BASE DE CONDUTA ORGANIZACIONAL
Tese: BASE DE CONDUTA ORGANIZACIONAL. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: diegobs • 28/11/2013 • Tese • 3.466 Palavras (14 Páginas) • 658 Visualizações
FUNDAMENTOS DO COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
O estudo do comportamento organizacional refere-se a compreensão das atitudes e ações das pessoas dentro das organizações. Baseia-se em conceitos da psicologia, da sociologia e das ciências políticas. O que ele busca? Ajudar os administradores a explicar, prever e controlar o comportamento humano.
Explicação
Quando procuramos as razões para uma pessoa ou um grupo de indivíduos ter feito alguma coisa, estamos buscando o objetivo da explicação. Provavelmente, trata-se do menos importante dos objetivos, sob o ponto de vista da administração, pois ocorre depois do fato consumado. De qualquer maneira, para entender um fenômeno, é preciso, em primeiro lugar, tentar explicá-lo. Em seguida, esse entendimento pode ser empregado para determinar suas causas. Por exemplo, se um número significativo de funcionários valiosos pede demissão, sem dúvida vamos querer saber o porquê a fim de determinar se havia algo que poderia ter evitado o acontecimento. É evidente que os trabalhadores deixam o emprego por motivos diversos, porém, se a causa de um índice elevado de demissões for remuneração inadequada ou trabalho entediante, os administradores podem agir de modo a corrigir essa situação no futuro.
Previsão
O objetivo da previsão volta-se para eventos futuros. Tem como propósito determinar os resultados provenientes de uma ação específica. Um executivo de uma pequena indústria que procura avaliar como seus funcionários reagiriam à instalação de um novo equipamento de automação está fazendo um exercício de previsão. Com base no conhecimento do comportamento organizacional, poderá prever algumas respostas comportamentais à mudança. Obviamente, existem muitas maneiras de implementar uma mudança importante, e o executivo deve considerar as respostas potenciais a diferentes intervenções possíveis. Assim, será capaz de antecipar a abordagem que causará o menor nível de resistência e utilizar esse dado durante a tomada de decisão.
Controle
O objetivo mais controverso no emprego do conhecimento do comportamento organizacional é o controle do comportamento. Quando um executivo, por exemplo, pergunta a si mesmo "O que eu poderia fazer para levar Daniel a se esforçar mais no trabalho?", ele está falando de controle.
Por que se trata de questão controversa? A maioria de nós vive em sociedades democráticas, construídas sobre o conceito da liberdade individual. Por esse motivo, é considerada não ética, e até repugnante, a idéia de alguém tentar induzir outra pessoa a se comportar de determinado modo, quando ela não percebe que está sendo manipulada. Que o estudo do comportamento organizacional oferece tecnologias que facilitam o controle de pessoas é um fato. Se essas tecnologias devem ser aplicadas nas organizações, eis aí uma questão de ética. Mas deve-se estar ciente, contudo, de que em geral, para os administradores, o objetivo de controle constitui a contribuição mais valiosa que a disciplina comportamento organizacional acarreta para a eficácia no trabalho.
DESAFIOS E OPORTUNIDADES NO CAMPO DO COMPORTAMENTO ORGANIZAClONAL: UMA PERSPECTIVA DO PONTO DE VISTA DA GESTÃO
A capacidade de explicar, prever e controlar o comportamento organizacional nunca foi tão importante para os administradores. Um exame rápido das enormes mudanças que estão ocorrendo nas organizações confirma essa constatação. Por exemplo, o funcionário tradicional está desaparecendo; cada vez mais mulheres e pessoas pertencentes às minorias entram para o mercado de trabalho; a competição globalizada exige que os trabalhadores se tornem mais flexíveis para se adaptarem rapidamente às mudanças, e os laços de lealdade que historicamente uniam funcionários a empregadores estão acabando.
Em suma, existem diversas oportunidades e desafios para que os executivos de hoje utilizem os conceitos do comportamento organizacional.
Aumentando a qualidade e a produtividade
Cada vez mais executivos estão enfrentando os desafios. Eles têm que aumentar a produtividade de suas empresas e a qualidade dos produtos e serviços que oferecem. Em busca dessa meta de melhoria de qualidade e de produtividade, tem-se promovido a implementação de programas como a Gestão da Qualidade Total (TQM) e a reengenharia, que exigem o envolvimento extensivo dos funcionários.
A gestão da qualidade é uma filosofia de gestão voltada para a satisfação constante do cliente mediante o aprimoramento contínuo de todos os processos organizacionais. Suas implicações atingem a área do comportamento organizacional, uma vez que exige que os funcionários reavaliem suas funções e se envolvam mais intensamente nas decisões tornadas no trabalho.
Em tempos de mudanças rápidas e drásticas, pode ser necessário pensar na melhoria da qualidade e da produtividade de uma perspectiva do tipo: "Como faríamos as coisas se estivéssemos começando do zero?" Essa é, essencialmente, a abordagem do processo de reengenharia. Ela pede aos executivos que reconsiderem como o trabalho deveria ser realizado, e a organização, estruturada, caso estivessem começando tudo de novo.
Em vez de promover apenas mudanças incrementais nos processos básicos de produção, reinventa-se todo o sistema de produção. Cada processo é avaliado segundo sua contribuição para os objetivos da empresa; os ineficientes são descartados e sistemas inteiramente novos são introduzidos. Uma parcela expressiva dos trabalhadores participa de treinamento para cumprir tarefas também novas. Em lugar de tentar implementar pequenas melhorias em um sistema rígido e inflexível demais para atender às necessidades atuais dos clientes, redesenha-se todo o sistema de produção, bem como as atividades individuais dos funcionários. Por exemplo, eles se tornam responsáveis pela avaliação da qualidade, ajudam a estabelecer padrões de produtividade e participam ativamente na introdução de inovações para o fluxo de trabalho.
Os executivos de hoje sabem que qualquer esforço para a melhoria da qualidade e da produtividade deve incluir os funcionários. Estes não apenas serão a força principal na execução das mudanças, como também participarão cada vez mais do planejamento delas. O estudo do comportamento organizacional oferece idéias importantes para ajudar os executivos a implementar essas mudanças.
Melhorando as habilidades humanas
As habilidades
...