TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROGRAMA DE AMBIENTE PARA GESTÃO DE RISCOS

Tese: PROGRAMA DE AMBIENTE PARA GESTÃO DE RISCOS. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/2/2014  •  Tese  •  5.612 Palavras (23 Páginas)  •  356 Visualizações

Página 1 de 23

PPRA:

PROGRAMA DE PREVENÇÃO DE RISCOS AMBIENTAIS (NR-9)

EMPRESA:

Lixo Coletora LTDA.

1 - INTRODUÇÃO

De acordo com a norma regulamentadora NR 9 da Portaria 3.214/78 do Ministério do Trabalho foi realizado um levantamento na empresa Lixo Coletora LTDA., visando a antecipação, reconhecimento, avaliação e conseqüente controle da ocorrência de riscos ambientais.

Para o levantamento de dados referentes aos riscos existentes, foram feitos monitoramentos em todos os setores da empresa, com avaliação qualitativa e quantitativa e sugeridas medidas para o controle, minimização ou eliminação dos riscos existentes e dos riscos que poderão surgir em função das atividades desenvolvidas na empresa.

As informações obtidas à partir do levantamento e avaliação, servirão de base para a elaboração deste PPRA e do PCMSO.

O acompanhamento das atividades com a avaliação e levantamento dos dados foi realizado no período de 16/05/2003 e 13/06/2003, em companhia do senhor Fulano de tal, encarregado geral da empresa.

1. DADOS DA EMPRESA

Razão Social: DA.

Endereço:

Cidade:

CEP:

Ramo de Atividade: Limpeza Urbana

CNAE: 90.00-0

Grau de risco: 3 ( Grupo – C-17 )

CNPJ:

Insc. Estadual:

N.º de funcionários: 60

Jornada de Trabalho: 44 horas semanais

2. METODOLOGIA UTILIZADA NAS AVALIAÇÕES

3.1- AGENTES FÍSICOS:

As amostragens nos setores administrativo e pátio, foram feitas nos postos de trabalho por um período de 15 min., ou pelo tempo de um ciclo completo da operação realizada, e extrapoladas para a jornada diária. Foram determinados os efeitos combinados dos diferentes períodos e níveis de ruído da exposição diária, e em ambos os casos feita a comparação com os limites de tolerância da NR –15, anexo 1, para verificar se os valores não excederam os limites permissíveis.

3.2- AGENTES QUÍMICOS:

Foram inspecionados os locais de trabalho onde são manuseados produtos químicos, analisado qualitativamente, através de informações técnicas contidas nos rótulos fornecidos pelos fabricantes, o emprego destes nas operações e atividades do setor, verificando os riscos da exposição aos produtos com o disposto na NR- 15, anexos 11,12 e 13.

3.3- AGENTES BIOLÓGICO:

As observações feitas a partir de vistoria nos locais e processos de trabalho onde ocorrem o risco biológico, produzidos pela natureza da atividade desenvolvida pela empresa, e também quanto ao uso coletivo de sanitários, falta de condições de higiene pessoal e outras que poderão acometer os funcionários de doenças infecto-contagiosas, dermatites e outras, principalmente no contato com o lixo no processo de coleta.

3.4- AGENTES ERGONÔMICOS:

Observações feitas a partir de entrevistas com os funcionários e análise da maneira que os trabalhos são realizados e análise dos postos de trabalho e os equipamentos usados, buscando perceber as condições desfavoráveis que geram desde possíveis acidentes, desconforto e possíveis danos à sua saúde, na execução de suas atividades, levando-o a um baixo desempenho ou a afastamento.

Iluminação:

Para a avaliação dos níveis de iluminação foi utilizado um luxímetro, sendo as medidas verificadas nos posto de trabalho dos funcionários. Os valores obtidos foram avaliados conforme exigências da NR – 17 e NBR 5413 e apresentados na tabela .

3.5- AGENTES PASSÍVEIS DE ACIDENTES:

Observações feitas a partir de entrevista com os funcionários e inspeções nos locais de trabalho, para identificar as atividades com máquinas, equipamentos, ferramentas utilizadas, arranjos físicos, riscos de incêndio, choques elétricos, falta de treinamento e outras condições que possam resultar em acidentes.

4.- INSTRUMENTOS UTILIZADOS:

Para a realização das análises quantitativas foram utilizados os seguintes equipamentos:

● Decibelimetro, medidor de nível de pressão sonora, marca Radio Shack, modelo 33-2055

● Luxímetro digital, medidor de nível de iluminamento, marca Lutron, modelo LD-201

1. RECONHECIMENTO DOS RISCOS

Nesta fase de reconhecimento dos riscos ambientais a empresa foi dividida em setores, conforme quadro a seguir:

RISCOS AMBIENTAIS

SETOR Físico Químico Biológico Ergonômico De Acidentes

Escritório Iluminação deficiente / mobiliário inadequado / posturas inadequada.

OFICINA Ruído / radiação não ionizante Graxas, óleos, gasolina, fumos metálicos . Fungos, bactérias

(devido aos consertos em veículos sujos de lixo) Iluminação deficiente, postura inadequada , transporte e levantamento de peso Quedas de peças e outros materiais uso de equipamentos perigosos .

Não usar EPIs.

e outras situações que poderão contribuir para a ocorrência de acidentes

SETOR RISCOS AMBIENTAIS

Físico Químico Biológico Ergonômico De

...

Baixar como (para membros premium)  txt (37.8 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com