Padrão De Qualidade Para Vinhos
Casos: Padrão De Qualidade Para Vinhos. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: MahFaitarone • 2/11/2013 • 953 Palavras (4 Páginas) • 425 Visualizações
ANEXO B - regulamento técnico para a fixação dos padrões de identidade e qualidade para fermentado de fruta
MINISTÉRIO DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO SECRETARIA DE DEFESA AGROPECUÁRIA
PORTARIA Nº 64, DE 23 DE ABRIL DE 2008.
REGULAMENTO TÉCNICO PARA A FIXAÇÃO DOS PADRÕES DE IDENTIDADE E QUALIDADE PARA FERMENTADO DE FRUTA
Art. 1º O presente Regulamento Técnico tem por objeto estabelecer os padrões de identidade e qualidade aos quais deverá obedecer o fermentado de fruta.
Art. 2º O presente Regulamento Técnico aplica-se ao fermentado de fruta comercializado em todo o território nacional.
Art. 3º Fermentado de fruta é a bebida com graduação alcoólica de quatro a quatorze por cento em volume, a vinte graus Celsius, obtida da fermentação alcoólica do mosto de fruta sã, fresca e madura.
§ 1º Será denominada de fermentado de, acrescida do nome da fruta utilizada, a bebida definida no caput deste artigo preparada por meio de processo tecnológico adequado que assegure a sua apresentação e conservação até o momento do consumo.
§ 2º Será denominada de fermentado de, acrescida do nome da fruta utilizada, seguida da palavra gaseificado, a bebida definida no caput deste artigo preparada por meio de processo tecnológico adequado que assegure a sua apresentação e conservação até o momento do seu consumo, e que tenha sido adicionada de dióxido de carbono.
§ 3º Será denominado de fermentado de, acrescido do nome da fruta utilizada e da expressão sem álcool, o fermentado de fruta desalcoolizado por meio de processo tecnológico adequado e cujo teor alcoólico seja menor ou igual a meio por cento em volume.
§ 4º Será denominada de fermentado de, acrescida do nome da fruta utilizada, seguida da palavra suave ou doce, a bebida definida no caput deste artigo preparada por meio de processo tecnológico adequado que assegure a sua apresentação e conservação até o momento do seu consumo, e que tenha sido adicionada de sacarose.
§ 5º Será denominada de fermentado de, acrescida do nome da fruta utilizada, seguida da palavra suave ou doce, seguida da palavra gaseificado, a bebida que atender simultaneamente o estabelecido nos parágrafos segundo e quarto deste artigo.
Art. 4º A bebida deverá ser obtida a partir de uma única espécie de fruta, do seu respectivo suco integral ou concentrado, ou da sua polpa, onde poderá, nestes casos, ser adicionada de água.
Art. 5º O fermentado de fruta poderá ser adicionado de açúcares, para adoçamento.
Art. 6º Os ingredientes utilizados na produção do fermentado de fruta são:
a) ingrediente básico - mosto de fruta sã, fresca e madura;
b) ingredientes opcionais - açúcar e água:
1. a água utilizada deverá obedecer às normas e aos padrões aprovados pela legislação específica para água potável e estar condicionada, exclusivamente, à padronização da graduação alcoólica do produto final;
2. o açúcar aqui permitido, para adoçamento, é a sacarose.
Art. 7º A composição química do fermentado de fruta deverá obedecer aos limites fixados a seguir:
a) graduação alcoólica com valor mínimo de quatro e máximo de quatorze, expressa em porcentagem de volume alcoólico a vinte graus Celsius;
b) a acidez total, em miliequivalente por litro, deverá possuir um valor mínimo de cinqüenta e máximo de cento e trinta;
c) a acidez fixa, em miliequivalente por litro, deverá possuir um valor mínimo de trinta;
d) a acidez volátil, em miliequivalente por litro, deverá possuir um valor máximo de vinte;
e) o extrato seco reduzido, em gramas por litro, deverá possuir um valor mínimo de sete.
Art. 8º O fermentado de fruta não deverá ter a sua característica organoléptica ou composição alterada pelo
...