Planejamento Urbano E Desenho Arquitetônico
Artigo: Planejamento Urbano E Desenho Arquitetônico. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: SilvanaLara • 17/3/2015 • 540 Palavras (3 Páginas) • 402 Visualizações
a) O homem, no início da humanidade, era nômade, não se fixava em nenhum lugar.
Explique o que fez com que esse homem se fixasse em algum lugar dando origem as civilizações ou cidades.
A revolução agrícola e a atenção com os mortos, foram consideradas como a semente da formação das cidades.
O homem tinha a necessidade de cultivar suas sementes, plantar seu cultivo e domesticar os animais, transferindo para a fêmea a função central da família.
Também tinha a necessidade de dar uma moradia a seus mortos, pois não queriam deixar para trás seus entes queridos.
b) Em resumo as cidades só existem pelo convívio social e pela ação política.
Explique o que você entendeu dessa frase.
As cidades só começaram a se formar quando os homens passaram a ter sua função dentro do grupo, com divisão do trabalho. Com a hierarquização das classes sociais, cada um tinha uma tarefa específica. Havia os que buscavam os alimentos, os que protegiam, os responsáveis pelas decisões do grupo e a obediência a um rei. Porém, houve também muita diferença social.
c) Conceitue “cidade”, baseado na leitura da apostila ou aula.
Segundo o critério de Ratzel, cidade é todo aglomerado permanente cujas atividades não se caracterizam como agrícolas. Atualmente, cidade pode ter dois tipos de conceito: Cidade é toda sede de município, ou, a cidade deve possuir pelo menos um aglomerado de 10 mil habitantes. Portanto, cidade é todo aglomerado urbano envolvendo características sociais, econômicas e culturais em um mesmo ambiente.
d) Baseado na aula (SEÇÃO 3) como você explica a evolução de sua cidade , fazendo uma comparação com o entendimento da A evolução urbana no Brasil.
Com a chegada dos agricultores do sul do Brasil e a evolução da pecuária local, Alberto Rodrigues da Cunha, herdeiro de grandes áreas desses chapadões, vislumbrou a necessidade, lhe despertou o desejo e logo um sonho, de criar uma cidade para atender aos moradores da redondeza.
Em 21 de abril de 1.982, dia de seu aniversário, Alberto Rodrigues da Cunha lançou a pedra fundamental da primeira obra, um posto de combustível, que daria origem à cidade de Chapadão do Céu, loteamento projetado pela arquiteta e sua filha, Marta Garcia Cunha Spears.
Em seguida foi fundada a Escola Beneficente Fruto da Terra, naquele mesmo ano, a qual passou a municipal em 1983 e em 1989 foi encampada pelo estado. Com a instalação da escola os pais começaram a comprar terrenos e morar mais próximo da mesma, o que provocou uma reação em cadeia para o crescimento comercial da cidade.
Desde o seu projeto foi Chapadão do Céu concebido para se tornar uma cidade modelo, na sua organização fundiária urbana, com ruas e avenidas largas, com uma proposta temática que lembra o céu, a natureza e seus ricos componentes, abundantes na região.
Chapadão do Céu está localizado a 480 quilômetros de Goiânia, no Extremo Sudoeste de Goiás, na divisa com o Mato Grosso do Sul, e possui uma população de mais ou menos 10 mil habitantes segundo dados do IBGE de 2013. Abriga parte do Parque Nacional das Emas, com uma
...