PIM IV - Segurança do trabalho
Por: anderson7409 • 18/11/2015 • Trabalho acadêmico • 2.025 Palavras (9 Páginas) • 1.973 Visualizações
UNIVERSIDADE PAULISTA
ANDERSON DOS SANTOS FLORENCIO
SESC SERRA AZUL
Segurança no Turismo de Aventura
CUIABÁ
2015
ANDERSON DOS SANTOS FLORENCIO
RA 1539221
SESC SERRA AZUL
Segurança no Turismo de Aventura
Projeto Integrado Multidisciplinar do curso Superior Técnico Segurança do Trabalho
Semestre: 1º semestre
Orientador: Prof. Elaine Ap. de Araújo
CUIABÁ
2015
RESUMO
O presente trabalho apresenta a gestão de segurança no turismo de aventura na Estância Ecológica Sesc Pantanal – EESP.
Este trabalho foi focado na unidade Sesc Serra Azul, assim como nas demais unidades da EESP, está sendo desenvolvido um projeto de gestão da segurança no turismo, tendo como enfoque principal o programa de aventura segura.
O objetivo do programa é atingir a excelência na área de segurança no turismo mediante a conscientização e a mudança de comportamento dos condutores e clientes, o que constitui um processo inovador em termos de minimizar os riscos na operação. O tema foi desenvolvido a partir da ABNT ISO 21101 – Sistema de Gestão da Segurança no Turismo de Aventura, passando por uma abordagem sobre todo o sistema de gestão da segurança da organização, mostrando as ferramentas e os meios de controle adotados por esse sistema.
Palavras-chave: segurança, acidentes, excelência, turismo de aventura, conscientização, ISO 21101.
Sumário
1. INTRODUÇÃO
2. ERGONOMIA
2.1 Conceito de Ergonomia
2.2 NR 17 – Ergonomia
2.3 Descrição do ambiente de trabalho
2.4 Posto de trabalho – escritório
2.5 Avaliações: iluminação e ruído
2.6 Qualidade
2.7 Dicas para utilização de microcomputadores
3. PLANEJAMENTO E PROGRAMAS DE MANUTENÇÃO INDUSTRIAL
3.1 Tipos de manutenção realizadas no Sesc Serra Azul
3.2 Educação e treinamento
4. BIOLOGIA APLICADA
4.1 Doenças ocupacionais
4.2 Riscos ambientais
4.3 Avaliação dos riscos na atividade tirolesa
5. CONCLUSÃO
6. REFERÊNCIAS
- INTRODUÇÃO
Serviço Social do Comércio organização privada sem fins lucrativos, atualmente em todo Brasil oferecendo serviços de lazer, saúde, cultura e educação ao comerciário e sua família.
Historicamente, tem em sua missão a valorização do aspecto social inerente à sua ampla atuação, no entanto, diante do cenário em que a questão ambiental tornou-se foco de debate no mundo todo, o Sesc passou a somar este tema às suas ações.
Este caminhar consolidou o trabalho socioambiental do Sesc, o qual vem sendo multiplicado em outras unidades, inspirando novos horizontes.
Surge um novo desafio: o Sesc Serra Azul, uma área de 5.700 hectares localizada no município de Rosário Oeste/MT, privilegiada por um raro complexo de cavernas, cachoeiras e paisagens indescritíveis.
- ERGONOMIA
2.1 Conceito de Ergonomia
O termo ergonomia é derivado das palavras grega “ergon” (trabalho) e “nomo” (normas, regras e leis). É a aplicação das ciências que estuda as relações entre o homem e seu ambiente de trabalho, em conjunto com os recursos e técnicas da engenharia para alcançar o ajustamento mútuo, ideal entre o homem e o seu trabalho, e cujos resultados se medem em termos de eficiência humana, bem-estar e promoção da satisfação no trabalho.
Sérgio Penna Kehl (apud MENEZES, 2000) em 1990, definiu ergonomia da seguinte forma:
A Ergonomia é a ciência que estuda as relações do homem com objetos, máquinas, ambientes, métodos e processos de produção, de forma que ela não se fixa apenas em um problema, mas sim em todos os problemas da relação homem – máquina – ambiente em situação de trabalho.
2.2 NR 17 – Ergonomia
Esta Norma regulamentadora visa a estabelecer parâmetros que permitam a adaptação das condições de trabalho às características psicofisiológicas dos trabalhadores, de modo a proporcionar um máximo de conforto, segurança e desempenho eficiente.
2.3 Descrição do ambiente de trabalho
A ergonomia assume, cada vez mais, o papel de extrema importância dentro das empresas. Entretanto, o Sesc Serra Azul não inclui em seus processos, a implementação da ergonomia.
2.4 Posto de trabalho – escritório
O escritório da administração está instalado em um vestiário desativado, local sem ventilação, com iluminação natural através das janelas e portas, móveis precários e sem conforto, causando baixa produtividade e eficiência nas condições de trabalho.
Imagem 1 – Escritório no vestiário
[pic 1][pic 2]
Imagem 2 – Escritório no vestiário
...