PRODUÇÃO TEXTUAL - INDIVIDUAL "Relatos Diferentes, Uma Narrativa"
Casos: PRODUÇÃO TEXTUAL - INDIVIDUAL "Relatos Diferentes, Uma Narrativa". Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: • 28/10/2014 • 1.155 Palavras (5 Páginas) • 406 Visualizações
introdução
As organizações estão inseridas em ambientes vulneráveis e em constantes mudanças, nos quais a grande volatilidade de informações e a concorrência influenciam em seu desempenho, exigindo agilidade e competitividade.
Devido a esta atual competitividade entre as organizações, somente as com melhores estratégias e diferenciais sobreviverão. Por isso, valoriza-se cada vez mais qualidade e eficiência nos processos organizacionais, fatores que refletem diretamente nos produtos e serviços.
Considerando esta realidade atual, a comunicação torna-se fundamental e o suporte necessário ao bom relacionamento entre uma organização e seu público interno e externo. Por meio da comunicação é possível obter uma integração de recursos, em um processo no qual os participantes comunicam-se ininterruptamente a fim de atingir objetivos previamente determinados.
A comunicação bem estruturada é resultado do trabalho em equipe, da atuação sinérgica entre as áreas que a compõem. Assim, a interação e integração das áreas relacionadas às atividades e ações de comunicação são fundamentais para consolidar o relacionamento de uma organização com seus públicos (interno e externo), como também sintonizar as expectativas e interesses específicos de cada área com os objetivos organizacionais.
A comunicação, tanto interna quanto externa, é uma ferramenta de extrema importância para qualquer organização e determinante no que se refere ao sucesso, independente do porte e da área de atuação. É uma ferramenta estratégica, pois muitos erros podem ser atribuídos às falhas de comunicação. Portanto, um sistema de comunicação eficaz é fundamental para as organizações que buscam o crescimento e cultura organizacional.
É necessário às organizações conhecerem as características das várias formas de comunicação, pois cada uma influenciará de forma peculiar o planejamento comunicacional e o seu planejamento administrativo estratégico.
Uma das formas mais importantes de comunicação dentro das organizações que é a comunicação interna, também conhecida como endocomunicação. Sua grande importância deve-se a ampliação da visão dos clientes internos, que se tornam verdadeiros parceiros. Quanto mais bem informados estiverem, mais envolvidos com a missão e, consequentemente aumentará a sua produtividade.
A comunicação interna é considerada de extrema importância para uma boa gestão organizacional, visto que integra os recursos humanos às tarefas a serem executadas, além de estimular a motivação das pessoas com intuito de compartilhar estratégias e agregar valor à organização.
Constitui uma ferramenta estratégica que compatibiliza interesses à medida que compartilha valores, promove o diálogo, a troca de informações, de experiências e a participação de todos os níveis organizacionais, além de viabilizar ações voltadas prioritariamente aos clientes internos.
Em outras palavras, a comunicação interna é um processo de troca, é próprio relacionamento dentro de uma organização. Ela é responsável por circular informação e conhecimento, plurilateralmente, isto é, de forma vertical quando circula da liderança para os níveis subordinados e de forma horizontal, entre os empregados do mesmo nível hierárquico, com a finalidade de interação entre as várias áreas das organizações.
Desenvolvimento
Transmitir informações e compreendê-las é necessário para sobrevivência humana, e o mesmo vale para as organizações. Não importa a natureza, sejam públicas ou privadas, as organizações estão o tempo todo lidando com informações, que é a matéria-prima de muitos produtos e serviços e sua falta pode trazer prejuízos imensuráveis.
Toda organização tem regras que estabelecem o comportamento de seus funcionários, como procedimentos são feitos e, o que é, e não é, permitido dentro do ambiente organizacional. Faz parte da cultura das empresas esse quesitos. A cultura da empresa forma as diretrizes para os funcionários e desta forma precisa ser transmitida a todos que nela trabalham. A comunicação, no processo de socialização dos novos funcionários, precisa ser objetiva e clara, evitando interpretações dúbias.
As organizações realizam projetos estratégicos que podem ter os mais variados objetivos. Todavia esses projetos só podem ser planejados através de informações, sejam essas internas ou externas à empresa.
Gerentes de vendas coordenam atividades e fazem planejamentos para seu setor e os representantes comerciais, atendentes e caixas realizam as operações de vendas e de atendimento ao público, desta forma possuem informações necessárias que servirão de insumos para os planejamentos gerenciais. Observa-se então, com esse exemplo, a importância da comunicação nas empresas: Para o crescimento da empresa é necessário a circulação de informações que sirvam de base para tomadas de decisões.
O avanço tecnológico tornou-se uma importante ferramenta na comunicação das organizações, principalmente na área de marketing. Revistas, jornais e Tvs são meios de comunicação muito usados pelas empresas para se colocar no mercado e anunciar seus produtos. Com a popularização da internet, as organizações tendem a se instalar nos ambientes virtuais, comunicando-se de forma direta ou indireta com seus stakeholders . Através do e-commerce as empresas atingem um mercado amplo, comunica-se com pessoas de diversas localidades e tendem a aumentar o número de vendas. O e-mail tornou-se uma forma prática de comunicação personalizada com clientes já fidelizados ou potenciais, além de ser uma ferramenta importantíssima para comunicação ágil e econômica entre os funcionários. A comunicação, todavia, se realizada subjetivamente ou sem a devida atenção pode causar atraso em procedimentos simples e prejuízos aos cofres das empresas. Desta forma é necessário reconhecer e evitar os elementos que podem dificultar ou impedir a compreensão da mensagem.
Cada funcionário tem uma personalidade diferente, que pode influenciar sua percepção a respeito de algo que lhe é passado. A forma de falar, uso de palavras, o tom da voz ou o meio utilizado na comunicação influencia a forma como o ouvinte interpretará a mensagem do emissor.
O drible, toda via, dos problemas de comunicação podem ser feitos de diversas formas. O primeiro passo a ser dado é a atenção com o que esta sendo dito, evitando mensagens subjetivas que podem gerar duplicidade de sentido, o segundo passo é o feedback, ou seja, o retorno da mensagem que foi transmitida, garantindo que o sentido da mensagem passada do emissor para o ouvinte foi mantido, caso isto não ocorra a mensagem será retransmitida esclarecendo as possíveis dúvidas.
conclusão
Podemos concluir que a comunicação integrada de Marketing é um dos meios dos quais contribui para o crescimento da empresa. Assim a comunicação interna ou endomarketing, deve ser clara, objetiva, ou seja, de fácil entendimento e que todos os colaboradores entendam as mensagens e as coloquem em pratica para atingir um objetivo em comum.
Por outro lado a comunicação externa é baseada nas estratégias adotadas pela organização para promover seus produtos, serviços ou até mesmo a marca, objetivando obter resultados positivos.
Se a comunicação integrada não for clara a todos, de nada adiantara a organização investir, pois não terá o retorno esperado. Por isso é muito importante definir entre todos o objetivo e desenvolver um bom planejamento estratégico, para que fique claro a todos e que possam caminhar juntos na busca do resultado esperado. Com uma boa comunicação também será possível afetar o comportamento dos colaboradores e clientes, ou seja, os Stakeholder.
Em fim, estas ações sempre devem estar interligadas para que torne possível atingir os funcionários, fornecedores e clientes. Para isso a criatividade e esforços são necessários para o desenvolvimento de uma marca, visto que não é possível transmitir esta informação para o publico da noite para dia.
...