Plano De Escavações
Trabalho Escolar: Plano De Escavações. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: suany2 • 14/3/2014 • 3.007 Palavras (13 Páginas) • 2.546 Visualizações
PLANO DE ESCAVAÇÃO
1.0 OBJETIVO
Estabelecer as condições mínimas que devem ser seguidas na execução de serviços de escavações nas instalações sob a responsabilidade da empresa com a finalidade de dar segurança às pessoas envolvidas, evitar danos materiais às diversas instalações existentes e preservar o meio ambiente.
Tratam-se das aberturas em solo para a implantação de blocos de fundação, sapatas isoladas ou corridas, reservatórios enterrados ou qualquer outra estrutura abaixo do nível natural do terreno. Podem ser executadas mecânica ou manualmente.
2.0 ESCAVAÇÕES
A profundidade e as dimensões das escavações serão definidas em projeto.
As escavações deverão apresentar as seguintes larguras mínimas livres para trabalho:
Larguras Aproximadas Ocupadas Pelos Escoramentos (cm)
Profundidade Pontaleteamento Contínuo ou Descontínuo
Especial Metálico-Madeira
0,00 a 2,00 5 20 30 30
2,01 a 3,00 15 30 30 30
3,01 a 4,00 15 30 30 30
4,01 a 5,00 - 30 30 30
5,01 a 6,00 - 30 30 30
Para profundidades acima de 6,00 m deve-se adotar 0,10 m na largura da escavação, para cada metro adicional de profundidade, sendo necessária a elaboração de projeto específico.
2.1 Tipos de Escavação
• Escavação manual: Escavação realizada com auxílio de ferramentas manuais.
• Escavação mecanizada: Escavação realizada com uso de equipamentos motorizados (por ex.: escavadeira, retroescavadeira etc) ou pneumáticos.
• Estabilidade garantida: Situação de equilíbrio relativa a estruturas, taludes, valas e escoramentos ou outros elementos que não ofereçam risco de colapso ou desabamento, seja por estarem garantidos por
meio de estruturas dimensionadas para tal fim ou porque apresentem rigidez decorrente da própria formação (por exemplo:rochas).
• A estabilidade garantida de uma estrutura será sempre objeto de responsabilidade técnica de profissional legalmente habilitado.
A adoção da escavação manual dependerá da natureza do solo, das características do local (topografia, espaço livre, interferências) e do volume a ser escavado, ficando sua autorização a critério da Fiscalização.
Deverão ser seguidos os projetos e as Especificações no que se refere a locação, profundidade e declividade da escavação.
Entretanto, em alguns casos, as escavações poderão ser levadas até uma profundidade superior à projetada, até que se encontrem as condições necessárias de suporte para apoio das estruturas, a critério da Fiscalização.
Nas escavações executadas próximas a prédios ou edifícios, vias públicas ou servidões, deverão ser empregados métodos de trabalho que evitem as ocorrências de qualquer perturbação oriunda dos fenômenos de deslocamento, tais como :
" Escoamento ou ruptura das fundações;
" Descompressão do terreno da fundação;
" Descompressão do terreno pela água.
Quando necessário, os locais escavados deverão ser isolados, escorados e esgotados por processo que assegure proteção adequada.
As escavações com mais de 1,25 m de profundidade deverão dispor de escadas ou rampas, colocadas próximas aos postos de trabalho, a fim de permitir, em caso de emergência, a saída rápida dos trabalhadores, independentemente da adoção de escoramento.
As áreas sujeitas a escavações em caráter permanente deverão ser estabilizadas de maneira a não permitir movimento das camadas adjacentes.
Em caso de valas, deverão ser observadas as imposições do local do trabalho, principalmente as concernentes ao trânsito de veículos e pedestres.
As grelhas, bocas de lobo e os tampões das redes dos serviços públicos, junto às escavações, deverão ser mantidos livres e desobstruídos
3.0 Materiais
O material procedente da escavação do terreno natural, geralmente, é constituído por solo,
alteração de rocha, rocha ou associação destes tipos. Para os efeitos desta Especificação será adotada a seguinte classificação:
Material de 1ª categoria
Compreende os solos em geral, residuais ou sedimentares, seixos rolados ou não, com diâmetro máximo inferior a 0,15 m, qualquer que seja o teor da umidade apresentado.
Material de 2ª categoria
Compreende os solos de resistência ao desmonte mecânico inferior à rocha não alterada, cuja extração se processe por combinação de métodosque obriguem a utilização de equipamento de escarificação de grande porte. A extração, eventualmente, poderá envolver o uso de explosivos ou processo manual adequado. Incluídos nesta classificação os blocos de rocha, de volume inferior a2 m³ e os matacões ou pedras de diâmetro médio entre 0,15 m e 1,00 m.
Material de 3ª categoria
Compreende os solos de resistência ao desmonte mecânico equivalente à rocha não alterada e blocos de rocha, com diâmetro médio superior a 1,00 m, ou de volume igual ou superior a 2 m³, cuja extração e redução, a fim de possibilitar o carregamento, se processem com o emprego contínuo de explosivos e de rompedor.
3.1 Material proveniente da escavação
Quando o material for considerado, a critério da Fiscalização, apropriado para utilização no reaterro, será ele, a princípio, estocado ao longo da
...