Pesquisa Operacional
Monografias: Pesquisa Operacional. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: • 30/9/2013 • 1.168 Palavras (5 Páginas) • 5.796 Visualizações
prof. Ifrahin Hernánmdez López 1
1.0 2.0 3.0 4.0 5.0 6.0 7.0 8.0 9.0
1.0
2.0
3.0
4.0
5.0
6.0
7.0
8.0
x1
x2
FACULDADE ATUAL DA AMAZÔNIA
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO – PESQUISA OPERACIONAL
RESPOSTAS EXERCÍCIOS DE PROGRAMAÇÃO LINEAR
MÉTODO SIMPLEX - SOLUÇÃO GRÁFICA
EXERCÍCIO Nº 1
Uma marcenaria deseja estabelecer uma programação diária de produção. Atualmente a oficina
fabrica apenas dois produtos: mesa e armário, ambos de um só modelo. Para efeito de
simplificação, vamos considerar que a marcenaria tem limitações em somente dois recursos:
madeira e mão de obra, cujas disponibilidades diárias são mostradas na tabela a seguir.
RECURSO DISPONIBILIDADE
MADEIRA 12 m²
MÃO-DE-OBRA 8 H h
O processo de produção é tal que, para fazer 1 mesa, a fábrica gasta 2 m² de madeira e 2 H.h de
mão-de-obra. Para fazer um armário a fábrica gasta 3 m² de madeira 1 H.h de mão-de-obra.
Além disso , o fabricante sabe que cada mesa dá uma margem de contribuição para o lucro de $4
e cada armário dá uma margem de $1. O problema do fabricante é encontrar o programa de
produção que maximiza a margem de contribuição total para o lucro.
M O D E L O
DEFINIÇÃO DE VARIÁVEIS
X1: QUANTIDADE A PRODUZIR DE MESAS
X2: QUANTIDADE A PRODUZIR DE ARMÁRIO
FUNÇÃO OBJETIVO
MAX L = 4 . X1 + 1. X2
RESTRIÇÕES
Madeira 2 X1 + 3. X2 12
Mão-de-obra 2 X1 + 1 . X2 8
Não-negatividade X1 0
Não-negatividade X2 0
SOLUÇÃO GRÁFICA
2 2 8 x1 + x =
(3, 2 )
2 3 12 x1 + x2 =
2
Procurando a solução ótima nos
pontos extremos:
(0,0) X1 = 0 ; X2=0 ; L = 0
(4,0) X1 = 4 ; X2=0 ; L = 16
(0,4) X1 = 0 ; X2=4 ; L = 4
Resolvendo o sistema:
2 8
2 3 12
1 2
1 2
+ =
+ =
x x
x x
temos ( 3, 2)
(3,2) X1= 3, X2 = 1, L = 14
Por tanto, a solução ótima será
X1 = 4 ; X2=0
Que faz máximo o valor da F.O.
L = 16
prof. Ifrahin Hernánmdez López 2
1.0 2.0 3.0 4.0 5.0 6.0 7.0 8.0 9.0
1.0
2.0
3.0
4.0
5.0
6.0
7.0
x1
x2
EXERCÍCIO Nº 2
Um carpinteiro possui 6 peças de madeira e dispõe de 28 horas de trabalho para confeccionar
biombos ornamentais. Dois modelos venderam muito bem no passado, de maneira que ele se
limitou a esses dois tipos. Ele estima que o modelo I requer 2 peças de madeira e 7hs de trabalho,
enquanto o modelo II necessita de 1 peça de madeira e 8hs de trabalho. Os preços dos modelos
são, respectivamente, R$120,00 e R$ 80,00. Quantos biombos de cada modelo o carpinteiro deve
montar se deseja maximizar o rendimento obtido com as vendas?
M O D E L O
DEFINIÇÃO DE VARIÁVEIS
X1: QUANTIDADE A PRODUZIR DE BIOMBOS DO MODELO I
X2: QUANTIDADE A PRODUZIR DE BIOMBOS DO MODELO II
FUNÇÃO OBJETIVO
MAX L = 120. X1 + 80. X2
RESTRIÇÕES
Peças de madeira 2 X1 + X2 6
Horas trabalhadas 7 X1 + 8 X2 28
Não-negatividade X1 0
Não-negatividade X2 0
SOLUÇÃO GRÁFICA
2X1+ X2 = 6
( 2,2222 ; 1,5556 )
7 X1 + 8 X2 = 28
Procurando a solução ótima
nos pontos extremos:
(0,0) X1 = 0 ; X2=0 ; L = 0
(4,0) X1 = 4 ; X2=0 ; L = 480
(0,4) X1 = 0 ; X2=4 ; L = 320
Resolvendo o sistema:
7 8 28
2 6
1 2
1 2
+ =
+ =
x x
x x
temos que:
X1 = 2,2222 e X2 = 1,5556
L = 391,11
Por tanto, a solução ótima será
X1 = 4 ; X2=0
Que faz máximo o valor da
F.O.
