TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO

Tese: PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/3/2014  •  Tese  •  1.687 Palavras (7 Páginas)  •  243 Visualizações

Página 1 de 7

BACHAREL EM TEOLOGIA

MÁRCIO NASCIMENTO DE JESUS

PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO

FEIRA DE SANTANA

2013

MÁRCIO NASCIMENTO DE JESUS

PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO

FEIRA DE SANTANA

2013

PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO

Márcio Nascimento de Jesus

RESUMO

Neste âmbito de estudo poderemos de forma sucinta explicar a existência de uma ciência que nos ensina o comportamento funcional da mente e o comportamento dos seres humanos, e a entender como a ciência que desenvolve o estudo comportamental, em todos os seus aspectos e manifestações de um organismo, como: andar, falar, correr, gritar, estudar, aprender, esquecer, gostar, odiar, amar, trabalhar, brincar, passear. Enfim, por essa ótica a Psicologia da Educação se compadece de aprimoramento, já que o comportamento educacional é uma das primordiais na vida dos ser humano. Não podemos esquecer que para chegar ao denominador comum vale salientar o conceito de Psicologia como ciência, e a Psicologia Educacional visionada por Vicente leite e o Biólogo e Psicólogo Jean Piaget.

PALAVRAS-CHAVES: Psicologia Educacional. Ciência. Jean Piaget.

1. INTRODUÇÃO

A psicologia como ciência social busca a respostas para questões e comportamento no âmbito social. Não seria diferente para a Psicologia que trabalha com o desenvolvimento, comportamentalismo e cognitivismo, e suas implicações para com a educação.

A psicologia educacional é apenas um ramo da ciência que objetiva estudar todos os aspectos das situações da educação, sob a ótica psicológica, assim como as relações existentes entre as situações educacionais e os diferentes fatores que as determinam, ou seja, é constatar ou compreender e explicar o que se passa no seio da situação educacional. Nessa mesma linha de pensamento, psicólogos e pedagogos deve trabalhar em conjunto, ou simplesmente se especializarem cada qual conforme as necessidades de sua área. É o Psicopedagogo.

A educação é à base de toda e qualquer pessoa independente de classe social, idade, ou cor da pele, e o comportamento e desenvolvimento na sua estrutura depende de como entendê-la para melhorar e eliminar os problemas que o persegue. A psicologia nos trás essa possibilidade de entendimento, por isso num primeiro foco é fundamental entender o que é a psicologia num âmbito geral e as suas prioridades funcionais, para só então compreender a sua atuação numa de suas mais variadas vertentes: a educação. Mas, de fato, será que o ambiente é que faz desenvolver a educação? Ou será por fatores e desigualdades sociais? Pela doutrina de Piaget a educação não pode se basear nesse fator, mais no conhecimento como simples copia da realidade, admitindo conhecimento de informação sensorial, transmitida do exterior para o interior do sujeito, através dos sentidos.

2. PSICOLOGIA/ PSICOLOGIA COMO CIÊNCIA: CONCEITO

Vários ramos da ciência se associam a psicologia, seja ela filosófica, educacional, politica e psicológica. No final do século XIX, a Psicologia se desenvolve como Ciência e como área de atuação profissional, abrindo várias modalidades a cada caso concreto, inclusive à chamada Psicologia Educacional. Durante as três primeiras décadas do século XX a psicologia aplicada à educação teve enorme desenvolvimento. Nos EUA destacava-se a necessidade de um novo profissional, capaz de atuar como intermediário entre a psicologia e a educação.

Para Roland Doron, que trás o conceito de psicologia da seguinte forma:

Psicologia é o comportamento, o conjunto de procedimentos ou reações do indivíduo ao ambiente que o cerca em determinadas circunstâncias, o meio. Pode designar um grupo de atividades ou limitar-se a uma só, o comportamento singular. O termo tem sua origem em 1908 com Henri Piéron na França e em 1913 com John B. Watson nos Estados Unidos associado a redefinição do objeto de estudo da psicologia, isto é, se ela estudaria apenas as ações observáveis do ser humano e dos animais ou também os sentimentos e pensamentos. (DORON 2001, p. 157-158).

O objetivo principal do estudo da psicologia está direcionada as propostas metodológicas para verificar se as teorias sobre o funcionamento da mente e o comportamento dos seres humanos, correspondiam de fato à realidade.

Assim, podemos dizer que, atualmente, a Psicologia é entendida como a ciência do comportamento, considerando-se comportamento toda e qualquer manifestação de um organismo: andar, falar, correr, gritar, estudar, aprender, esquecer, gostar, odiar, amar, trabalhar, brincar, passear, etc. Estamos sempre nos comportando de uma maneira ou de outra.

2.1 PSICOLOGIA EDUCACIONAL E A IDEOLOGIA DE JEAN PIAGET

Psicologia Educacional é um ramo especial da Psicologia, seu foco principal é analisar o comportamento e desenvolvimento natural das condições, dos resultados e da avaliação na aprendizagem escolar. Por isso, dois aspectos merecem atenção especial nesta área de atuação: o estudo das diversas classes de desenvolvimento das pessoas e o estudo da aprendizagem e das condições que a tornam mais eficiente e mais fácil.

A contribuição para Psicologia na educação visa contribuir fundamentalmente para compreensão do aluno e para a compreensão ensino-aprendizado. Ou seja, na primeira vertente, o aluno precisa encontrar a compreensão nas suas necessidades, nas suas características individuais e no seu desenvolvimento, nos aspectos físico, emocional, intelectual e social.

Para Vicente Leite:

O aluno não é um ser ideal, abstrato. É uma pessoa concreta, com preocupações e problemas, defeitos e qualidades. É um ser em formação, que precisa ser compreendido pelo professor e pelos demais profissionais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com