PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
Casos: PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: gualter1962 • 15/12/2014 • 9.832 Palavras (40 Páginas) • 189 Visualizações
PSICOLOGIA DA
EDUCAÇÃO
Marcus Vinicius Diaferia
SÚMULA INTRODUÇÃO
CAPÍTULO1 O QUE É PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO ? QUEM SÃO OS SUJEITOS ESTUDADOS ? COMO SE RELACIONA COM AS DEMAIS DISCIPLINAS ?
CAPÍTULO 2 CARACTERÍSTICAS DO PROCESSO DE APRENDIZAGEM
CAPÍTULO 3 RELAÇÃO ENTRE TEORIAS QUADRO COMPARATIVO ENTRE CINCO DAS PRINCIPAIS TEORIAS DE PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
CAPÍTULO 4 A TEORIA DAS INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS
CAPÍTULO 5 A PSICOLOGIA COGNITIVA DO TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO
CAPÍTULO 6 TEORIA PIAGETIANA
CAPÍTULO 7 A TEORIA DE VIGOTSKY
CAPÍTULO 8 APLICAÇÕES PEDAGÓGICAS
BIBLIOGRAFIA
INTRODUÇÃO
OBJETIVOS DESTE LIVRO
Durante o tempo em que fazia o curso de pedagogia eu não conseguia compreender porque estudava tantos enfoques diferentes da Psicologia. Tínhamos uma disciplina em que estudávamos a psicanálise freudiana e o pensamento de Rogers. Em outra estudávamos o behaviorismo, a teoria da Gestalt, a teoria de Piaget, etc. Eram disciplinas bem interessantes, mas que ficavam desordenadas em minha mente. Pior que tudo, não via relação alguma entre as “psicologias” e a atuação do professor em sala de aula. Ao lecionar a disciplina Psicologia da Educação, para estudantes de diversos cursos de licenciatura observei que o mesmo se passava com esses alunos. Procurei então organizar os diferentes enfoques em um todo mais coerente. O objetivo deste livro não é o de apresentar novidades nem aprofundar o estudo, mas introduzir uma reflexão pessoal de como integrar teorias aparentemente tão diferentes num todo coerente e relacionado ao trabalho do professor em sala de aula. Trata-se de um trabalho de pesquisa bibliográfica e de reflexão, estando, portanto, sujeito a críticas e a interpretações diferentes daquelas que realizei. De toda maneira penso que esta contribuição poderá servir para que outras tantas surjam e que venham a tornar este corpo de conhecimentos mais consistente e harmônico. As teorias são apresentadas de forma resumida e simplificada, e sempre ao final de cada capítulo remeto o leitor a outras fontes de leitura, visto que o objetivo deste volume é o da integração e reflexão sobre as diferentes teorias da educação sob a ótica do professor( ou futuro professor) que atua em sala de aula. Agradeço à bolsista Karina Sassi que pacientemente revisou o que escrevi, apontou-me parágrafos que não estavam muito claros e elaborou duas páginas sobre a teoria de Vigotsky que foram incorporadas ao texto original. Agradeço também aos estudantes de Psicologia da Educação B, turma G, que usaram as versões iniciais deste livro e o enriqueceram com exemplos de suas realidades, com sugestões, críticas e permitiram que seus trabalhos realizados em aula pudessem ser publicados.
CAPÍTULO 1 O QUE É PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO ? QUEM SÃO OS SUJEITOS ESTUDADOS ? COMO SE RELACIONA COM AS DEMAIS DISCIPLINAS ?
Podemos afirmar, numa primeira aproximação, que a psicologia da educação trata dos fundamentos psicológicos, processos e conseqüências psíquicas que intervém numa situação educativa qualquer. Temos diversas situações educativas, que convencionamos chamar de formais ou informais. Situações educativas formais são aquelas onde existe um objeto específico de estudo, com uma certa progressão prevista e uma finalidade a ser atingida. Exemplos: pré-escola, escola de ensino fundamental, de ensino médio, de ensino superior, de pós-graduação, catequese, cursos pré- vestibulares, cursos supletivos, clínicas psicopedagógicas, academias, etc. Situações educativas informais: família, clubes, vivências diversas, grupos de amigos, de colegas de trabalho, etc. As situações educativas podem ser ainda de tipo recreativo, preventivo ou reabilitador. Os sujeitos estudados pela psicologia da educação são pessoas envolvidas com a educação como alunos, professores, treinadores, orientadores, psicólogos, pais, grupos de amigos, grupos de trabalho, etc. “A psicologia da educação pode reivindicar todo estudo que, de perto ou de longe, trate das estruturas e mecanismos psicológicos suscetíveis de intervir numa situação educativa, formal ou informal.” (Foulin e Mouchon, 2000,p.3). Exemplos: atenção memória, concentração, comportamento, etc. Como a educação coloca em jogo o conjunto de condutas psicológicas do indivíduo, a psicologia da educação se torna o cruzamento de todas as especialidades da psicologia contemporânea, como: psicologia do desenvolvimento, psicologia da cognição, psicologia da personalidade, psicologia das condutas sociais, psicologia do esporte, etc. e, além disso, se utiliza de avanços nos campos da biologia, neurobiologia, sociologia, filosofia, etc.
IMPORTÂNCIA DA PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
A psicologia da educação, como um disciplina científica, pode ajudar a compreender melhor o processo de ensino-aprendizagem, orientando, sustentando todos os profissionais envolvidos para que as metas educativas sejam atingidas da melhor e mais abrangente forma possível.
APLICAÇÃO:
A psicologia da educação pode ser aplicada a duas funções principais: a) diagnóstico: tanto das dificuldades como das habilidades específicas. O diagnóstico transforma-se, no decorrer do processo, em avaliação, permitindo a verificação do que já foi atingido e do que ainda falta atingir; b) intervenção: para tal pode propor atividades destinadas a prevenir os fracassos, preparando
...