Plano De Metas
Dissertações: Plano De Metas. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: AnnyDias • 26/4/2014 • 5.772 Palavras (24 Páginas) • 364 Visualizações
FACULDADES INTEGRADAS IPITANGA
UNIDADE BAIANA DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO UNI-BAHIA
GOVERNO JUSCELINO KUBITSCHEK:
PLANO DE METAS
GUSTAVO LUIS DOS REIS SOUZA HUMBERTO PAULO VICTOR SOUZA PACHECO ROBERVÂNIA DIAS DE OLIVEIRA
Lauro de Freitas — novembro de 2013
GUSTAVO LUIS DOS REIS SOUZA
HUMBERTO
PAULO VICTOR SOUZA PACHECO ROBERVÂNIA DIAS DE OLIVEIRA
GOVERNO JUSCELINO KUBITSCHEK:
PLANO DE METAS:
Trabalho Acadêmico, apresentado ao Prof. José Nilton Santana dos Santos, com vistas à aprovação na disciplina Fun-damentos de Economia, 2º semestre, Pe-ríodo Noturno, do Curso de Bacharel em Ciências Contábeis — Unidade Baiana de Ensino, Pesquisa e Extensão - UNIBAHIA.
Lauro de Freitas — novembro de 2013
RESUMO
Apresentaremos a gestão do Governo Juscelino Kubitschek, as mudan-ças e inovações implantadas no Brasil no período de 1956-1961, usamos dados estatísticos para apresentarmos o progresso econômico, e os índices dos indicadores sociais, como População Economicamente Ativa – PEA, Taxa de Analfabetismo, Taxa de Alfabetização, Taxa de Mortalidade Infantil, Expectativa de vida e o Produto Interno Bruto – PIB, como o Brasil deixou de ser um país agrário, exportador de alimentos e matérias-primas, e passou a ser uma base industrial e tecnológica através da criação do Plano de Metas um importante programa de industria-lização e modernização da economia Brasileira, bem-sucedido, que im-pulsionou um período de crescimento econômico acelerado no país, na forma de um "ambicioso conjunto de objetivos setoriais", constituiu o mais completo e coerente conjunto de investimentos até então planejados na economia brasileira, que contemplou o setor agropecuário e metas tanto para o setor público como para o privado, às custas de um alto endivi-damento público.
Palavras-chave: Juscelino Kubitschek – Plano de Metas - Energia – In-vestimentos Estatais - Divida Externa - Instalação de Multinacionais- Brasília,
SUMÁRIO
Introdução_________________________________________________________5
1 Biografia 6
1.2 Obras 9
1.3 Capitalismo e Marxisismo_______________________________________10
2. Política e Economia_____________________________________________11
3.1 A luta de Classes 12
4. Marx na História_________________________________________________14
5 O Marxisismo__________________________________________________ 17
5.1 Marx na atualidade____________________________________________ 19
6 Conclusões 23
7 Referêcias Bibliográficas 24
INTRODUÇÃO
Este Trabalho Acadêmico tem por objetivo apresentar informações explicativas so-bre o Governo Juscelino Kubitschek, as mudanças e inovações implantadas no Brasil no período de 1956-1961, expor como ocorreu e o seu plano de Metas e quais foram as circunstancias analisadas à execução do projeto, erros e assertivas. o progresso econômico, e os indicadores sociais, a importância do seu projeto e como sua gestão proporcionou fortes influências sobre a economia do nosso país, utilizamos variados acervos da literatura atual como fonte de pesquisa, enfatizamos dados estatísticos notórios do progresso vivenciados pelo povo brasileiro entre as décadas de 50 a 70.
CAPÍTULO 1
GOVERNO DE JUSCELINO KUBITSCHEK
1 Presidência
Um tipo de política econômica, implantada através da efetiva participação do Estado, na qual se visa o crescimento da produção industrial, da infra-estrutura e do consumo, como diretrizes básicas à economia. No Brasil este tipo plano econômico foi inicialmente aplicado em 1930, sendo apropriado nas décadas seguintes, principalmente, pelo governo de Juscelino Kubitschek e pelos governos de linha ditatorial.
Juscelino Kubitscheck foi presidente do Brasil entre 1956 e 1961. Seu estilo de governo uniu a simpatia, à extrema habilidade de negociação, im-prescindível ao jogo político. Canalizou o Brasil a um forte e marcante cresci-mento econômico, assim como, a um período de relativa estabilidade política. Sabia atrair apoio político no conturbado jogo de forças deixado por Vargas. O Brasil conheceu um governo que elevou o status do país com suas políticas desenvolvimentistas.
O governo de JK é lembrado por muitas pessoas como uma época em que se registrou um grande avanço, no qual incentivou o progresso econômi-co por meio da industrialização. A política abordada por esse célebre homem trouxe melhoria significativa para a população. Ao assumir sua candidatura, ele se comprometeu a trazer o desenvolvimento de forma absoluta para o Brasil.
Não se pode negar que durante esse governo houve um grande cres-cimento industrial e a sua força motriz estava alicerçada nas indústrias de ba-se e na fabricação de bens de consumo duráveis e não-duráveis. Uma das formas encontradas por JK, foi atrair o investimento de capital estrangeiro no país incentivando a instalação de empresas internacionais, principalmente as automobilísticas.
Em seu plano de metas conhecido como “50 anos em 5” ele promoveu a implantação de indústrias, trouxe fábricas de automóveis para o Brasil, desenvolveu a indústria naval, abriu rodovias, foi o construtor das usinas
...