Plano De Metas
Artigos Científicos: Plano De Metas. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: mamedeiros7 • 18/12/2014 • 972 Palavras (4 Páginas) • 769 Visualizações
TRABALHO – PLANO DE METAS
(1956 – 1961)
Analisando o Plano de Metas, quais foram os setores identificados e suas principais metas?
Segundo Lafer os conceitos e os critérios para a elaboração do plano de metas se deram através de um estudo elaborado por uma equipe de técnicos chefiados por Lucas Lopes. O objetivo central era a elaboração de programa de desenvolvimento econômico, que visava aumentar o nível da população. Com a integração desses conceitos, e com sua utilização em conjunto, percebeu-se que foram cinco os setores abrangidos pelo Plano de Metas: energia, transportes, alimentação, indústrias de base e educação.
Os principais conceitos utilizados, que em sua maioria já tinham sido elaborados em estudos anteriores, foram: ponto de estrangulamento interno e externo, ponto de germinação, interdependência dos setores e demanda derivada. O conceito de ponto de estrangulamento se dá quando certas áreas possuem demanda insatisfeita com a oferta, e ocorre um estrangulamento da economia. Esse conceito justificou o planejamento dos setores da energia, transportes e alimentação. Pois como apresentado no relatório da Comissão Mista Brasil-EUA, o desenvolvimento econômico brasileiro apresentava uma elevada demanda insatisfeita de infra-estrutura, e seu atendimento deveria ser prioridade, uma vez se que desejasse a expansão econômica brasileira. (LAFER, 1975)
O conceito de ponto de germinação representava o contrário do conceito de ponto de estrangulamento. Nos setores onde observava ponto de germinação, havia oferta de infra-estrutura, o que ocasionaria segundo estudos, atividades produtivas. Esse conceito justificou investimentos em transportes (rodovias), pois através da integração de Brasília (meta síntese) com o território brasileiro, ocasionaria desenvolvimento econômico.
Já o conceito de ponto de estrangulamento externo, definido através das limitações à capacidade de importar. Através do controle do comercio exterior, pois havia preocupação com a balança de pagamentos. Dessa maneira o conceito colaborou para o planejamento da substituição de importações. (LAFER, 1975)
Os critérios foram diretos ou indiretos. Sendo diretos, devido à percepção da prioridade (exemplo da indústria automobilística, no setor de indústrias de base, das metas relacionadas ao petróleo, no setor de energia, e a meta do trigo, no setor de alimentação). Sendo critério indireto, a percepção de prioridade era dos bens que seriam produzidos internamente, e seu impacto seria estrutural, conjuntural e cambial, a produção beneficiaria o conjunto da economia brasileira. Através dos critérios indiretos, chegou-se ao fundamenta da demanda derivada, de outras metas. O que ocasionou na percepção da interdependência da economia como um todo, provocando a inclusão de um quarto setor no Plano de Metas, a indústria de básica. Sendo assim algumas metas foram implementadas considerando a demanda derivada. Como exemplo podemos citar a meta 29 (indústria mecânica e de material elétrico pesado) que foi implementada com base no setor de indústria de base (automobilística, naval, entre outras) e do setor de energia (exemplo do reequipamento e construção de ferrovias). (LAFER, 1975)
Observado a interdependência e a demanda derivada, foi identificado a necessidade de um quinto setor no plano de metas, a educação. Considerando um futuro ponto de estrangulamento ocasionado pela deficiência de pessoal técnico.
Uma vez identificados os setores e, dentro dos setores, as metas (através do emprego integrado dos conceitos de pontos de crescimento, ponto de estrangulamento internos e externos, interdependência dos setores e a demanda derivada) o plano procurou fixar para cada meta um objetivo.(LAFER, 1975, p. 37).
Analisando os cinco setores do Plano de Metas: energia, transportes, alimentação, indústrias de base e educação, podemos observar os seguintes dados;
O setor da energia abrangia 43,4% do investimento inicialmente planejado, as metas desse setor estavam subdividas sobre energia elétrica, energia nuclear, carvão mineral, petróleo (produção), petróleo
...