Pesquisa Operacional
Trabalho Escolar: Pesquisa Operacional. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: renata4685 • 22/9/2013 • 799 Palavras (4 Páginas) • 347 Visualizações
edido por lote
O impacto do pedido por lote é muito fácil de compreender. Se o varejista fizer pedido por lote, como acontece quando se utiliza a política de estoque min.- máx., então a fábrica receberá um grande pedido, seguido de vários períodos sem pedidos e, novamente, receberá outro grande pedido, e assim por diante. Assim sendo a fábrica terá um padrão distorcido e altamente variável dos pedidos.
Regras de otimização puramente locais
Os pedidos não são repassados com uma periodicidade idêntica em todos os níveis da cadeia de suprimentos e todas as tentativas de uma planificação coordenada entre vários membros da cadeia, normalmente são interditadas.
Efeito induzido (ou intuitivo) no aprovisionamento
Em certos períodos não é possível fabricar-se as quantidades solicitadas pelos clientes, causando em algumas situações déficit de mercadorias para os clientes finais.
Este efeito causa as seguintes consequências:
_ Insatisfação do cliente final;
_ Falta de eficiência da cadeia pela obrigação de gerir entregas parciais devido ao consequente aumento do trabalho administrativo correspondente;
Pedidos inchados (Jogo de racionamento)
Em muitos setores industriais, certos componentes podem desaparecer do mercado temporariamente (como exemplo a memória dos computadores pessoais), as aquisições são antecipadas causando a falta do produto no mercado e registrando um aumento de vendas irreal.
Esta situação é também chamada de “jogo de racionamento”. Frente à expectativa de não serem atendidos na íntegra, dada à falta de produtos, por exemplo, as empresas “inflam” seus pedidos, procurando assim aumentar as quantidades efetivamente recebidas.
Quando o período de falta termina, os pedidos padrões retornam ao normal, levando as estimativas de demanda a todo tipo de distorções e variações.
Incidência de vendas promocionais
A prática de se colocar mercadorias em promoções por tempo limitado. É outro problema encontrado, pois dificulta a previsão das vendas devido às promoções mascararem o mercado devido a vendas antecipadas e em consequência teremos o efeito chicote.
O risco é que as empresas pensam que existem mais clientes finais, e devido a deficiências no fluxo de informação, aumentam a produção, pois acreditam que realmente a demanda aumentou, porém as mercadorias ficam encalhadas e sem compradores.
Os preços flutuam, enquanto os preços estão baixos, os estoques aumentam o que é acentuado pela prática dominante em muitas indústrias de oferecer promoções e descontos em determinados períodos ou para determinadas quantidades. No final do ano de 2002, as montadoras sofreram com o impacto da redução do valor do IPI sobre os automóveis. Pois os veículos mais potentes passaram a ter valor próximo dos veículos 1.0 e em consequência os consumidores finais mudaram drasticamente as compras dos automóveis.
O que aconteceu foi que a previsão da demanda junto aos fornecedores foi realizada em função das vendas antes da redução do IPI, causando transtornos junto aos fornecedores que não estavam preparados para a situação descrita.
Exemplos de efeito chicote
Proctor & Gamble
O efeito chicote é observado também na vida real. Ele tem seu nome originado por executivos da Proctor & Gamble que passaram a observar variações inexplicáveis nas estatísticas de pedidos e suprimentos de fraldas, a despeito de uma demanda relativamente estável dos consumidores. Estranhamente, a companhia percebeu até mesmo que a variabilidade aumentou ainda mais ao observar
...