Pesquisa Operacional
Trabalho Escolar: Pesquisa Operacional. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: simonelazarini • 2/10/2014 • 803 Palavras (4 Páginas) • 534 Visualizações
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS
Pesquisa Operacional - Etapa 2
RESUMO
Nesta etapa foi realizada uma leitura sobre o processo de modelização matemática em problemas gerenciais e programação linear num estudo de PO, sendo o Management Sciences (MS) um importante aliado ao sistema gerencial, pois é responsável por transformar os dados em informações gerenciais. Já o processo de modelagem é onde identificamos o problema e verificamos uma solução para o mesmo, tendo ele vários fatores que vão interferir na tomada de decisão. Existem três modelos para tomada de decisão, sendo eles os físicos , análogos e matemáticos. Os modelos mais utilizados para a tomada de decisão gerencial são os simbólicos ou matemáticos. A programação matemática é onde teremos a função matemática, podendo ser ela de maximização ou minimização.
Palavras-Chave: Programação Linear; Tomada de decisão;
1. INTRODUÇÃO
O processo de modelização matemático em problemas gerenciais e programação linear é um método utilizado para tomadas de decisões gerenciais, através de variáveis e o que se pretende nessa tomada de decisão, maximizar ou minimizar seja lucros, despesas, desperdícios, entre outros.
2. DESENVOLVIMENTO
O desenvolvimento do trabalho está apresentado nos passos seguintes.
2.1. Passo 1
Foi realizada uma leitura dos capítulos do livro-texto propostos na atividade, onde o objetivo da leitura é gerar conhecimento sobre o processo de modelização matemática em problemas gerenciais e programação linear num estudo de PO.
2.2. Passo 2
A área denominada para resolver problemas de negócio através da utilização de computadores, estatística e matemática é chamada de Management Sciences (MS), considerada uma subárea da pesquisa operacional, tratando-se de uma modelagem matemática aplicada à área de negócios.
O MS pode ser definido em três objetivos: converter dados em informações significativas, que é transformar os dados brutos em forma organizada. Os sistemas de informação gerencial é o responsável pela transformação desses dados, transformando-os em informações gerenciais. Apoiar o processo de tomada de decisão de formas transferíveis e independentes, por meio de sistemas de apoio à decisões, fazendo-a clara e transparente. Criar sistemas computacionais úteis para usuários não técnicos, facilitando-o por meio de sistema fácil de tomada de decisão operacional, gerencial e técnico.
O processo de modelagem vem estudar mais profundamente o problema quando uma decisão gerencial deve ser tomada. O processo de tomada de decisão pode ser identificado como um problema ou uma oportunidade e a seleção de uma linha de ação para resolvê-lo, ou seja, um problema ocorre quando o estado atual de uma situação é bem diferente do esperado. Diversos fatores podem interferir na tomada de decisão, como o tempo disponível para a tomada de decisão, a importância da decisão, o ambiente, a certeza ou incerteza e risco, agentes decisórios e conflito de interesses. A tomada de decisão também pode ser classificada em nível hierárquico na empresa (estratégico, gerencial, operacional), tipos de informação disponível (estruturada, semiestruturada) e números de decisores (decisão individual e decisão em grupo).
Existem três modelos de tomada de decisão: os modelos físicos, análogos e matemáticos ou simbólicos, mas o modelo mais utilizado na modelagem de situações gerenciais, são os modelos simbólicos ou matemáticos, em que as grandezas são representadas por variáveis de decisão,
...