PI RISCO E EMERGENCIA
Por: mercioribeiro • 21/10/2015 • Trabalho acadêmico • 4.077 Palavras (17 Páginas) • 299 Visualizações
SECRETARIA EXECUTIVA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL
EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA – POLO CARNAÍBA -PE
CURSO TÉCNICO DE SEGURANÇA DO TRABALHO
ALDENIR MÉRCIO DA SILVA
CARNAÍBA - PE
OUTUBRO/2015
LISTA DE FIGURAS
Figura 1 – Prevenção contra incêndio..................................................................17
Figura 2 – Exemplo de Mapa de Risco.................................................................18
LISTA DE TABELAS
Tabela 1 –. Classificação de Liquido e Inflamáveis ...........................................24
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO....................................................................................................... 05
1. DESENVOLVIMENTO.......................................................................................XX
1.1. Inspeção prévia.............................................................................................. 06
1.2. Organização das Ações.................................................................................. 07
1.3. Relações entre as NR’s e outras regras acerca de rotas de fuga, sinistros, sinalização e extintores......................................................................................... 08
1.4. Reflexões sobre sanções penais acerca dos responsáveis........................... 11
1.5. Equipamento de socorro e resgate................................................................. 12
1.6. Indo ao campo, descrição e análise da visita técnica e formulário de inspeção................................................................................................................. 14
2. CONCLUSÃO.................................................................................................... 16
3. REFERÊNCIAS ................................................................................................ 17
Anexos
Anexo. Ficha de inspeção e extintor de Incêndio...................................................14
Anexo I. Sinalização para Rota de fuga.................................................................20
Anexo II. Sinalização para Rota de fuga................................................................21
Anexo III Inspeção em almoxarifado da Empresa Construtora Queiroz Ribeiro....................................................................................................................22
Anexos IV.Classes do fogo....................................................................................23
INTRODUÇÃO
O Projeto Integrador apresentado a seguir, tem como finalidade aprimorar os conhecimentos que foram adquiridos ao longo do curso Técnico em Segurança do Trabalho.
Na primeira etapa de elaboração desse projeto, trataremos da Norma regulamentadora, NR 02 que trata da INSPEÇÃO PRÉVIA. Essa norma garante que deve ocorrer inspeções antes do início do funcionamento de qualquer estabelecimento e tem por finalidade garantir a segurança de todos que venham a utilizar o espaço inspecionado.
Em seguida mostraremos como se deve agir em casos de riscos e emergências que possam surgir, criando um plano de ação, que irá nos ajudar de forma coerente.
Abordaremos ainda a NR 23, que estabelece as medidas de proteção contra incêndios e assegura a prevenção da saúde e da integridade física do indivíduo.
Na segunda etapa de elaboração desse projeto, foi realizado visitas a empresa Construtora Queiroz Ribeiro Ltda, que fica localizada na rua da linha Nº 2.512, Bairro Centro na Cidade de Carnaíba – PE, visitei o almoxarifado da mesma onde pude constar várias irregularidade e riscos que os trabalhadores estão expostos durante a suas atividades laborais, pois a mesma tem muito material armazenado de forma irregular, material inflamável junto com outro tipo de material, pilhas de estoques sem ser em cima de palhetes e o armazenamento de maneira desorganizado. No mesmo local onde foi realizado a visita foi feito a vistoria de alguns extintores, com um olhar diferenciado o qual um Técnico em Segurança do Trabalho precisa ter. Nessa vistoria foram relatadas as condições do mesmo, a partir do preenchimento de uma ficha de inspeção de extintores de incêndio, que podemos constatar no projeto.
A empresa não conta com técnico de segurança ainda e por isso creio que existam tantas irregularidades e falta de informações.
1.1 Inspeção prévia
Todo estabelecimento novo, antes de iniciar suas atividades, deverá solicitar aprovação de suas instalações ao Órgão Regional do MTE, isto é, a Delegacia Regional do Trabalho (DRT). A inspeção prévia e a declaração de instalações previstas na NR 2 constituem os elementos capazes de assegurar que o novo estabelecimento inicie suas atividades livre de riscos de acidentes e/ou de doenças do trabalho. A empresa que não atender ao disposto naqueles itens fica sujeita ao impedimento de seu funcionamento, conforme estabelece o artigo 160 da CLT, até que seja cumprida a exigência deste artigo.
Quando tratamos de prédios entregues com vício de construção ou projeto, a inspeção de um engenheiro especialista pode ajudar para que o problema seja reparado. O laudo técnico também pode servir de prova em uma eventual ação judicial. Prédios com mais de cinco anos, é conveniente contratar uma inspeção a cada 2 anos pelo menos, para verificar a saúde da edificação e dos equipamentos. O especialista também pode ser consultado para montar um plano de manutenção para a edificação.
Agora quando se trata de empresa e comércio, o empresário poderá encaminhar a DRT, órgão regional do MTE, uma declaração das instalações do estabelecimento novo, conforme modelo previsto na NR 2, que poderá ser aceita pelo referido órgão, para fins de fiscalização, quando não for possível realizar a inspeção prévia antes do estabelecimento iniciar suas atividades.
...