"Paulo Freire: a educação e a transformação do mundo”
Por: 191297 • 2/5/2016 • Dissertação • 594 Palavras (3 Páginas) • 1.565 Visualizações
1 Referência bibliografica
PERNAMBUCO, Marta Maria; SILVA, Antonio Gouveia da. Paulo Freire: educação e a transformação do mundo In: CARVALHO, Isabel Cristina de Moura; GRÜN, Mauro, TRAJBER, Rachel (orgs.). Pensar o ambiente: bases filosóficas para a educação ambiental. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria da Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, UNESCO, 2006,p. 205-217.
2 Credenciais dos autores:
Física Doutora em Educação, professora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Biólogo Doutor em Educação, professor da Universidade Federal de São Carlos.
O capítulo Paulo Freire: A educação e a transformação do mundo, extraido do livro Pensar o Ambiente: bases filosóficas para educação ambiental, organizado por Isabel Cristina de Moura Carvalho, Mauro Grün e Rachel Trajber, objetiva discutir a utilização das reflexões educativas de Paulo Freire na Educação ambiental.
3 Sobre Paulo Freire
Paulo Freire nasceu em Recife em 1921, ele se formou em Direito na década de 40, fez a opção por se tornar educador, indo trabalhar no SESI com alfabetização de adultos, entre 1947 e 1954.
Paulo Freire foi chamado pelo Governo Federal para coordenar o programa Nacional de Alfabetização, no início da década de 60.
Foi exilando em 1964, indo inicialmente para a Bolívia, e depois foi viver no Chile até 1969.
Retornou ao Brasil em 1979 tornando-se professor universitário, participou do movimento Sindical emergente, sendo um dos membros fundadores do PT. Na primeira gestão do PT, na cidade de São Paulo (1989 a 1991), tornou-se Secretário Municipal de Educação.
Faleceu na cidade de São Paulo, em 1997, após ter publicado novas reflexões redimensionando as suas propostas originais e incorporando novas questões, como o repensar da cidade.
4 Sobre as ideias de Paulo Freire
A ideia de Paulo Freire é uma pedagogia libertadora, com uma metodologia centrada na cultura.
Paulo Freire quer que as pessoas se tornem críticas e práticas em suas vidas, inclusive em seu aprendizado, que todo cidadão tenha Educação Ambiental, social para que o indivíduo possa adquirir igualdade social.
" Não é no silêncio que os homens se fazem, mas na palavra, no trabalho, na ação-reflexão."
5 Crítica do resenhista
A obra de Paulo Freire é importante, pois propõe para as pessoas a aquisição de conhecimento, busca de crescimento pessoal e intelectual.
Traz para o meu campo de estudo que devemos sempre buscar conhecimentos para obter um crescimento pessoal e profissional.
Sua linguagem é complexa, pois o autor utiliza de palavras de difícil compreensão, isto gera um pouco de dificuldade de entendimento. O leitor tem que ter um prévio conhecimento para compreender o livro.
O tópico lido não se aprofunda muito no assunto sugerido, fala mais sobre a vida, a obra e ideias de Paulo Freire. Em minha opinião a proposta dos autores em utilizar a ação educativa de Paulo Freire em educação ambiental deve ser utilizada para que as pessoas tenham consciência com o meio ambiente, essas práticas valerá para a inclusão social e educacional da população em geral.
...