PROJETO DE PESQUISA
Por: narosaoliveira • 20/12/2015 • Trabalho acadêmico • 2.390 Palavras (10 Páginas) • 242 Visualizações
[pic 1]
[pic 2]
SERVIÇO SOCIAL
ROSANA DE OLIVEIRA SILVA
PROJETO DE PESQUISA
[pic 3]
DIVINÓPOLIS
2015
ROSANA DE OLIVEIRA SILVA
PROJETO DE PESQUISA
Trabalho apresentado ao Curso de Serviço Social da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, como requisito parcial para a obtenção de média bimestral nas disciplinas de Estatística e Indicadores Sociais, Processo de trabalho e ssoc, Comunicação na prática do assistente social.
Prof°. Amanda Boza, Clarice Kernkamp, Rodrigo Zambon.
[pic 4]
DIVINÓPOLIS
2015
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO_______________________________________________________4
2. DELIMITAÇÃO E FORMULAÇÃO DO PROBLEMA _________________________5
3. OBJETIVOS_________________________________________________________5
3.1. Objetivo Geral_____________________________________________________5
3.2. Objetivos específicos ______________________________________________5
4. JUSTIFICATIVA_____________________________________________________6
5. METODOLOGIA_____________________________________________________9
6. REVISÃO BIBLIOGRÁFICA____________________________________________9
7. CRONOGRAMA DA PESQUISA________________________________________11
8. ORÇAMENTO______________________________________________________12
9. RESULTADOS ESPERADOS__________________________________________12
10.REFERÊNCIA______________________________________________________13
1. INTRODUÇÃO
O projeto de pesquisa objetiva executar um trabalho sobre o tema: “Visão do profissional de Serviço Social sobre a efetividade da Política Pública de Assistência Social de Média Complexidade no município de Divinópolis/MG.”
Na política pública de assistência social da média complexidade existem vários profissionais atuantes, sendo parte da equipe os assistentes sociais, que conforme o Código de Ética e a Lei 8662/93 (lei que regulamenta a profissão), prevêem a defesa dos direitos sociais.
O interesse é verificar como estas a efetividade da política pública de assistência social de média complexidade através da visão destes profissionais, que estão diariamente dentro dos serviços que ofertam nesta política.
Espera-se que a intenção deste projeto de pesquisa possa alcançar um resultado avaliativo da operacionalização do poder público sobre a política em pauta. E conceder resposta de como os profissionais está lidando, com o contexto da realidade para efetivar a política pública de assistência social de média complexidade.
Uma vez que, estudados os aspectos para avaliar as políticas públicas perante os processos definidos, quer que verifique realmente como está o funcionamento da política de assistência social de média complexidade.
Já que, os assistentes sociais são uns dos intermediários entre a sociedade e a efetivação da política, executanto assim um trabalho de relevante importãncia.
2. DELIMITAÇÃO E FORMULAÇÃO DO PROBLEMA
PROBLEMA: Qual a opinião dos assistentes sociais que atuam no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), sobre a efetividade da Política Pública de Assistência Social de Média Complexidade no município de Divinópolis/MG?
A pesquisa não vai abordar todos os segmentos da política pública de assistência social, o que a tornaria extensa demais e, até mesmo inconclusiva. Então, está limitada a uma das proteções da política pública de assistência social, que é a proteção social especial de média complexidade, que desenvolve serviços diversos porém o que estará em foco será o PAEFI (Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos). Sendo um dos serviços em que atuam os assistentes sociais.
Diante do que está em estudo, usará os métodos de pesquisa documental, pesquisa bibliográfica, pesquisa avaliativa e coleta de dados para responder a pergunta dessa relação do profissional de Serviço Social sobre a efetividade da política pública de assistência social de média complexidade no município.
3. OBJETIVOS
3.1. Objetivo Geral
Compreender a visão dos profissionais de Serviço Social sobre a efetividade da política pública de assistência social de média complexidade.
3.2. Objetivos Específicos
- Caracterizar o papel do assistente social no âmbito da política pública de assistência social de média complexidade.
- Conhecer os aspectos teóricos e metodológicos da avaliação de políticas públicas.
- Verificar a análise dos profissionais de Serviço Social sobre o serviço de média complexidade oferecido pelo município.
4. JUSTIFICATIVA
A presente pesquisa será realizada para conhecer a visão do profissional de Serviço Social sobre a efetividade da política pública de assistência social de média complexidade. A Assistência Social faz parte do tripé da seguridade social.
As políticas que formam este tripé são: Previdência Social, Saúde e Assistência Social, que a partir da Constituição Federal em 1988, efetivou-as e decretou que: é dever do Estado assegurar aos cidadãos seus direitos sociais através das políticas sociais.
Através das políticas é que são criados métodos para execução das ações, e quem intervêm é o Estado, que utiliza o poder da autoridade para governar uma sociedade no qual as políticas são fundamentais pra organizá-la e desenvolve-la.
Neste cenário das politicas públicas, em especial a política de assistência social – é a política que se trata este projeto- tem o assistente social como um profissional de Serviço Social, que atua e luta pela efetividade da mesma.
Nesta política ela se divide em níveis de complexidade, que são: básica, média e alta. Destaca-se que a visão de conhecimento do profissional de Serviço Social é na média complexidade. Que tem como objetivo atuar com as situações de direitos violados e/ou em risco de violação, onde o vinculo familiar possa ser frágil, mas não foi rompido.
...