PRÁTICA DE ENSINO: INTEGRAÇÃO ESCOLA E COMUNIDADE
Por: Rosângela Oliveira • 1/4/2016 • Trabalho acadêmico • 1.175 Palavras (5 Páginas) • 1.102 Visualizações
[pic 1]
LICENCIATURA EM MATEMÁTICA
PRÁTICA DE ENSINO: INTEGRAÇÃO ESCOLA E COMUNIDADE
POSTAGEM 2: ATIVIDADE 2
PROJETO DE INTEGRAÇÃO ESCOLA E COMUNIDADE
Aluno(s):
ROSÂNGELA REGINA DE OLIVEIRA – RA:- 1421858
POLO
BAURU - CENTRO
2015
ROSÂNGELA REGINA DE OLIVEIRA – RA:- 1421858[pic 2]
PROJETO DE INTEGRAÇÃO ESCOLA - COMUNIDADE
[pic 3]
FERNÃO/SP
2015
SUMÁRIO[pic 4]
- INTRODUÇÃO .................................................................................................. 4
- JUSTIFICATIVA ............................................................................................... 4
- OBJETIVOS....................................................................................................... 4
- DESENVOLVIMENTO...................................................................................... 5
- METODOLOGIA ............................................................................................... 6
- RESULTADOS ESPERADOS .......................................................................... 6
- CONSIDERAÇÕES FINAIS .............................................................................. 6
- REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS ................................................................. 7
[pic 5]
- INTRODUÇÃO
O projeto “Comunidade na Escola” é uma proposta que visa possibilitar e garantir uma maior integração entre a escola e a comunidade. Sabemos que a mera transmissão de informações não é suficiente. Assim, queremos que todos estejam envolvidos na formação de sólidos hábitos que levarão de fato a uma melhor visão da importância do envolvimento da família na educação como indivíduos e cidadãos.
- JUSTIFICATIVA
Destacamos a importância de resgatar valores já esquecidos, conhecendo um pouquinho da família de cada aluno, além de promover a participação da comunidade nas atividades da escola de maneira prazerosa, já que dificilmente participam ou toleram muito tempo na escola através de reuniões de rotina.
- OBJETIVOS
O objetivo desse projeto e fortalecer a relação da comunidade com a escola, para que juntas possam superar os problemas existentes, tendo como objetivo principal, levar a todos da comunidade uma conscientização importante sobre seus direitos e deveres em relação a educação, capacitando-os de fato para uma utilização prática dos conhecimentos adquiridos, além de promover a integração de toda a comunidade.
Fazer com que não só os alunos, mas a família tenham uma aprendizagem sólida e ativa e que reflitam sobre a importância dos valores e das informações para que sejam multiplicadores dos conhecimentos adquiridos na escola em relação a educação, ao ambiente em que vivem e o que pode ser feito para a melhoria da comunidade.
Proporcionar para a comunidade um conhecimento efetivo sobre ensino aprendizagem não só de seus filhos mas de um todo, por meio de palestras e atividades interativas, para que tenhamos uma escola e comunidade melhores.
- DESENVOLVIMENTO[pic 6]
O presente projeto será implantado na Escola Estadual “Coronel Eduardo de Souza Porto”, situada na cidade de Fernão, estado de São Paulo.
O projeto será desenvolvido no segundo semestre de 2015, integrando escola e comunidade no sentido de alcançarmos uma conscientização sobre a participação efetiva da família e comunidade no processo ensino aprendizagem, resgatando valores por meio da apresentação de uma proposta enriquecedora, planejada, interdisciplinar e que conte com a presença de membros da comunidade, professores, alunos, funcionários.
Sabemos que as condições básicas para que a escola e sua respectiva comunidade tenham integração não estão conectadas somente ao recebimento de informação, nesta perspectiva, a escola, juntamente com a comunidade, deve ampliar significativamente o aprendizado e propor projetos educacionais que englobem os diferentes valores e disciplinas, que levem os alunos e a comunidade a uma reflexão construtiva sobre educação.
Como educadores ou futuro educadores, devemos estar sempre buscando uma prática que seja participativa e coerente com as necessidades e com a realidade da comunidade. Desta forma, o educador também se torna um mediador entre aluno, família e comunidade, renovando e incentivando o interesse em se praticar atitudes que levem a uma educação de qualidade.
Levantaremos os assuntos de interesse ligados ao tema, esclarecendo dúvidas e estimulado o interesse da comunidade.
Gostaríamos, sobretudo, de propor uma tomada de consciência em relação à educação de todos, a participação da comunidade se torna , assim,fundamental.
Certamente, os profissionais ligados à área da educação podem contribuir em muito para que os alunos e comunidade estejam ainda mais integrados e conscientes de que com a participação de todos será possível melhorar.
A presença dos educadores em cada etapa do projeto também será extremamente importante, já que é preciso ajudar e estimular a comunidade para que se aproprie do conhecimento , sobre as condições de ensino aprendizagem e a importância de ser um agente ativo ao colocar em prática o que é aprendido na escola em benefício de si mesmo e da comunidade em geral.
...