TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Planejamento Urbano

Artigos Científicos: Planejamento Urbano. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/4/2014  •  582 Palavras (3 Páginas)  •  287 Visualizações

Página 1 de 3

4.2. Caracterização locacional das localidades urbanas

De acordo com o IBGE, localidade é todo lugar do território nacional onde exista um aglomerado permanente de habitantes que, ordenados por categorias hierárquicas segundo as suas funções e o seu nível institucional são denominadas divisão político-administrativa. Estão classificadas em: Capital Federal, Capital, Cidade, Vila, Aglomerado Rural (que por sua vez, subdivide-se em aglomerado rural de extensão urbana e aglomerado rural isolado – podendo ser povoado, núcleo ou lugarejo), Propriedade Rural, Local e Aldeia. Em nível de estudo, durante a elaboração do mapa e da análise da Região Metropolitana de Salvador foram identificadas as seguintes classificações:

• A capital do estado e também a grande metrópole, é a cidade de Salvador onde está localizada a sede do Governo Estadual, com os seus poderes executivos, legislativos e judiciários;

• As Cidades, como Lauro de Freitas e Camaçari, que são as regiões que apresentam o mesmo nome do município ao qual pertencem e é onde estão sediadas as respectivas prefeituras, excluídos os municípios das capitais;

• As Vilas, como Monte Gordo e Vilas de Abrantes, que são localidades com o mesmo nome do distrito a que pertencem e onde está sediada a autoridade distrital, excluídos os distritos das sedes municipais.

A Região Metropolitana de Salvador foi criada com a Lei Complementar Federal nº 14 de 1973 e era composta por dez municípios: Camaçari, Candeias, Dias d’Ávila, Itaparica, Lauro de Freitas, Madre de Deus, Salvador, São Francisco do Conde, Simões Filho e Vera Cruz. Porém com a instauração das Leis nº 30/2008 e nº 32/2009, foram acrescentados três municípios: Mata de São João, Pojuca e São Sebastião do Passé.

Grande parte da população da Região Metropolitana de Salvador está localizada na capital do estado, Salvador, contrastando-se das regiões das ilhas que possuem aglomerados urbanos menores, regiões que são mais procuradas para atividades de e turismo e veraneio, grande parte de sua ocupação concentra-se na área litorânea.

As regiões onde estão localizados os polos industriais petroquímicos e automobilísticos tiveram um crescimento acelerado a partir da década de 1980, quando foram iniciadas as atividades industriais, atraindo uma grande massa populacional em busca de empregos, que se concentraram ao redor das indústrias, como aconteceu em Camaçari, por exemplo, que, apesar de possuir a maior área dentre os municípios que compõem a R.M.S., apresenta uma quantidade menor de núcleos urbanos. Na área de transição entre o interior de Camaçari até a área faixa litorânea, encontra-se um grande vazio populacional. Candeias, passou por um processo de dinamização a partir da exploração do petróleo e sedia algumas indústrias, bem como Simões Filho, onde há uma grande quantidade de população de baixa renda que vem em busca de menores custos de moradia. Dias D’Ávila, antiga instância hidromineral, perdeu essa função devido aos impactos ambientais e hoje se tornou uma cidade dormitório, segundo o estudo “Como anda a Região Metropolitana de Salvador” publicado pela a UFRJ.

Observa-se também que a ocupação no litoral norte é menor, devido à presença dunas e restingas que são áreas de preservação ambiental, porém assim como as regiões

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com