Pesquisa Operacional
Artigos Científicos: Pesquisa Operacional. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: dre_ads2 • 1/10/2014 • 507 Palavras (3 Páginas) • 262 Visualizações
RELATÓRIO 1
Introdução:
O ambiente onde as empresas encontram-se inseridas está continuamente sofrendo mudanças e, na tentativa de incluir-se nesse contexto, cada país passa por transformações a fim de participar e acompanhar esse processo. Assim, a área industrial foi um dos setores que mais evoluiu com essas mudanças, exigindo cada vez mais dos seus gestores aumento da eficiência dos sistemas de produção.
E, é aí que entra a importância da pesquisa operacional (P.O.), pois ela oferece soluções matemáticas para os casos em que a otimização é necessária. Trata-se da utilização do método científico para resolver os problemas de tomadas de decisão com os melhores resultados possíveis de acordo com as políticas da empresa.
Desenvolvimento:
Neste contexto, o gerenciamento da produção passa a ser o principal determinante da eficiência das organizações na produção de bens e serviços. E, apesar da empresa trabalhar com previsões e controles, em determinadas situações ela é surpreendida com o inesperado, algo que não está dentro de suas previsões, e esses acontecimentos poderão constituir o que chamamos de limitação na produção.
A intensificação da globalização e competitividade na economia mundial têm levado as empresas a se adaptarem às transformações exigidas pelo consumidor. Elas investem esforços na busca de uma nova estrutura organizacional mais flexível para poderem competir.
A ciência da Pesquisa Operacional é aplicada na resolução de problemas, inclusive os empresarias, utilizando modelos matemáticos com a assistência de computados. Os processos de tomada de decisão muitas vezes envolvem elementos objetivos (racionais) e subjetivos (enquadramento organizacional). Ambos são contemplados nos modelos de Pesquisa Operacional para a solução problemas. Sua função de encontrar soluções ótimas tem uso nas mais diversas atividades, inclusive nas de alocação de recursos, sejam eles financeiros, materiais, patrimoniais, humanos ou tecnológicos. A Administração, a Engenharia de Produção, e por consequência a Logística passaram a utilizar a Pesquisa Operacional como método para a solução de seus problemas a partir da Segunda Guerra Mundial. Dentre as vantagens da utilização da Pesquisa Operacional na determinação da melhor alocação de recursos limitados ou escassos está a possibilidade da realização de simulações de situações reais, antecipando o conhecimento dos potenciais resultados e suas probabilidades de ocorrer. Os métodos, portanto, permitem a avaliação de alternativas com a otimização das atividades e de recursos.
Conclusão:
Este trabalho apresentou algumas experiências realizadas no ensino de P.O.. Muitas razões podem ser elencadas para as alterações que têm pressionado as organizações a modificarem seus processos. Dentre as quais podemos citar: a crescente variedade de produtos, o aumento das necessidades relativas à qualidade, a incorporação de mecanismos computacionais, entre outros. O que há em comum entre estes acontecimentos é a ideia de que eles contribuem no sentido de pressionar as empresas a um maior conhecimento e racionalização de suas atividades internas, para que obtenham um posicionamento
...