PLANO DE MAERKETING
Trabalho Escolar: PLANO DE MAERKETING. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: juniorsantos2008 • 29/8/2014 • 1.457 Palavras (6 Páginas) • 303 Visualizações
PLANO DE MARKETING
O Plano de Marketing é um documento que detalha as ações e informações necessárias sobre o ambiente ao qual o produto vai ser inserido, contendo analises que irão subsidiar a empresa a tomar as medidas necessárias para um melhor posicionamento do produto ou serviço. É uma ferramenta estratégica utilizada para identificar as forças, fraquezas, ameaças e oportunidades que o mercado proporciona à empresa, estimulando a mesma a estabelecer metas, objetivos, e procurar conhecer as necessidades e desejos dos seus clientes/consumidores. A interação entre todos os setores é de grande importância para que o plano seja executado de maneira correta.
ANÁLISE DE MERCADO
A análise de Mercado sem dúvida é primordial e indispensável no planejamento de Marketing. Esta é a primeira etapa e também uma das mais importantes, pois é onde o mercado é segmentado para que sejam selecionados os potenciais clientes com necessidades parecidas. Isto propicia a escolha correta, define qual a melhor estratégia utilizar em cada segmento para que seja agregado valor para os clientes, e também trazer melhores resultados para a corporação.
A análise estratégica de mercado pode ser conceituada como o entendimento do mercado que empresa irá se inserir, quais serão seus clientes, concorrentes e quanto à empresa conhece do mercado onde ira atuar. Dentro desta análise as principais variáveis a serem consideradas são: as econômicas; as demográficas; culturais; tecnológicas; e as políticas-legais. Estas informações são relevantes para a tomada de decisões na hora de traçar estratégias adequadas e eficazes para melhor atender o cliente. Ao conseguirmos adequar a oferta pode-se obter melhores resultados, e é neste momento que o marketing é fundamental, pois através destas análises é possível maximizar resultados e satisfação para ambas às partes, consumidores e empresas.
ANÁLISE DOS CLIENTES
O Cliente hoje é a peça mais importante para qualquer empresa, obter um conhecimento sobre ele pode ser o diferencial para que ele se torne fiel. As organizações atualmente buscam atender as necessidades destes. Com o grande crescimento de tecnologias como a internet, os consumidores estão cada vez mais bem informados e esperam que as empresas façam mais do que apenas se conectar com eles, mais do que satisfazê-los e até mais do que encantá-los. A tecnologia os propicia a fazer inúmeras comparações. A probabilidade de satisfação e repetição da compra depende de a oferta atender ou não a expectativa destes.
A análise de clientes tem como foco mapear a demografia do mercado consumidor; mapear as preferências e hábitos dos consumidores; mapear os principais motivadores de compra; adequar o portfólio de produtos para atender as necessidades dos consumidores e formular a estratégia certa da segmentação.
A compreensão do comportamento do consumidor é peça fundamental para adoção de estratégias de marketing corretas.
ANÁLISE DOS CONCORRENTES
Tão importante quanto conhecer a própria empresa, hoje é praticamente impossível entrar em um mercado sem conhecer quais são os concorrentes e como eles montam suas estratégias, definições de seus focos, público-alvo, fornecedores, entre muitos outros fatores que irão influenciar definitivamente sua entrada no mercado com maior segurança ou posicionamento mais adequado perante a situação. Assim que a empresa identificar seus principais concorrentes, ela deve descobrir suas características, especificamente suas estratégias, seus objetivos, suas forças e fraquezas e seus padrões de reação.
Uma empresa precisa monitorar continuamente as estratégias de seus concorrentes, pois estes são muito engenhosos e reveem suas estratégias constantemente. Deve também analisar os fatores que moldam os objetivos de um concorrente, incluindo porte, histórico, administração atual e situação financeira. Precisa coletar informações sobre as forças e fraquezas de cada concorrente e poder analisar qual a ocupação do concorrente em uma das seis posições competitivas que são: dominante; forte; favorável; sustentável; fraca e inviável.
A análise da concorrência é um processo contínuo. Você deve sempre colher informações sobre seus concorrentes. Olhar suas páginas da Internet, ler a literatura referente a produtos e as brochuras. Experimentar seus produtos. Ver como se apresentam em eventos comerciais. Ler sobre eles nas publicações comerciais de seu setor.
ANÁLISE DOS FORNECEDORES
Antes de montar um negócio é preciso identificar os potenciais fornecedores de equipamentos, ferramentas, móveis, utensílios, matéria-prima, embalagens, mercadorias e serviços. Deve-se procurar entrar em contato com estes fornecedores e mantê-los em um cadastro atualizado. Devem ser realizadas pesquisas tais como: preço, qualidade, condições de pagamento e o prazo médio de entrega. Mais tarde, essas informações serão úteis para determinar o investimento inicial e as despesas do negócio. Para obter um bom relacionamento com os fornecedores é importante pensar em longo prazo. É preciso ter um fluxo constante de compras e pagamentos em dia. É importante selecionar fornecedores confiáveis e que atendam as necessidades da organização, pois, a troca de fornecedores durante um processo operacional, normalmente, prejudica os resultados.
PESQUISA DE MERCADO
A pesquisa de mercado é uma importante ferramenta para obter informações do ambiente em que a empresa quer atuar. Seu principal objetivo é auxiliar nas decisões de marketing e aprimorá-las. Diante do acelerado crescimento de mercado em que vivemos, essa pesquisa passou a ter um papel fundamental dentro do mercado e do próprio marketing. Todos os fatores fundamentais para a garantia do sucesso estão na dependência de informações
...