L = 391,11
prof. Ifrahin Hernánmdez López 3
10 20 30 40 50 60 70
10
20
30
40
50
60
x1
x2
EXERCÍCIO Nº 3
Certa empresa fabrica 2 produtos P1 e P2. O lucro por unidade de P1 é de 100 reais e o lucro
unitário de P2 é de 150 reais. A empresa necessita de 2 horas para fabricar uma unidade de P1 e
3 horas para fabricar uma unidade de P2. O tempo mensal disponível para essas atividades é de
120 horas. As demandas esperadas para os dois produtos levaram a empresa a decidir que os
montantes produzidos de P1 e P2 não devem ultrapassar 40 unidades de P1 e 30 unidades de P2
por mês. Construa e resolva o modelo do sistema de produção mensal com o objetivo de
maximizar o lucro da empresa.
M O D E L O
DEFINIÇÃO DE VARIÁVEIS
X1: QUANTIDADE A PRODUZIR DO PRODUTO P1
X2: QUANTIDADE A PRODUZIR DO PRODUTO P2.I
FUNÇÃO OBJETIVO
MAX L = 100 X1 + 150 X2
SUJEITO A
Tempo requerido 2X1 + 3X2
≤
120
Limitação P1 X1
40
Limitação P2 X2
≤
30
Não-negatividade X1
≥
0
Não-negatividade X2
0
SOLUÇÃO GRÁFICA
X1= 40
2X1 + 3X2 = 120
(15,30) X2 = 30
(40; 13,333)
Procurando a solução ótima nos
pontos extremos:
(0,0) X1 = 0 ; X2=0 ; L = 0
(0,30) X1 = 0 ; X2=30 ; L = 4500
(40,0) X1 = 40 ; X2=0 ; L = 4000
Resolvendo o sistema:
40
2 3 120
1
1 2
=
+ =
x
x x
temos que:
X1 = 40 e X2 = 13,333
L =5999,95
Resolvendo o sistema:
30
2 3 120
2
1 2
=
+ =
x
x x
temos que:
X1 = 15 e X2 = 30
L = 6000
Por tanto, a solução ótima será
- Produtos P1 a produzir : 15
- Produtos P2 a produzir : 30
Que faz máximo o valor da F.O.
L = R$6.000,00
prof. Ifrahin Hernánmdez López 4
1 2 3 4 5 6 7 8 9
1
2
3
4
5
6
7
8
x1
x2
EXERCÍCIO Nº 4
Um fazendeiro tem que decidir o quanto vai plantar de milho e de alfafa. Os lucros são de
R$2.000,00 por alqueire de milho e de R$1.000,00 por alqueire de alfafa. Suponha que suas
limitações sejam: terra disponível é de 8 alqueires e água disponível para irrigação de 80.000 litros
sendo que deseja-se plantar no máximo 4 alqueires de milho. Cada alqueire de milho requererá
10.000 litros de água para irrigação e cada alqueire de alfafa requererá 20.000 litros de água.
Modele e resolva o problema.
M O D E L O
DEFINIÇÃO DE VARIÁVEIS
X1: QUANTIDADE DE ALQUEIRES DE MILHO
X2: QUANTIDADE DE ALQUEIRES DE ALFAFA
FUNÇÃO OBJETIVO
MAX Z = 2 000 X1 + 1 000 X2
RESTRIÇÕES
Água disponível 10 000 X1 + 20 000 X2
≤
80 000
Alqueires disponíveis X1 + X2
8
Milho a plantar X1
≤
4
Não-negatividade X1
≥
0
Não-negatividade X2
0
SOLUÇÃO GRÁFICA
X1 + x2 = 8
X1= 4
10 000 X1 + 20 000 X2 = 80 000
(4, 2)
Procurando a solução ótima nos
pontos extremos:
(0,0) X1 = 0 ; X2=0 ; Z = 0
(4,0) X1 = 4 ; X2=0 ; Z = 8000
(0,4) X1 = 0 ; X2=4 ; Z = 4000
Resolvendo o sistema:
4
10000 20000 80000
1
1 2
=
+ =
x
x x
temos que:
X1 = 4 e X2 = 2
Z = 10 000
Por tanto, a solução ótima será
- Quant. Alqueires milho: 4
- Quant. Alqueires alfafa: 2
Que faz máximo o valor da F.O.
Z = R$10.000,00
Observe que em todos os casos, o valor ótimo se alcança em pontos extremos
da região de soluções factíveis.
prof. Ifrahin Hernánmdez López 5
1 2 3 4 5 6 7 8 9
1
2
3
4
5
6
7
8
x1
x2
EXERCÍCIO Nº 5
Resolva, pelo método gráfico, o seguinte modelo de programação linear.
MIN Z = 3X1 + 2X2
SUJEITO A
X1 + 2X2
≥
2
2X1 - X2
≤
4
2X1 + X2
≤
8
X1
≥
0
X2
≥
0
2X1 - X2 = 4
( 3, 2)
2X1 + X2 = 8
X1 + 2X2 = 2
Procurando a solução ótima nos
pontos extremos:
(0,2) X1 = 0 ; X2=2 ; Z = 4
(2,0) X1 = 2 ; X2=0 ; Z = 6
(0,8) X1 = 0 ; X2=8 ; Z = 16
Resolvendo o sistema:
2 8
2 4
1 2
1 2
+ =
− =
x x
x x
temos que:
X1 = 3 e X2 = 2
Z = 13
Por tanto, a solução ótima será:
( o menor valor devido a que o valor
requerido para Z é mínimo )
X1=0 , X2=2 , Z = 4
...