PRINCÍPIOS CONTÁBEIS
Monografias: PRINCÍPIOS CONTÁBEIS. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: ClaudemiraRomero • 2/3/2014 • 4.233 Palavras (17 Páginas) • 1.037 Visualizações
CENTRO PAULA SOUZA
ESCOLA TÉCNICA ESTADUAL BENTO QUIRINO – EXT. CARLOS GOMES
CURSO TÉCNICO DE NÍVEL MÉDIO EM CONTABILIDADE
Claudemira Romero
PRINCÍPIOS CONTÁBEIS
Campinas
2013
Claudemira Romero
PRINCÍPIOS CONTÁBEIS
Trabalho de Conclusão apresentado como requisito parcial à obtenção ao grau técnico de Nível Médio em Contabilidade pela Escola Técnica Estadual Bento Quirino – Extensão Carlos Gomes
Orientadora: Profª. Cláudia Rizzieri
Sumário
1. INTRODUÇÃO 1
2. JUSTIFICATIVA 1
3. QUESTÃO NORTEADORA 1
4. OBJETIVOS 1
4.1 Objetivo Geral 1
4.2. Objetivo Específico 2
5. CONTEXTUALIZAÇÃO DO SETOR E DA EMPRESA OBJETO DE ESTUDO 2
5.1 História da Contabilidade 2
5.1.1 A contabilidade quando não existia moeda, escrita nem números 3
5.1.2 O cenário atual da contabilidade 4
5.1.3 Escritórios Contábeis investem no marketing 6
5.2. A história da Empresa objeto do estudo 7
5.2.1 Empresa DEL CONTE 7
6. REFERENCIAL TEÓRICO 8
6.1 A história dos Princípios Contábeis 8
6.2 Tipos de Princípios Contábeis 10
7. PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS 12
8. PROBLEMATIZAÇÃO 12
9. ANÁLISE DE DADOS 14
10. HIPÓTESES 15
11. CONSIDERAÇÕES FINAIS 16
1. INTRODUÇÃO
Neste Trabalho de Conclusão de Curso, abordaremos o tema Princípios Contábeis, que são regras que passaram a ser seguidas e aceitas por todos profissionais que exercem a profissão contábil, seja no Brasil ou em qualquer outro lugar do mundo.
2. JUSTIFICATIVA
Para que a equipe entrasse em consenso, decidiu-se por um tema que viesse a agradar a todas as integrantes e, acredita-se que o assunto a ser abordado dará margem para enfatizar a importância dos Princípios Contábeis, ressaltando os pontos significativos deste tema, além de torná-lo interessante sobre o aspecto acadêmico.
3. QUESTÃO NORTEADORA
Como os Princípios da Contabilidade pode orientar o profissional contábil?
Orientando sobre as normas a serem atentadas pelos profissionais durante os exercícios da profissão, ou melhor, na prestação de serviços contábeis às pessoas físicas, entidades sem fins lucrativos e empresas privadas de porte (micro, pequeno e médio) e de diversos ramos de atividades (industrial, comercial e prestação de serviços).
4. OBJETIVOS
4.1 Objetivo Geral
Conforme Oliveira (2011, p. 36) “o objetivo geral precisa dar conta da totalidade do problema da pesquisa, devendo ser elaborado com um verbo de precisão, evitando ao máximo uma possível distorção na interpretação do que se pretende pesquisar”, portanto, o objetivo geral deste é estudar e analisar como os princípios contábeis podem orientar o profissional desta área de atuação.
4.2. Objetivo Específico
Segundo a mesma autora (2011, p. 37) “os objetivos específicos fazem o detalhamento do objetivo geral e devem ser iniciados com o verbo no infinitivo”, sendo assim, levando em consideração a questão norteadora "Como os princípios da contabilidade podem orientar o profissional contábil", o objetivo específico deste, é estudar as bases contábeis, para assim conseguirmos entender como as mesmas podem afetar, ou orientar os profissionais desta área em diferentes formas de atuação ou pesquisa, levando-os a exercer diferentes ênfases profissionais, e ainda assim conseguir englobar todos em um só, formando assim, a base da contabilidade.
5. CONTEXTUALIZAÇÃO DO SETOR E DA EMPRESA OBJETO DE ESTUDO
5.1 História da Contabilidade
A história da contabilidade é tão antiga quanto à própria história da civilização.
Imagine o homem na antiguidade, o qual não conhecia os números, a escrita e nem a moeda, na organização do seu patrimônio. Assim, como qualquer um, esse homem era ambicioso, tinha desafios e queria ter controle dos seus pertences.
Com o surgimento das primeiras administrações particulares, houve a necessidade de controle dos bens (a origem da contabilidade), o qual não poderia ser feito sem o devido registro, a fim de que se pudesse prestar conta do que era administrado.
Foi pensando no "futuro", que levou o homem aos primeiros registros, com os quais poderia ter conhecimento e controle do seu patrimônio, suas reais possibilidades de uso, consumo e produção.
E assim, através da evolução desses registros, o homem conseguia com facilidade ter acesso a ele (patrimônio).
Podemos resumir a evolução da ciência contábil da seguinte forma:
CONTABILIDADE DO MUNDO ANTIGO - período que se inicia com as primeiras civilizações e vai até 1202 da Era Cristã, quando apareceu o Líber Abaci , da autoria Leonardo Fibonaci, o Pisano.
CONTABILIDADE DO MUNDO MEDIEVAL - período que vai de 1202 da Era Cristã
...