Pesquisa Operacional
Casos: Pesquisa Operacional. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: danielsouza • 15/3/2014 • 1.596 Palavras (7 Páginas) • 485 Visualizações
UNIVERSIDADE DE FRANCA
NÚCLEO DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA
PÓLO UBERLÂNDIA
PORTIFÓLIO DE ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMAS I
Aluno: DANIEL NUNES DE SOUZA
Matricula: 1063952
Curso: ADMINISTRAÇÃO SEMESTRAL
7º SEMESTRE
Tema
NOTEBOOK PESSOAL NO AMBIENTE CORPORATIVO
Os preços dos notebooks estão cada vez mais acessíveis às pessoas de classe média. Podemos perceber um aumento da utilização de notebooks pessoais no ambiente corporativo. Um dos problemas é a disseminação de software pirata, filmes, músicas, etc., na rede. O hacker interno em sua minoria, mas não tão pequena assim, utiliza o seu notebook pessoal às vezes para distribuir aos colegas de trabalho músicas, filmes, entre outros.
É importante a empresa implementar programas de conscientização para minimizar o risco de criar hackers internos. A área de tecnologia ou segurança da informação deve possuir recursos para detectar desvios na política de segurança ou diretrizes da empresa e detectar estes funcionários.
Outro fator relevante, ao tentarmos entender como funciona o cérebro humano, vemos que não vamos conseguir entender nada, inclusive o fato de que desde pequenos sabemos que tudo o que é proibido é mais atrativo. Isso é uma coisa que sempre vamos viver tendo que aprender a conviver. Proibir é despertar o desejo, então, se você proíbe tudo aos seus colaboradores é óbvio que estará ajudando a se criar um “hacker interno”. Sempre que dizemos que ficar navegando no Facebook ou no Twitter atrapalha o trabalho estamos indo de encontro a um resultado surpreendente. Segundo um estudo da Universidade de Melbourne, na Austrália, ter liberdade para navegar na internet durante o trabalho pode ajudar a aumentar o rendimento profissional.
Confrontando bem esta visão: A navegação livre pode aumentar a produtividade?
Introdução
Uma pesquisa conduzida pela ESET, empresa fornecedora de soluções de segurança da informação, aponta que a tendência de que os profissionais utilizem computadores e dispositivos móveis pessoais no ambiente de trabalho já é uma realidade na América Latina. De acordo com o estudo, 82% dos entrevistados afirmam que usam seu notebook pessoal no ambiente de trabalho, 55% utilizam o smartphone, 25% o tablet e 17,8% os tocadores de MP3.
A cada dia que passa, a informática vem adquirindo cada vez mais relevância na vida das pessoas e nas empresas. Sua utilização já é vista como instrumento de aprendizagem e sua ação no meio social vêm aumentando de forma rápida entre as pessoas.
Todos também conhecem o lado positivo da internet. A rede facilita o acesso às informações, aproxima as pessoas, aperfeiçoa a comunicação, entre diversas outras vantagens. Porém, o uso inadequado da internet no ambiente de trabalho tem gerado intranquilidade na gestão das organizações em decorrência da perda de produtividade, concentração, segurança, qualidade dos trabalhos desenvolvidos e ainda os riscos legais que esta atitude implica. Nas organizações não poderia ser diferente, toda empresa necessita ser informatizada para se manter no mercado de trabalho e acompanhar as tecnologias, e o computador e a internet veio para inovar e facilitar a vida das empresas.
Atualmente nenhuma pessoa ou empresa pode ficar sem o auxílio da informática, é através dela, que tudo é resolvido.O mundo está informatizado, A informática talvez seja a área que mais influenciou o curso do século XX. Se hoje vivemos na Era da Informação, isto se deve ao avanço tecnológico na transmissão de dados e às novas facilidades de comunicação, ambos impensáveis sem a evolução dos computadores.
Confrontando bem esta visão: A navegação livre pode aumentar a produtividade?
Esse conceito de os usuários utilizarem seus próprios equipamentos no ambiente de trabalho é um caminho sem volta. No entanto, as empresas precisam criar políticas no sentido de minimizar riscos potenciais à segurança da informação", diz Camillo Di Jorge, Country Manager da ESET Brasil. “Não se trata de proibir o uso de equipamentos pessoais no ambiente profissional, mas é necessário que as empresas analisem os riscos a que estão expostas com essa modalidade e tenham regras e tecnologias adequadas para evitar que isso abra brechas para ataques à segurança e vazamentos de informações”, acrescenta.
Ao tentarmos entender como funciona o cérebro humano, mais, vemos que não vamos conseguir entender nada, inclusive o fato de que desde pequenos sabemos que tudo o que é proibido é mais atrativo. Isso é uma coisa que sempre vamos viver tendo que aprender a conviver.
Se por um lado, não faz sentido manter os funcionários distantes desta tecnologia, por outro também é preciso estabelecer normas para o bom uso da ferramenta no ambiente corporativo. Poucos empregados realmente sabem aproveitar a web com responsabilidade durante o expediente. O “bom senso” nunca falha para não ultrapassar os limites e fazer da internet uma aliada, não uma inimiga. O fato de algumas empresas limitarem totalmente o uso da internet a sites de interesses pessoais pode reduzir a eficácia da equipe.
As redes sociais fazem parte do dia a dia dos brasileiros e esta realidade não foge ao ambiente corporativo. Para o gestor, este cenário pode ser negativo, já que alguns profissionais têm a sua produtividade reduzida por dedicar muito tempo a este tipo de ferramenta. Estamos vivendo na era da revolução digital onde sites de buscas, mídias sociais e a internet são o centro de tudo. Se o acesso for bloqueado o colaborador poderá apresentar desmotivação com a empresa e fará de tudo para quebrar o bloqueio ou até irá fazer uso pelo celular ou tablet, não seria melhor então liberar?
Estudo da Triad, empresa de consultoria especializada, constatou que 80% dos empregados gastam até três horas da jornada de trabalho com atividades estranhas à função. Diante desse cenário, as empresas se veem obrigadas a criar um modelo novo de gestão para promover o melhor uso de mídias sociais e outras ferramentas de comunicação que envolvem treinamentos e a integração de ferramentas no ambiente
...