PRINCIPAIS DOENÇAS DE PELE OBSERVADAS NOS CENTROS DE ESTÉTICA
Por: martha.arouch • 11/10/2015 • Trabalho acadêmico • 1.892 Palavras (8 Páginas) • 583 Visualizações
Portifólio apresentado no Curso Superior de Tecnologia em Estética e Imagem Pessoal, da UNOPAR – Universidade Norte do Paraná, como requisito parcial para conclusão da disciplina Fundamentos de anatomia, fisiologia e dermatologia.
Orientador: Profª Ana Karolina Oliveira Conceição
SUMÁRIO
1- INTRODUÇÃO................................................................................04
2- DESENVOLVIMENTO...................................................................04
2.1- Acne..................................................................................................04
2.2- Psoríase.............................................................................................05
2.3- Câncer de Pele..................................................................................06
2.4- Envelhecimento Cutâneo..................................................................07
2.5- Micoses.............................................................................................07
2.6- Alopecia............................................................................................08
2.7- Seborreia...........................................................................................09
2.8- Herpes...............................................................................................10
2.9- Dermatite de Contato........................................................................11
3- CONCLUSÃO..................................................................................12
4- REFERÊNCIAS...............................................................................12
1 INTRODUÇÃO
Apele é afetada por diversos tipos de doenças, doenças essa que os profissionais de estética se deparam no decorrer de seu trabalho. Devido ao aumento da procura pelo belo, a busca do corpo perfeito, houve um aumento significativo de pessoas em centros de estética, e consequentemente, com o este aumento, surge o aumento da presença de doenças/disfunções dermatológicas. Com a crescente procura de tratamentos em centros de estética temos a necessidade de conhecermos, no mínimo, as doenças mais comuns encontradas nessa área. Doenças que vamos estudar no decorrer deste trabalho. De acordo com Ribeiro (2013) a pele é o maior órgão do corpo humano, com estrutura e funções bem complexas. É nossa primeira barreira contra agressões externas, tendo como uma de suas funções a proteção do organismo. Devido a isso devemos, como profissionais da área de estética, sabermos identificar as principais doenças que acometem a pele. Desta forma, podendo saber quando e como tratar, no caso de disfunções como a acne, ou encaminhar a um profissional competente para o devido tratamento, oferecendo segurança a nossos clientes. Estão entre as doenças/disfunções de pele mais frequentes em centros de estética, a acne, psoríase, câncer de pele, envelhecimento cutâneo, micoses, alopecia, seborreia, herpes e dermatite de contato.
2 DESENVOLVIMENTO
2.1 Acne
A acne é uma dermatose que provoca o surgimento de cravos, espinhas, cistos, caroços e cicatrizes. Não chamamos uma única espinha de acne, mas, sim, o conjunto dessas manifestações muito comuns na adolescência – estima-se que entre 35% e 90% dos jovens nessa faixa etária sofram do problema. Em menor proporção, a acne pode atingir também adultos – 1% da população masculina e 5% da população feminina. Entre as mulheres, a acne é mais frequente dos 14 aos 17 anos. Entre os homens, pode chegar um pouco mais tarde, com maior frequência entre os 16 e 19 anos. As formas mais graves da acne são mais comuns no sexo masculino e as mais persistentes, no feminino, devido, principalmente à alta frequência dos distúrbios endócrinos. (fig.1)
Figura 1
A falta de uma alimentação correta o uso indevido de medicamentos e cosméticos a não higienização da pele e o estresse acarretará o aumento da produção de óleo pelas as glândulas e na superfície da pele ocasionará a acne.
No caso de mecanismo fisiopatológico, citaremos como exemplo a visita do jovem M.S.V. ao procurar ajuda em um centro de estética e nele foi constatado queratinização, produção sebácea ampliando bactérias presentes na pele, inflamações e vermelhidão com respostas imunológicas. Além da predisposição genética e qualquer situação em que a glândula sebácea fique hiper estimulada pelo o aumento dos hormônios sexuais, ingestão de açúcares e alimentos gordurosos e frituras acarretará ao surgimento de lesões causadas pelo o acne.
2.2 Psoríase
A psoríase é uma doença crônica e tem períodos e melhora e piora que não tem relação com a idade. As lesões são placas vermelhas descamativas, delimitadas, sem número pré-determinado. A psoríase não é especificamente hereditária, porém há predisposição familiar. Tanto homens como mulheres, se tiverem casos na família, tem mais chance de desenvolvê-la. Não dói e não coça, porém tem odor ruim e é extremamente inéstica. A pele com psoríase esta acelerada. No ritmo normal a pele leva 28 dias para descamar e na pele com psoríase isto ocorre em 4 dias. A psoríase ungueal ocorre somente nas unhas e as mesmas ficam mais grossas, descoladas, quebradiças, além de pequenas depressões na superfície. (fig.2)
Figura 2
O estresse parece estar envolvido com a
...