Plano De Negócio
Ensaios: Plano De Negócio. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: sannttos • 12/6/2014 • 3.331 Palavras (14 Páginas) • 337 Visualizações
1 - SUMÁRIO EXECUTIVO
O Conceito do Negocio
A Coffee & Cia surgiu da necessidade na região de um local agradável, em que as pessoas possam desfrutar de um café gostoso acompanhado de deliciosos lanches. A cafeteria busca ser um ponto de encontros de pessoas de toda a região para seu momento de prazer, descanso, interação e findar as amizades.
Equipe de Gestão
A equipe de gestão da Coffee & Cia é composta por profissionais atualizados, experientes e comprometidos com a evolução do negócio.
Mercado e Competidores
Nos últimos anos a produção e o consumo do café estão crescendo cada vez mais no mercado brasileiro. Para atender uma demanda de consumidores exigentes de cafés esta havendo uma diversificada expansão de casas especializadas no ramo, bem como a criação de variedades com esse produto.
A Coffee & Cia visará explorar este mercado que, a cada dia cresce e buscará estabelecer seu espaço.
Marketing e Vendas
A primeira unidade será aberta na cidade de Tapera/RS e sua divulgação será efetuada através dos mais diversos meios de comunicação.
Estratégia de Crescimento
A empresa almeja consolidar-se no mercado para futuramente expandir-se na região com abertura de filiais.
Previsões dos resultados Financeiros e Investimentos
Preve crescimento de ...% no primeiro ano e um crescimento médio de ...% nos demais anos.
2 – O CONCEITO DO NEGÓCIO
Considerando a lacuna deixada pelas confeitarias da região, onde o cliente somente pode comer alguns doces sem o acompanhamento de um bom café e percebemos que o interesse pelos cafés finos vem crescendo acentuadamente, logo, decidimos abrir a Coffee & Cia. Uma cafeteria que busca ser um local agradável e refinado onde todos poderão apreciar um bom café.
Na cidade de Tapera, assim como em toda a sua microrregião, somente existem bares onde vendem cervejas comuns ou boates que apenas atendem em finais de semana e nas altas horas da noite. Logo, carece esta população consumidora de um estabelecimento de qualidade e estilo, onde seja possível tomar um bom e agradável café.
Dada à inexistência de cafeterias na região, optamos por instalá-la na cidade de Tapera/RS. Localizada no centro de sua microrregião, onde orbitam as ricas cidades de Não-Me-Toque, Ibirubá, Espumoso e Lagoa dos Três Cantos; é uma cidade em crescimento e com uma população ambiciosa, aspirante a um bom futuro. A “Cidade-Cultura” e sua fina sociedade se ressentem da impossibilidade de desfrutarem um bom happy hour e de um ponto de encontro onde possam apreciar um bom café, doces finos e bons vinhos; bem como das melhores cervejas artesanais.
Haja vista a paixão desta sociedade trabalhadora por cafés, vinhos e doces finos, assim como da impossibilidade de consegui-los na sua cidade – na consecução do consumo destes produtos, estes devem se deslocar no mínimo á Passo Fundo, distante 80 Km deste local - e da inexistência prática de concorrência, somente concorrendo com padarias locais na questão de doces; justifica-se o investimento em tal negócio.
2.2 Produtos
Os produtos usados na preparação das bebidas são fornecidos por vários distribuidores semanalmente. Os doces e salgados são entregues por terceiros, mas com a qualidade exigida pela Coffee & Cia. Os produtos como as cervejas e os vinhos serão comprados de acordo com o gosto dos nossos refinados consumidores.
3- EQUIPE DE GESTÃO
A equipe de gestão da Coffee & Cia é experiente e diversificada, com uma formação acadêmica completa e com conhecimento em cafés, seus componentes e benefícios à saúde dos brasileiros, sendo composta por seis sócias fundadoras da empresa.
4 – MERCADO E COMPETIDORES
4.1-Análise setorial
O consumo de café é um hábito que, entre os brasileiros, vem crescendo e se modificando também. Os cafés finos também apresentam um crescimento acentuado e, o que antes era produto de exportação, agora é comercializado no país, atendendo uma demanda de consumidores bastante exigentes. Devido a todo este contexto, houve a expansão de cafeterias e casas especializadas no ramo, bem como a elaboração e criação de novas bebidas com o insumo.
Mas ainda existe um mercado a ser conquistado, dos quais uma parcela declara não gostar do sabor. Existe também um grupo de pessoas que continuam acreditando que o café faz mal à saúde, grupo este potencial consumidor desde que quebrado este paradigma.
A Associação Brasileira das Indústrias de Café criou o programa de café e saúde que procura desmistificar os preconceitos existentes para a bebida, induzindo o consumo e atraindo novos consumidores. Houve um aumento de 40% na percepção, entre os médicos, de que o café pode trazer benefícios para a saúde.
Quanto aos tipos de cafés consumidos, o café coado continua sendo o tipo mais presente no consumo, principalmente no café da manhã, na residência. Porém o instantâneo também tem forte apelo para este horário. Já o capuccino e o expresso são os tipos mais consumidos fora de casa: em coffee shops, restaurantes e ambientes de trabalho, tanto no café da manhã, após o almoço ou mesmo no final da tarde. Esses tipos de cafés, bem como os especiais – gourmet, descafeinado, orgânico entre outros começam a mostrar uma presença mais significativa nas pesquisas e no dia-a-dia dos consumidores.
Os fatores que explicam o crescimento do consumo de café no Brasil continuam ligados não somente à melhora do poder de compra, mas, sobretudo, às ações de promoção do produto, melhoria da qualidade, cafés diferenciados e de alta qualidade.
Atualmente, o prazer passou a ser um elemento importante para o consumo de café. Além de ser um sinalizador social, sendo motivo para reunir os consumidores, as pessoas reúnem-se para tomar “um café”, é também consumido por aquecer e por ser estimulante.
Em pesquisas anteriores, atributos como: a marca, o preço e o hábito determinavam a escolha do produto. Porém, em pesquisas mais recentes,
...