Pesquisa Operacional
Trabalho Escolar: Pesquisa Operacional. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: 210442 • 22/11/2014 • 4.310 Palavras (18 Páginas) • 349 Visualizações
CURSO SUPERIOR EM ADMINISTRAÇÃO
Trabalho de Pesquisa Operacional
Tema: Operação de decisão em ambiente Organizacional
Utilizando a Pesquisa Operacional.
MANAUS – AM
2014
Acadêmico (a)
ROSINEIDE NUNES DE SOUZA RA:
MANAUS – AM
2014
SUMARIO
1. INTRODUÇÃO 4
2. Pesquisa Operacional e Programação Linear 5
3. Uma aplicação de Programação Linear Organizacional 6
4. Dados coletados de uma estrura de linha de produçao 7
5. Resolução pelo método Simplex 9
6. Resultado do problema..........................................................................................................10
7. Relatório Final................................................... ............................................................11
8. Bibliografia 13
INTRODUCAO
Para esse trabalho optei por um modelo de pesquisa operacional bastante comum no campo organizacional que envolve a produção de bens/ou serviços quanto a Matização de lucros. Neste contexto as técnicas envolvidas pela pesquisa operacional têm ganhado significativa importância e têm demandado recursos de TI sempre melhores e profissionais capazes de administrar sua utilização. Meredith (2001) apresenta a evolução das atividades industriais e sua ligação com a TI enquanto Carlsson (2002) apresenta a utilização massiva de TI nos sistemas de apoio à decisão e tendências futuras. Ambos evidenciam a ligação umbilical da TI com o sistema organizacional e o seu fortalecimento nos próximos anos. Esta nova realidade tem gerado também a demanda por profissionais de gestão não somente preparados para lidar com recursos de TI, mas também com técnicas de gestão fortemente baseadas nela.
Palavras chaves: decisão, pesquisa operacional, programação linear, sistema.
2. Pesquisa Operacional e Programação Linear.
A expressão Pesquisa Operacional (Operations Research) foi utilizada pela primeira vez em 1939 visando ter-se um termo que significasse o conjunto de técnicas utilizadas para suprir ferramentas quantitativas de suporte ao processo decisório que é o objetivo da Pesquisa Operacional (PO) (Andrade, 1998). A PO é uma ciência baseada fortemente em fundamentos matemáticos e também de Estatística, Informática e Economia. Ela incorpora um conjunto de disciplinas como a Programação Linear, Simulação, Teoria das Filas e Teoria dos Jogos. São inúmeras as áreas de aplicação da PO, como por exemplo: linhas de produção, sistemas de distribuição, hospitais, fazendas, serviços administrativos, uso de recursos em geral.
2.1 Programação Linear
2.1.1 Conceito
A Programação Linear (PL) (Puccini & Pizzolato, 1987) é uma técnica de planejamento da pesquisa operacional, fortemente baseada em Álgebra Linear (Boldrini et al., 1980), que tem tornado-se das mais poderosas por seu grande leque de aplicabilidade em quase todo ramo de atividade. Ela foi criada em 1946 tendo sido aplicada em diversas áreas desde então, como: alocação de recursos e utilização de matéria-prima, transporte, localização de instalações, composição de carteira de investimentos. São vários os benefícios da PL, citando-se aqui: otimização de tarefas, redução de custos e aumento de lucro. Algumas organizações já têm a PL incorporada até a suas atividades de planejamento de operações de curto prazo. A PL objetiva apresentar a solução ótima para problemas reais. Para citar somente um exemplo, Eaves e Rothblum (1989) apresentam um problema de linha de produção de fábrica modelado e solucionado através do uso da programação linear.
Cito aqui um exemplo simples de utilização de PL aplicado a maximização de margem de contribuição.
2.1.2 Definição de um Modelo de Otimização
O método Simplex (Puccini & Pizzolato, 1987) é uma técnica usada para se encontrar, algebricamente, a solução ótima de um modelo de programação linear. Havendo uma solução para o modelo, o Simplex a encontra através de um processo de iterações sucessivas do sistema linear modelado, como a seguir sumarizado. A utilização de PL para solucionar um determinado problema exige a consecução de um conjunto de etapas a serem seguidos para a definição de um modelo que represente o problema do mundo real que se quer aperfeiçoar, que, resumidamente, são as seguintes:
1- Definição das variáveis do modelo;
2- Definição da função-objetivo que indica se o problema é de maximização ou de minimização e as variáveis envolvidas;
3- Definição das restrições do problema de acordo com as limitações, sempre com base no mundo real; e
4- Formatação do modelo, fazendo-se os ajustes necessários para que a matriz seja alimentada no sistema de otimização.
Um sistema de equações que representa um modelo apresenta o formato geral apresentado no quadro 1. A variável “Z”, representa o elemento que se deseja maximizar, ou minimizar. A letra “Z” é usada por convenção.
Quadro 1. Formato do sistema de equações de um problema em PL
Max Z = c1 x1 + c2 x2 + ........ + cn xn (função objetivo) sujeito a restrições
...