PROVA DE MATEMATICA FINANCEIRA
Trabalho Universitário: PROVA DE MATEMATICA FINANCEIRA. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: lynarys • 4/3/2014 • 797 Palavras (4 Páginas) • 2.405 Visualizações
Prova de Matematica
Questão 1
Matemática Financeira Aplicada
Associe a primeira coluna com a segunda coluna, levando em consideração a classificação de uma renda ou série uniforme. Depois, assinale a alternativa que contém a sequência correta.
I. Quanto ao prazo.
II. Quanto ao valor.
III. Quanto à forma.
IV. Quanto a periodicidade. ( ) Pode ser imediata ou diferida. Sendo que é imediata quando o primeiro pagamento/recebimento, saque/depósito ocorre no primeiro período. E, é diferida quando há um prazo de carência.
( ) Pode ser periódica quando a periodicidade entre os pagamentos/recebimentos, saques/depósitos é igual. E não periódica quando a periodicidade não é igual entre as parcelas.
( ) Pode ser constante quando os valores de pagamento/recebimento, saque/depósito têm valores iguais. E, pode ser variável quando todos os valores são iguais.
( ) Pode ser temporária (consórcio) ou perpétua (aposentadoria).
III, IV, II, I.
I, II, IV, III.
IV, III, I, II.
II, I, III, IV.
Questão 2
Matemática Financeira Aplicada
Um capital de R$ 8.000,00 foi pago, ao final do período, 8.888,25. No ato da operação, o banco cobrou R$ 45,00 de despesa. A taxa efetiva oferecida pelo banco nesse período foi de:
11,10% a.p.
11,15% a.p.
11,73% a.p.
11,50% a.p.
Questão 3
Matemática Financeira Aplicada
O preço de um automóvel teve um aumento de 18% em um ano em que a inflação foi de 3%. Qual foi a taxa real de aumento no preço do automóvel?
10%
12,12%
12,95%
14,56%
Questão 4
Matemática Financeira Aplicada
Relacione a primeira coluna com suas respectivas características apresentadas na segunda coluna. Em seguida, assinale a alternativa que contém a sequência correta.
1. Taxa Nominal
2. Taxa Efetiva
3. Taxa Real
4. Taxa Aparente ( ) Quando o prazo a que se refere uma taxa que nos foi informada coincide com aquela de formação e incorporação do juro ao capital que o produziu.
( )É aquela que utilizamos sem levarmos em conta a inflação do período.
( ) O prazo de formação de juro e sua incorporação ao capital que o produziu costuma ser de periodicidade menor, geralmente menor.
( ) É a taxa que utilizamos levando em consideração os efeitos inflacionários do período.
2, 3, 1, 4.
2, 4, 1, 3.
2, 1, 4, 3.
2, 4, 3, 1.
Questão 5
Matemática Financeira Aplicada
Assinale a alternativa correta.
Renda diferida é:
uma renda que sempre é periódica.
uma renda em que existe um prazo de carência, no qual são iniciados os pagamentos ou recebimentos, podem ser postecipados ou antecipados.
uma renda em que necessariamente há uma entrada.
uma renda em que as prestações são sempre iguais.
Questão 6
Matemática Financeira Aplicada
Das afirmativas a seguir, assinale a opção correta.
A
...