Brincadeiras Antigas
Artigos Científicos: Brincadeiras Antigas. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Airliny • 21/10/2014 • 912 Palavras (4 Páginas) • 707 Visualizações
ESCOLA MUNICIPAL 15 DE OUTUBRO.
Projeto
“Educar com amor - Resgatando brincadeiras antigas”
Séries: Ed. Infantil, 1º, 2º e 3º ano A
Diretora: Laura
Coordenadora: Adriana
Professoras: Leila de Oliveira Mendes
Airliny Apª Carneiro Souto
MIRANDA MS 2014.
Projeto:
“Educar com amor - Resgatando brincadeiras antigas”
Resgatar brincadeiras é oportunizar as crianças a aprenderem de forma lúdica e prazerosa, pois ela exercita a sua capacidade de socialização que é uma habilidade necessária em qualquer ambiente que exija convivência e trajeto social, além de ativar a memória e o desenvolvimento da coordenação motora. E tem por objetivo oferecer ao aluno um período recreativo, de modo organizado e programático a fim de que ele possa aprender e conhecer de forma lúdica os brinquedos e brincadeiras que fazem parte da História do Brasil visto a presença dos escravos negros trouxe as cantigas de ninar e importantes personagens do nosso folclore, como o saci-pererê, a mula-sem-cabeça, a cuca, o lobisomem e tantos outros. Personagens estes que Monteiro Lobato procura retratar em seu primeiro livro da série foi publicado em dezembro de 1920. Assim podemos dizer ainda que elas podem trazer um forte incentivo à leitura.
O objetivo desta aliança é levar os alunos à percepção de como é gostoso as brincadeiras saudáveis.
Tais brincadeiras serão demonstradas para as crianças. E através das mesmas, elas aprendem uma com a outra.
PASSA ANEL
COMO BRINCAR
Com as palmas unidas alguém segura um anel. Os demais ficam com as mãos na mesma posição. Quem está com o objeto passa sua mão por entre a dos colegas, deixando o objeto com um deles. Aí, pergunta a outra pessoa: Com quem está o anel? Se ela acertar, vira o passador. Se não, segue tudo igual.
RODA
COMO BRINCAR
As crianças se dão as mãos, formam uma roda e cantam melodias que podem ou não ser acompanhadas de coreografia.
AMARELINHA
COMO BRINCAR
Desenhe o diagrama com o giz sobre a calçada ou asfalto. O traçado tradicional é um retângulo grande dividido em dez retângulos menores – as ‘casinhas’ – numerados de 1 a 10. Na parte superior do diagrama, faça uma meia-lua e escreva a palavra ‘Céu’.
Para jogar, fique atrás da linha do início do traçado – do lado oposto à palavra ‘Céu’ – e atire o marcador na casinha que não poderá ser pisada, começando pelo número 1. Atravesse o resto do circuito com pulos alternados nos dois pés e em um pé só. Ao chegar no ‘Céu’, faça o caminho de volta do circuito, pegue o marcador - sem pular na casa onde ele está – e volte para trás do traçado. Depois jogue o marcador na próxima casinha e assim sucessivamente. Se errar, será a vez do próximo jogador. Vence quem completar todo diagrama primeiro.
BOLINHA DE
...