PROJETO SOBRE A VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER E O PAPEL DO ASSISTENTE SOCIAL DIANTE DESSA REALIDADE
Por: Antonio Coutinho • 21/6/2020 • Trabalho acadêmico • 2.502 Palavras (11 Páginas) • 540 Visualizações
[pic 1][pic 2]
CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL
CURSO BACHAREL EM SERVIÇO SOCIAL
IRIS LEITE DO ROSÁRIO MELO
RU:1352743
PROJETO SOBRE A VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER E O PAPEL DO ASSISTENTE SOCIAL DIANTE DESSA REALIDADE
Bragança/PA
2020
[pic 3]
IRIS LEITE DO ROSÁRIO MELO
PROJETO SOBRE A VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER E O PAPEL DO ASSISTENTE SOCIAL DIANTE DESSA REALIDADE
Pré-projeto apresentado ao Centro Universitário Internacional – UNINTER como processo avaliativo
Professor Orientador:
Bragança/PA
2020
APRESENTAÇÃO
Este trabalho vem tratar sobre a temática da violência contra a Mulher e o papel do assistente social nessa questão. A escolha do tema se deu pelo motivo de discutir sobre essa questão de alta complexidade, visto que há uma persistência de situações de violência contra a mulher ao longo do tempo. Dessa forma, acredito que através desse pré-projeto, será possível contribuir para qualificar a intervenção do assistente social e melhorar a formulação de políticas públicas em favor dos direitos da mulher que sofre atos de violência.
A violência contra as mulheres, ela passa a ser considerada uma violação dos direitos humanos, sabe-se que ao atingir o direito à vida, saúde e integridade física. Diante da realidade que conhecemos que cada dia aumenta os índices de violência contra a mulher, foi possível sancionar por meio da Lei Maria da Penha em 07 de agosto de 2006, onde se cria mecanismos com intuito de coibir e prevenir qualquer tipo de violência contra as mulheres.
De acordo com o que está sendo proposto, o objeto de estudo é a violência que atingem muitas mulheres em todo o mundo e também no Brasil. Se faz necessário, analisar o trabalho do assistente social atuante frente a esse problema social, é importante ressaltar sobre os meios e as leis que defendem à mulher se a mesma for vitima de qualquer violência, ou seja, conhecer as formas de combate a esse problema que acomete a vida da mulher em todos os tempos.
Portanto, se faz necessário ressaltar a importância do assistente social, aonde ele vem atuar no combate à violência contra a mulher, descobrir alternativas e possibilidades para uma atuação que enfrente todos os desafios postos a essa área, decifrando as situações apresentadas, capacitando-se para o trabalho com as mulheres, trabalhado para a transformação no modo das condições de vida.
TEMA: A violência contra a mulher e o papel do Assistente Social
PROBLEMATIZAÇÃO E DEFINIÇÃO DO PROBLEMA
Conforme o problema vivenciado por muitas mulheres, a definição do problema se dá por meio da questão da violência contra a mulher onde passa a ser um dos problemas bastante vivenciado no cotidiano da nossa sociedade. Entretanto, não podemos desprezar a contribuição trazida no seio da convivência familiar, a conscientização crescente da mulher quanto aos seus direitos, principalmente com a entrada em vigor da lei Maria da penha no Brasil. Também ressalta-se a importância do papel do assistente social em questão a esse tipo de violência. Qual a contribuição que o assistente social poderá dar contra esse tipo de violência?
5- QUESTÕES NORTEADORAS
-Quais os tipos de violência contra a mulher?
-Quais os meios de proteção à mulher em um caso de violência?
-Qual o papel da mulher na sociedade atual?
4-JUSTIFICATIVA
Este projeto vem tratar sobre a violência contra mulher, sabe-se que atualmente a agressão contra a mulher acontece de várias formas na sociedade e na vida particular e social das pessoas. O projeto vem direcionar o olhar para o trabalho do assistente social no CREAS da cidade de Bragança nordeste do estado do Pará. Sabe-se que os diferentes casos de agressão se dar a partir da vida com a sociedade, que ocorre entre as mulheres, ou seja, na convivência do dia-a-dia e a violência de gênero , que quer dizer patriarcal, ou seja, pelos valores que o homem passa a ter ou se tronar o principal condutor familiar , ou seja, por ser a pessoa a quem a mulher é subordinada, e passa a exercer seu poder de autoridade sobre as mulheres. A violência contra a mulher, na maioria dos casos é praticada pelo marido, companheiro ou namorado entre outros, essa situação está presente em qualquer lugar, por violência e discriminação de gênero.
Dá-se então a importância de trabalhar com esse tema pelo motivo de poder esclarecer de forma objetiva os tipos de violência contra a mulher e o papel dela na sociedade.Escolheu esse tema a ser trabalhado pelo motivo de discutir sobre essa questão de alta complexidade, visto que há uma persistência de situações de violência contra a mulher ao longo do tempo e também entender o papel do assistente social diante dessa realidade.
A violência contra mulher assume um papel de causar uma determinada materialidade, ou seja, através uma dimensão e dos efeitos causados a partir dos traumas físicos, do medo, das ameaças, da vergonha, entre outros. São na verdade resultados de diversos tipos de violências, tais como: espancamentos, violência verbal , psicológica , finànceira, moral, ética e social e que cada vez mais fica mais difícil de controlar . Por isso que há muitos trabalhos de prevenção, para que esse fenômeno possa ser amenizado na sociedade.
Portanto, é uma esfera social que visa analisar os parâmetros caracterizados pela violência contra a mulher, ver-se a necessidade de ações conscientizadora da sociedade, para que se possam inibir os preconceitos contra a mulher, uma vez idealizada pelo patriarcal que se alimenta dos princípios norteadores da violência . Sendo que não caberá ao homem violentar suas esposas, namoradas e tampouco sua companheiras e outros, mesmo sendo provocada por elas.
6-OBJETIVOS
6.1 GERAL – Analisar as competência e atribuições do assistente social no atendimento à mulher vítima de violência no CREAS.
...