PRÉ PROJETO DE ADM2011
Ensaios: PRÉ PROJETO DE ADM2011. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: 12claustacke • 18/5/2014 • 3.142 Palavras (13 Páginas) • 318 Visualizações
2010
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 4
2 JUSTIFICATIVA 6
3 OBJETIVOS 8
3.1 OBJETIVO GERAL 8
3.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS 8
4 METODOLOGIA 9
4.1 DELIMITAÇÃO DO ESTUDO 10
4.2 TÉCNICA, ANÁLISE E INTREPRETAÇÃO DE DADOS 10
4.2.1 Limitações do estudo 10
5 CARACTERIZAÇÃO DA ORGANIZAÇÃO EM ESTUDO 11
6 REFERÊNCIAL TEÓRICO 14
7 CRONOGRAMA 17
REFERÊNCIAS 18
1 INTRODUÇÃO
O presente pré-projeto é uma exigência da disciplina de pré projeto do 7º semestre do Curso de Administração da Universidade Norte do Paraná – UNOPAR.
Sabe-se que a globalização provoca mudanças intensas no meio de trabalho e na própria vida particular. Este mundo capitalizado exige cada vez mais dos profissionais o aperfeiçoamento e a qualidade do atendimento, fazendo com que estes se qualifiquem constantemente.
Diante disso, o presente pré-projeto tem como objetivo geral identificar junto aos colaboradores do Sicredi de Maravilha, aonde realizo meu estágio, os fatores que interferem na qualidade de vida e motivação no trabalho, visando reconhecer a importância do setor de Recursos Humanos na Instituição.
Quanto aos objetivos específicos, busca-se caracterizar o perfil dos profissionais da área de administração visando analisar a satisfação enquanto profissional que atua nesta área de atendimento ao publico.
Investigar junto à área administrativa e de negócios, a satisfação do colaborador ao desenvolver suas atividades cotidianas, e a forma de atendimento ao associado. Finalizando os objetivos específicos compreendemos que o projeto necessita pesquisar junto à administração da instituição quais as atividades proporcionadas aos colaboradores. Sabe-se que um dos pontos fundamentais da qualidade de vida e motivação dos profissionais decorre da forma que a administração da instituição se apresenta para solucionar problemáticas existentes no dia a dia de cada profissional. A administração deve primar por profissionais qualificados, mas que proporcionem um atendimento de qualidade para o associado, isto ocorrerá através de capacitações constantes e do reconhecimento a cada profissional.
O procedimento metodológico compreende a operação, ou seja, baseia-se nas ações que iremos desenvolver para alcançar o objetivo do pré-projeto, ou seja, serão desenvolvidos através da pesquisa bibliográfica e da pesquisa de campo. A pesquisa bibliográfica será realizada através de autores como França (1996), Rodrigues (1991), Albornoz (2000), Weber (1981), dentre outros, bem como de site da web. Quanto à forma de coleta de dados será utilizada uma pesquisa de campo, que terá como métodos a entrevista, coleta de dados através de análises documentais, bem como do método de observação.
O presente estudo se desenvolverá no Sicredi Alto Uruguai unidade de chapecó/SC tendo como período aproximado de realização de 30 dias. Farão parte do estudo todos os profissionais da área administrativa e negocial do Sicredi. Salientamos que as possíveis dificuldades e limitações que poderão ser encontradas dar-se-á devido à relutância de cada colaborador.
Compreendemos que a revisão bibliográfica é importante para fundamentar a questão de qualidade de vida e motivação no trabalho, ponto fundamental deste estudo.
Quanto ao cronograma do estudo se caracteriza em planejar o tempo de realização do presente estudo.
Finalizando abordaremos todas as referencias utilizadas no pré- projeto.
2 JUSTIFICATIVA
O mundo passou por diversas mudanças sociais, econômicas, culturais, modificando o modo de pensar, de trabalhar, agir e viver. Estamos na era do capitalismo, onde a produção é em massa, direcionada ao consumo, que faz com que o ser humano se direcione muito mais para o trabalho do que para a vida pessoal.
Vale ressaltar que o trabalho e a qualidade de vida têm sido uma preocupação constante do homem desde o início de sua existência. Para Max Weber (1981) a essência do ser humano esta no trabalho, o que os homens produzem é o que eles são, o homem é o que ele faz e a natureza dos indivíduos depende, portanto, das condições materiais que determinam sua atividade produtiva.
A Qualidade de Vida no Trabalho, segundo conceitua Limongi-França (2004) é a sensação de bem-estar, proporcionada pelo atendimento das necessidades individuais, do ambiente social e econômico e das expectativas de vida. Diante disso a qualidade de vida refere-se, portanto, a uma condição de vida de cada individuo, levando em conta aspectos como a alimentação, habitação, transporte, educação, saúde, trabalho, lazer, saneamento.
Outro ponto importante quando falamos de qualidade de vida, trata-se dos aspectos emocionais, sociais, mentais, físicos e espirituais, sendo que estes interferem diretamente no trabalho do individuo.
Sabe-se que tanto as grandes empresas como as pequenas, estão direcionando seus olhares para uma gestão estratégica que passa a pensar nos seus colaboradores de forma mais humana, possibilitando melhores condições de trabalho, capacitações, ou seja, portanto, entender e procurar atender a pessoa em suas necessidades integrais.
Sendo assim, o presente pré-projeto se desenvolverá no Sicredi Alto Uruguai Unidade de Atendimento de Maravilha /SC, com profissionais da área de administração e área de negócios da instituição.
Compreendemos que trabalhar com qualidade de vida e motivação na área de administração se faz indispensável nos dias de hoje, pois todos andam tão apressados que não dão a devida atenção necessária para as atividades realizadas como para o atendimento ao associado.
Muitas vezes estas desatenções provocam um desequilíbrio no funcionamento institucional, acarretando muitos problemas no atendimento.
Diante do exposto, o estudo aqui proposto tem como objetivo identificar entre estes profissionais da área administrativa e negocial se os mesmos possuem em seu meio profissional,
...