PROCEDIMENTO DE ENSAIO PARA FORMAÇÃO DE CORPO
Seminário: PROCEDIMENTO DE ENSAIO PARA FORMAÇÃO DE CORPO. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: t190ce7 • 24/2/2014 • Seminário • 2.347 Palavras (10 Páginas) • 1.093 Visualizações
CURSO DE ENGENHARIA CIVIL-
COMPLEMENTO DE MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO CIVIL
ESAIOS – 1- MOLDAGEM DE CORPO DE PROVA
ENSAIO – 2 - ABATIMENTO DO TRONCO DE CONE (SlumpTest)
ENSAIO – 3 - ENSAIO DE COMPRESSÃO DE CORPOS DE PROVA CILINDRICOS
ENSAIO – 4 - DETERMINAÇÃO DA RESISTENCIA Á TRAÇÃO POR COMPRESSÃO DIAMETRAL DE CORPOS DE PROVA
ENSAIO – 5 - DETERMINAÇÃO DA RESISTENCIA Á TRAÇÃO NA FLEXÃO EM CORPOS DE PROVA PRISMÁTICOS
PROFESSOR:
ALUNO:
RA:
LIMEIRA - SP
2013
ENSAIO – 1
PROCEDIMENTO PARA MOLDAGEM DE CORPO DE PROVA
NBR- 5738
OBJETIVO
A norma prescreve o procedimento para moldagem e cura de corpos-de-prova de concreto.
Não se aplica a concretos com abatimento igual a zero ou misturas relativamente secas, tais como as empregadas para a construção de tubos para galerias ou blocos de concreto.
MOLDAGEM
Antes da execução da moldagem temos que limpar e lubrificar os moldes com uma mistura de óleo mineram e cera.
O número de camadas e de golpes para a moldagem dos corpos de prova de:
10 x 20 cm
15 x 30 cm
A tabela abaixo indica os valores para corpos de prova cilíndricos adensados manualmente ou mecanicamente.
Abatimento em ( mm ) Processo de Abatimento
10 a 30 Vibratório
30 a 150 Manual Vibratório
>150 Manual
OBS.: Para concretos com abatimento superior a 160 mm, a quantidade de camadas deve ser reduzida à metade da estabelecida acima. Caso o número de camadas resulte fracionário, arredondar para o inteiro superior mais próximo.
ADENSAMENTO MANUAL
Os corpos-de-prova serão executados em moldes metálicos que devem estar limpos, perfeitamente vedados e untados internamente com uma fina camada de óleo mineral + cera .
Após untadas, as formas deverão ser emborcadas para retirada do excesso de óleo;
Para esse tipo de adensamento (manual) será usada haste de socamento de barra de aço de 16 mm de diâmetro e comprimento entre 60 cm a 80 cm;
Os moldes devem ser colocados sobre uma base nivelada, livre de choques e vibrações, em local próximo àquele em que serão armazenados nas primeiras 24 horas;
Em moldes de dimensões (15x30) cm, a moldagem deverá ser feita em 3 camadas de espessuras
semelhantes, aplicando, em cada camada, 25 golpes uniformemente distribuídos em sua seção transversal.
Em moldes de dimensões (10x20) cm, a moldagem será feita em 2 camadas de espessuras semelhantes, aplicando 12 golpes em cada uma.
O concreto deve ser uniformemente distribuído na forma antes do adensamento de cada camada. A haste de socamento deve penetrar na primeira camada em toda a sua espessura, evitando golpear a base do molde. Cada uma das camadas seguintes deve ser adensada em toda sua espessura, fazendo com que a haste penetre aproximadamente 20 mm na camada anterior.
Para o fechamento dos vazios deve-se bater levemente com a colher de pedreiro na parte externa do molde.
A última camada deve passar ligeiramente o topo do molde para facilitar o acabamento da superfície e deve se apresentar perfeitamente plana e nivelada;
Cada corpo-de-prova deve ser identificado com etiqueta que contenha o número do exemplar, a data de moldagem, o local de aplicação do concreto e outros dados julgados necessários.
A etiqueta é colada pressionando-a levemente sobre a superfície úmida do concreto;
Os corpos-de-prova devem ser mantidos em local protegido de intempéries e cobertos com material não reagente para evitar a perda d’água do concreto. Devem permanecer nas formas por um prazo mínimo de 24 horas, sendo retirados quando as condições de endurecimento do concreto permitam a desforma sem causar danos aos mesmos;
ADENSAMENTO VIBRATÓRIO
Os corpos-de-prova serão executados em moldes metálicos que devem estar limpos, perfeitamente vedados e untados internamente com uma fina camada de óleo mineral + cera .
Após untadas, as formas deverão ser emborcadas para retirada do excesso de óleo;
Para esse tipo de adensamento (mecânico) será usado um vibrador elétrico.
Os moldes devem ser colocados sobre uma base nivelada, livre de choques e vibrações, em local próximo àquele em que serão armazenados nas primeiras 24 horas.
Em moldes de dimensões (15x30) cm, a moldagem deverá ser feita em 2 camadas de espessuras semelhantes, aplicando o vibrador em três pontos eqüidistantes ao longo do maior eixo do molde.
Em moldes de dimensões (10x20) cm, a moldagem será feita em 1 camada apenas, aplicando o vibrador em três pontos eqüidistantes ao longo do maior eixo do molde.
.
O concreto deve ser uniformemente distribuído na forma antes do adensamento de cada camada. O vibrador deve ficar imerso no concreto até que a superfície fique relativamente plana.
A etiqueta é colada pressionando-a levemente sobre a superfície úmida do concreto;
Os corpos-de-prova devem ser mantidos em local protegido de intempéries e cobertos com material não reagente para evitar a perda d’água do concreto. Devem permanecer nas formas por um prazo mínimo de 24 horas, sendo retirados quando as
...