Pesquisa Operacional
Exames: Pesquisa Operacional. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: digorventura86 • 14/9/2014 • 301 Palavras (2 Páginas) • 307 Visualizações
O problema de transporte é aquele no qual queremos determinar, dentre as diversas maneiras de distribuição de um produto, a que resultará no menor custo de transporte entre as fábricas e os centros de distribuição. Pelo fato de tratar-se de um problema de programação linear, devemos considerar a hipótese de que o custo unitário de transporte de cada fábrica para cada destino é constante, independentemente da quantidade transportada.
Matematicamente, queremos a minimização do custo total de transporte, que é apresentada por Lachtermacher (2009) da seguinte forma:
Min Z = (1)
Onde:
* xij é a quantidade de itens transportados da fábrica i para o destino j (variáveis de decisão);
* cij é o custo unitário de transporte da fábrica i para o destino j (constantes);
* m é o número de fábricas;
* n é o número de destinos (centros de consumidores);
As restrições desse tipo de problema são:
* As fábricas não podem produzir mais do que suas capacidades instaladas.
* Os centros consumidores não desejam receber volumes acima de suas demandas.
A forma de implementar as restrições varia de acordo com o total da capacidade das fábricas e o total demandado pelos centros consumidores. No caso de a oferta total ser maior do que a demanda total, nem todas as fábricas produzirão em plena capacidade, porém os centros consumidores receberão as quantidades que desejam. Matematicamente isso pode ser representado por:
* Restrição das capacidades das fábricas
(para i = 1, 2, ..., m)
* Restrição dos centros consumidores
(para j = 1, 2, ..., n)
No caso de a demanda total ser maior do que a oferta total, nem todos os centros consumidores receberão toda a quantidade que desejam, porém as fábricas produzirão tudo o que puderem, ou seja, trabalharão em plena capacidade. Matematicamente:
* Restrição das capacidades das fábricas
(para i = 1, 2, ..., m)
* Restrição dos centros consumidores
(para j = 1, 2, ..., n)
...