TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO NAS ESCOLAS ESTADUAIS DO PIAUÍ

Dissertações: PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO NAS ESCOLAS ESTADUAIS DO PIAUÍ. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/11/2014  •  2.317 Palavras (10 Páginas)  •  491 Visualizações

Página 1 de 10

PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO NAS ESCOLAS ESTADUAIS DO PIAUÍ

JULHO / 2005

PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO

Projeto Político Pedagógico indica o rumo que a escola deve percorre, correspondendo às tomadas de decisões educacionais pelos agentes escolares que o concebem, planejando, executando e avaliando sempre, tendo por base a organização do trabalho escolar de forma integral. É, portanto, um instrumento teórico – metodológico que a escola elabora de forma coletiva com a participação da comunidade escolar, em busca de um caminho que remeterá à realização da melhor maneira possível da função educativa.

IMPORTÂNCIA DA PARTICIPAÇÃO DA COMUNIDADE NA (RE)CONSTRUÇÃO DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO

Quando a escola é capaz de construir, implementar e avaliar a sua Proposta Pedagógica, coletivamente, ela propício uma educação de qualidade, exercendo a sua autonomia pedagógica, conforme o art. 14 da Lei 9394/96 que preceitua sobre a questão democrática do sistema de ensino público.

• O Trabalho participativo descentralizado as decisões e leva à consciência critica, criando e desenvolvendo instâncias coletivas como, os Conselhos Escolares.

DIMENSÕES QUE ALICERÇAM O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO

Pedagógica: diz respeito ao trabalho da escola co,o um todo:

• Atividades desenvolvidas dentro e fora da sala de aula;

• Forma de Gestão;

• Abordagem curricular;

• Relação escola/comunidade.

Administrativo: refere-se aos aspectos gerais de organização da escola;

• Gerenciamento do quadro de pessoal, do patrimônio físico, da merenda e outros pontos da vida escolar.

Financeiro: relacionamento às questões de captação e aplicação de recursos financeiros, repercutindo sempre em relação ao desempenho pedagógico do aluno.

Jurídica: trata da legalidade das ações e a relação da escola com outros esferas do sistema de ensino e com outras instituições do meio em que está inserida.

MOBILIZAÇÃO DA COMUNIDADE ESCOLAR PARA (RE)CONSTRUÇÃO DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO.

A primeira providencia a ser tomada, antes de iniciar o processo de mobilização para (re)construção da Proposta Pedagógica, é levantar os dados de identificação da escola que permitam, a sua caracterização legal(processo de criação/

transformação), histórica (data e motivos do surgimento) ou administrativa (vinculo com o sistema de ensino). Para isso, a equipe gestora poderá desenvolver alguns procedimento tais como:

• Pesquisar nos arquivos da secretaria escolar dados de natureza legal, administrativa, cientifica e cultural;

• Coletar nas Gerências Regionais de Educação – GRE´s ou na Secretaria Estadual de Educação informações relacionadas à presença da escola estado;

• Verificar se o surgimento da escola está ligado às necessidade e às organizações dos segmentos comunitário que a ela quiserem ter acesso entrevistando os moradores mais antigos;

• Buscar informações com os primeiros professores, alunos agressos e/ou outros profissionais que trabalharam na escola.

CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLAR

Identificação da Escola: nome, endereço completo, distrito, região, tipo da escola, localização/zona, esfera administrativa a que pertence, propriedade do prédio, situação institucional (mantenedor, atos de autorização de reconhecimento, CNPJ, etc) e a reconstituição da história da escola: como nasceu a idéia de sua instalação, quando foi criada e quando começaram suas atividades, as sofreu alteração ao longo dos anos, com acréscimos de séries ou grau, por que razões, etc.

Diagnóstico da situação da Escola: revela os aspectos interno e externo à realidade da escola, destacando aspectos positivos e aqueles que requerem mudanças no contexto escolar.

Estrutura Física: discriminação minuciosa da estrutura física da escola contendo o tipo e quantidade de dependências, suas dimensões, estado de conservação e adequação das instalações escolares. Além desses dados, são incluídas as informações sobre: terreno, área que a escola ocupa, salas de aulas, espaços para áreas esportivas, áreas livres, hortas comunitária, situação da construção, do acabamento do forro, do piso, do cercamento, salas da diretoria, da secretaria, bibliotecas, salas-ambiente, salas de vídeo, horta escolar, área de lazer, salas de professores, laboratórios, depósitos, cozinha, sanitário para alunos e professores, com suas respectivas demissões e estado de conservação. Podem ser incluídos, também neste item, os tipos de serviços disponíveis na escola tais como: água, rede de esgoto ou de tratamento de água, linha telefônicas, energia elétrica, etc. quando estes dados são colocados em quadros, a visibilidade e, conseqüentemente, análise mais fáceis.

Mobiliário, equipamento e recursos materiais: especificação, quantidade, departamento em que está lotado, estado de conservação relativo a carteiras escolares, quadro de giz e/ou acrílico, armário, equipamento de cozinha, de jardinagem, limpeza, mobiliários para os alunos, cadernos, textos. Livro na biblioteca, vistas de vídeo, máquinas de xerox, fax, aparelhos de televisão, de vídeo, gravadores, antenas parabólicas, lápis, giz, projetores de slides, retroprojetores, filmadoras, micro-computadores, painel, etc.

A escola pode criar seus próprios quadros para relacionar as informações de que necessita e tem possibilidades de levantar. Neste item podem também ser anotados, por exemplo, as condições de manutenção dos equipamentos quais estão em garantia, quais estão no seguro, quais precisam de consertos e informações sobre o tipo de organização dos arquivos da escola, as pendências administrativas ou das condições atuais dos serviços de secretaria por exemplo, podem também

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.7 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com