PRÁTICAS INTEGRADAS DE PROMOÇÃO E VIGILÂNCIA EM SAÚDE EM ESPAÇOS DE CONVIVÊNCIA: PLANEJAMENTO E INTERVENÇÃO
Por: Gabriella Salles • 9/7/2018 • Resenha • 443 Palavras (2 Páginas) • 182 Visualizações
UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL DA BAHIA,[pic 1]
CAMPUS PAULO FREIRE.
BACHARELADO INTERDICIPLINAR EM SAÚDE
PRÁTICAS INTEGRADAS DE PROMOÇÃO E VIGILÂNCIA EM SAÚDE EM ESPAÇOS DE CONVIVÊNCIA: PLANEJAMENTO E INTERVENÇÃO
Docente: Marcus Vinicius Campos
Discentes: Beatriz Silva Argolo Moreira
Camila Assis Guedes
Gabriella Oliveira Salles
Thiago Rodrigues Lisboa
Vitor Ferraz Matos
Wilcler Hott Vieira
BENEFÍCIOS DAS HORTALIÇAS PARA A SAÚDE E OFICINAS COM GARRAFAS PET
Aos vinte oito dias do mês de março de dois mil e dezoito, ocorreu na Unidade Básica de Saúde do bairro Liberdade II uma atividade voltada a comunidade local. A oficina contou com a participação dos agentes comunitários de saúde e pessoas de todas as faixas etárias do Liberdade II. Assim iniciamos a atividade tratando sobre os benefícios de hortaliças de fácil acesso e economicamente viáveis, sendo elas, alface, couve, pimentão, tomate, cebolinha, salsinha, jiló, cenoura, capim-santo, hortelã, erva-cidreira, erva-doce e camomila. Além disso, essas hortaliças possuem nutrientes importantes para fortalecimento do sistema imunológico, com ação anti-inflamatória, cicatrizante e desintoxicante. Também, muitas contém propriedades diuréticas e fontes de minerais essenciais para formação e manutenção óssea. Ademais, contam com vitaminas necessárias para o bom desenvolvimento do organismo e que proporcionam a promoção do bem-estar físico e psíquico.
Posteriormente para que a comunidade mantivesse esse acesso com as hortaliças apresentadas foi realizado uma oficina de cultivo orgânico em garrafas PET. Para a realização, foram coletadas em média 60 garrafas PET, 5 quilos de terra, 5 quilos de composto orgânico, 2 quilos de britas e diversas mudas. Iniciamos a oficina convidando os participantes a cortarem as garrafas da forma a se tornarem possíveis vasos para plantio. Após o corte, ressaltamos a importância de se fazer furos no fundo do PET e da colocação das britas para que ocorra a drenagem do excesso de água da irrigação, afim de evitar o apodrecimento das raízes. No passo seguinte foi colocado a terra e o composto para em seguida inserir a muda no recipiente.
Dando continuidade a oficina, fizemos a demonstração de como confeccionar uma composteira orgânica, também em garrafa PET. Assim como na atividade anterior, o PET foi cortado ao meio para que sob sua base fosse adicionado, terra, areia e restos alimentares crus. Foi ressaltado a importância de não se colocar alimentos cozidos, pois quando adicionados podem resultar na proliferação de insetos, também para a proteção contra mosquitos, moscas e agentes externos foi utilizada um pano ou meia fina para vedar o recipiente.
Nesse contexto percebemos o envolvimento efetivo dos participantes da comunidade ao longo das oficinas, visto que houve retornos positivo através de relatos e trocas de saberes da população, dos estudantes e da equipe de saúde. Ao final os envolvidos levaram consigo os produtos finais das atividades.
...