PROGRAMA DO LIVRO DIDATICO
Trabalho Universitário: PROGRAMA DO LIVRO DIDATICO. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Lucyrody • 28/4/2014 • 902 Palavras (4 Páginas) • 425 Visualizações
PROGRAMA NACIONAL DO LIVRO DIDÁTICO
PLI
TUTOR
Régis Forner
ENGENHEIRO COELHO
Janeiro 2014
INTRODUÇÃO
O curso sobre os Programas do Livro (PLi) faz parte do Programa Nacional de Formação Continuada a Distância nas Ações do FNDE – Formação pela Escola, desenvolvido pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), em parceria com a Secretaria de Educação a Distância do Ministério da Educação (SEED). A Formação pela Escola é um programa que utiliza a modalidade de educação à distância, com o objetivo principal de capacitar os agentes, parceiros, operadores e conselheiros envolvidos com a execução, o acompanhamento e a avaliação de ações e programas financiados pelo FNDE.
O Programa tem por objetivo prover as escolas públicas de ensino fundamental e médio com livros didáticos e acervos de obras literárias, obras complementares e dicionários.
O PLI é executado em ciclos trienais alternados. Assim, a cada ano o FNDE adquire e distribui livros para todos os alunos de determinada etapa de ensino e repõe e complementa os livros reutilizáveis para outras etapas. O PLI é executado em ciclos trienais alternados. Assim, a cada ano o FNDE adquire e distribui livros para todos os alunos de determinada etapa de ensino e repõe e complementa os livros reutilizáveis para outras etapas. São reutilizáveis os seguintes componentes: Matemática, Língua Portuguesa, História, Geografia, Ciências, Física, Química e Biologia. Os consumíveis são: Alfabetização Matemática, Letramento e Alfabetização, Inglês, Espanhol, Filosofia e Sociologia. Um edital especifica todos os critérios para inscrição das obras. Os títulos inscritos pelas editoras são avaliados pelo MEC, que elabora o Guia do Livro Didático, composto das resenhas de cada obra aprovada, que é disponibilizado às escolas participantes pelo FNDE. Cada escola escolhe democraticamente, dentre os livros constantes no referido Guia, aqueles que deseja utilizar, levando em consideração seu planejamento pedagógico.
A REALIDADE DO PLI NAS ESCOLAS
COLETA DE DADOS:
Conversando com professores e gestores de algumas escolas, nota-se a diferença de atitudes e de conhecimento no que se diz respeito aos programas do livro. Existem relatos de vários aspectos positivos que vem contribuindo imensamente para o desenvolvimento educacional, entre eles foram citados a distribuição de livros aos alunos do ensino médio, que até pouco tempo as escolas públicas não tinha acesso. Existe também o conforto de se ter os livros sempre no início do ano letivo. Os programas do livro quando bem realizado promove a formação de um cidadão autônomo e consciente a diversos aspectos do meio social. Uma vez que todos os alunos tenham o livro, facilita o trabalho e o aprendizado.
Os professores ressaltaram a vantagem de receber em mãos as opções de livros a serem adotados, agilizando assim o processo de escolha e distribuição.
Entretanto alguns profissionais apontam pontos negativos como: livros que não se encaixa na planilha de conteúdos exigida pela secretaria estadual de educação; Nem sempre vêm os livros escolhidos: Encontra–se também dificuldade de entrega dos livros por parte dos alunos; Quanto a distribuição nem sempre é satisfatória, pois quando se pede o remanejamento os livros sempre vem de coleções diferentes. Há a dificuldade de informação por parte de professores e gestores; Nem sempre sabem a quem recorrer quando precisam repor alguns livros. Poucos professores citaram o portal da secretaria de educação como fonte de remanejamento de livros. A falta de informação e de interesse também faz com que faltem os materiais em braile para os alunos com deficiência visual.
OBJETIVO GERAL E ESPECIFÍCOS;
• Identificar a melhoria, os avanços e as dificuldades
...