2
1 INTRODUÇÃO:
O presente artigo procura conceituar o lúdico, demonstrar sua importância no desenvolvimento infantil e dentro da educação como uma metodologia que possibilita mais vida, prazer e significado ao processo de ensino aprendizagem, tendo em vista que é particularmente poderoso para estimular a vida social e o desenvolvimento construtivo da criança, tem por finalidade conscientizar o educador de que os problemas referentes à alfabetização estão relacionados a práticas pedagógicas de cada um, e que o lúdico pode favorecer o desenvolvimento e a aprendizagem de crianças na Educação Infantil, e que essas atividades contribuem para a prática pedagógica em sala de aula.
O lúdico povoa o universo infantil desde os tempos mais remotos da história, através dela a criança apropria-se da sua imagem, seu espaço, seu meio sócio cultural, e segundo o referencial curricular para a educação infantil, o brincar é um precioso momento de construção pessoal e social, é permeado pelo eixo do trabalho movimento, onde a criança movimenta-se construindo sua moralidade, afetividade perante as situações desafiadoras e significativas presentes no brincar e inerentes à produção social do conhecimento.
O objetivo da pesquisa é analisar a função do lúdico na aprendizagem dos alunos em idade escolar e os efeitos positivos adequados para a realização dos movimentos naturais e fundamentais para o desenvolvimento infantil, o que permite ter uma visão clara sobre a importância do jogo, do brinquedo e da brincadeira para a vida da criança, atendendo a necessidades e interesses do educando e do educador no processo ensino aprendizagem.
É necessário entender que o termo lúdico remete às ações do brincar que se manifestam por toda a existência humana, apresentando-se como uma forma de expressão da evolução humana e que o lúdico como recurso pedagógico deve ocupar um espaço em toda a educação básica, atendendo a necessidade e interesses do educando e do educador no processo ensino aprendizagem.
Se bem aplicada e compreendida, a educação lúdica poderá contribuir para a melhoria do ensino, quer na qualificação ou formação crítica do educando, quer redefinir valores e para melhorar o relacionamento das pessoas na sociedade.
3
Porém, segundo a vivência no cotidiano escolar, a criança tem sua curiosidade despertada por meio de brincadeiras e dessa forma interage e descobre o meio físico e social. Por meio do lúdico amplia seu conhecimento e desenvolve suas habilidades como o raciocínio lógico, o respeito mútuo e a aceitação de regras.
Por isso justifica-se a importância do lúdico na educação infantil e que permite a criança resolver conflitos internos, além de garantir a construção do conhecimento e do desenvolvimento emocional, cognitivo e social. O tempo utilizado pela criança para brincar contribui para o seu bem-estar e para suas experiências futuras.
O mundo está evoluindo, novas tecnologias e avanços estão surgindo, junto com a globalização, nossas crianças estão cada vez mais envolvidas neste dia a dia extremamente tumultuado, mas não podemos nos esquecer de que o processo de desenvolvimento ocorre de forma diferente no ser humano e na criança não poderia ser diferente, e cada etapa alcançada determina estágios e momentos também diferentes, é relevante resgatar o lúdico no contexto escolar, de modo que esse processo trabalhe com a diversidade cultural e desperte a vontade de aprender, fazer a prática
...