PRINCÍPIOS DA HIDRODINÂMICA
Ensaios: PRINCÍPIOS DA HIDRODINÂMICA. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: camoreira23 • 9/10/2014 • 877 Palavras (4 Páginas) • 563 Visualizações
FUNDAÇÃO PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS – FUPAC
FACULDADE PRESIDENTE ANTÔNO CARLOS DE UBÁ ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
4° PERIODO
PRINCÍPIOS DA HIDRODINÂMICA
LABORATORIO DE FÍSICA
ALUNOS:
CAMILA FRANCO MOREIRA
DARLAN MIRANDA MATEUS
GILVAN GAUDERETTO
JORDAN LUCAS DE SOUZA SILVA
MARCELO MIRANDA
UBÁ/MG
AGOSTO/2014
CAMILA FRANCO MOREIRA
DARLAN MIRANDA MATEUS
GILVAN GAUDERETTO
JORDAN LUCAS DE SOUZA SILVA
MARCELO AUGUSTO DE MIRANDA MOREIRA
RELATORIO EXPERIMENTAL
PRINCÍPIOS DA HIDRODINÂMICA
Relatório apresentado ao professor José Damato, como parte das exigências da disciplina Laboratório de Física.
UBÁ/MG
AGOSTO/2014
Introdução
Este relatório tem a finalidade de apresentar os resultados realizados durante as aulas da disciplina de Laboratório de Física. Tal prática foi feita no laboratório de hidráulica e trata de conceitos relacionados aos sistemas hidrodinâmicos especificamente para sistemas hidráulicos. Este experimento visa estabelecer a aplicação prática dos conceitos básicos de sistemas hidrodinâmicos, proporcionando ao grupo de estudo a análise de informações levantadas e calculadas. Durante a prática, serão estabelecidos e levados em consideração resultados teóricos e reais para que se possam ter relações entre ambas com as médias e observar tal resultado obtido.
Objetivos da Experiência
Visa analisar a bancada de hidráulica para realização de experimento pedido. Determinar a vazão e velocidade com que a bomba retira o fluído da caixa d’água e determinar a vazão e velocidade com que a água retorna para caixa d’água.
Parte experimental e discussão.
Para a condução deste experimento, contou-se com os seguintes instrumentos:
Bancada hidráulica juntamente com um motor hidráulico, válvulas de ajuste de pressão, tubo de Venturi, mangueiras ligando um recipiente de 50L à bancada e água.
Régua (precisão de 30 cm).
Cronômetro
Calculadora Científica
Caderno para anotações
Após uma explicação sobre hidráulica do professor, fizemos uma medição do diâmetro da mangueira por onde passa a água que entrava no vasilhame e da mangueira que saia do vasilhame para caixa d’água. O Valor foi de 2 cm (0,02 m) para as ambas as mangueiras. Após a medição, partimos para o ponto onde analisamos a vasão de entrada e consequentemente a de saída. Primeiramente, ligamos a motor hidráulico onde se jogava a água dentro do recipiente para enchê-lo. Após a saída do ar que estava na mangueira, marcos o tempo e o volume em que a água entrava no recipiente, juntamente com um cronômetro que usamos para calcular o tempo para calcular a vazão de entrada de água no recipiente. Após o recipiente completamente cheio, fomos analisar a vazão de saída, marcando novamente o tempo e o volume de água
...