Pesquisa bibliográfica dos referenciais teóricos das disciplinas do semestre e sua relação com a formação do Analista de Suprimentos.
Por: Jonathas Justiniano • 30/3/2016 • Bibliografia • 4.312 Palavras (18 Páginas) • 353 Visualizações
UNIVERSIDADE CRUZEIRO DO SUL
CIÊNCIAS ADMINISTRATIVAS E NEGÓCIOS
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM LOGÍSTICA
PROJETO INTERDISCIPLINAR
TEMA
Pesquisa bibliográfica dos referenciais teóricos das disciplinas do semestre e sua relação com a formação do Analista de Suprimentos.
Nome: RGM:
Clayberson Gomes Ribeiro 10147928-8
Davyson Santos da Silva 10148095-2
Diego Nunes da Costa 11504791-1
Ellen Silva de Almeida 11652968-5
Franklin Silva Santos 11607470-0
Gustavo Jacobina de Andrade 10147200-3
Ingrid Ciriaco Gomes 1014673-8
Jonathan Simão Viegas 10133670-3
Jonathas Justiniano A. dos Santos 11649760-1 Lucas de Azevedo 10147651-3
Matheus Henrique de A. Lima 11633326-8
Rafael da Silva Oliveira 10149807-0
Renata Pereira da Silva Souza 11642610-0
Rodrigo da Silva de Matos 11606528-0
Rodrigo Rocha Bernardes 11516259-1
Thiago Mariscal 10132535-3
Vinicius Martins de Souza 11615096-1
Grupo: 02 – 1Bº/ 4°A
Campus: São Miguel
São Paulo
2016
2. - Metodologia
A metodologia aplicada nesta obra é a pesquisa bibliográfica, fundamentada com o intuito de adquirir conhecimento sobre determinado assunto, local ou pessoa, conforme BERVIAN (2002), a pesquisa busca explicar um problema com referências teóricas documentadas, a pesquisa pode ser descrita ou experimental, ambas buscam conhecer e analisar as contribuições do passado a respeito do assunto, tema ou problema.
Esta pesquisa tem como objetivo, adquirir conhecimento através de livros e artigos científicos, visando maior familiarização não somente de maneira descritiva, mas também com o intuito de desenvolver um caráter interpretativo referente à Ética e Responsabilidade Socioambiental, Gestão de Demanda e dos Estoques, Gestão de Pessoas e Gestão de Suprimentos. Para Lakatos (2005, p. 226) ¨ é imprescindível correlacionar a pesquisa com o universo teórico, optando-se por um modelo teórico que serve de embasamento à interpretação do significado dos dados e fatos colhidos ou levantados [...] “
Para ampliar os horizontes a respeito do tema estudado, serão analisados na pesquisa, livros didáticos, sites e trabalhos acadêmicos já realizados, a pesquisa influenciará em todas as outras etapas de pesquisa. Para a formação de opinião a respeito de determinado assunto, é necessária a busca incansável, com material bibliográfico correto, leitura, questionamento e visão crítica. Severino (2007, p.86) “para expor ideias teóricas de nível técnico ou específico, é preciso serve-se das ideias mais simples, do nível corrente, traduzindo as ideias de nível técnico de maneira acessível e gradativa [...].
Com referências em autores como: Bertaglia, Ching, Chiavenato e Ashley a bibliografia aqui apresentada, terá como finalidade apresentar conceitos e ampliar conhecimentos das disciplinas neste semestre.
3.1 - Gestão da Demanda e dos Estoques
3.1.1 - Conceito de Logística
A logística existe desde antiguidade, mais precisamente na década de 40, era mais utilizada em práticas militares. Como o decorrer dos anos passou a ser implementada no ramo empresarial.
A logística é um fator muito importante dentro de uma empresa porque se trata de planejamento, controle, distribuição, armazenagem entre outras atividades. De fato a logística está presente no nosso dia a dia, em qualquer coisa que utilizamos, compramos, quando vamos ao supermercado, por exemplo, cada produto devidamente separado por departamentos (higiene pessoal, alimentos, bebidas, etc.) reposição de mercadoria quando necessário.
“Com o passar dos anos, esse conceito foi evoluindo uma nova concepção entrou em vigor, e passou a existir a integração das diversas área envolvidas na produção, dimensionamento e Layout de armazéns, alocação de produtos em depósito, transportes (roteirização, dimensionamento de frota veículo) distribuição, seleção de fornecedores e clientes externos, surgindo um novo conceito que é conhecido como o Supply Chain ou Logística integrada”. (CHING, 2010 p.2)
O cenário atual este cada vez mais competitivo e dinâmico, como o avanço da globalização, está mais dinâmica e extremamente ágil e busca principalmente a ‘redução de custos’. Além da produção o nível de serviço prestado ao cliente deve estar em uma ótima qualidade, para que se possa traçar o objetivo da empresa. O ambiente externo não permite que as empresas fiquem estáticas no mesmo lugar, em sua zona de conforto. Se a empresa não estiver em constante mudança em relação aos concorrentes, perderá sua fatia no mercado.
3.1.2 - Cadeia de Suprimentos e seus fluxos
Para CHOPRA (2003) a cadeia de suprimento é envolvida por todos os estágios, diretamente ou indiretamente a um pedido de um cliente. A cadeia de suprimentos inclui; transportadoras, depósitos, varejistas, clientes e também fabricantes e fornecedores. Por exemplo, em uma fábrica, a cadeia de suprimentos a realizar um pedido de um cliente, envolve todas as funções, tais como, operações, marketing o desenvolvimento de novos produtos e finanças e etc.
Observa-se que a cadeia de suprimentos é envolvida por um fluxo constante e dinâmico de informações, fundos (dinheiro e produtos) entre diferentes estágios. Cada estágio da cadeia de suprimentos executa diferentes processos, interagindo com outros estágios da cadeia. Por exemplo; uma empresa fornece ao cliente um produto, bem como as informações de preço e disponibilidade. O cliente transfere fundos para a empresa, que por sua vez, transmite dados ao ponto de venda “CD” (centro de distribuição) para reabastecimento. O CD realiza o pedido para reabastecimento à loja, no caso a (empresa) utilizando alguns meios de transportes. E então, seguindo esse fluxo, a empresa transfere fundos ao distribuidor após o reabastecimento.
...