Plano De Packard
Ensaios: Plano De Packard. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: renansssa • 2/12/2013 • 696 Palavras (3 Páginas) • 2.284 Visualizações
Sumário
1. RESUMO 3
2. OBJETIVOS 4
3. INTRODUÇÃO 5
4. MATERIAIS E METODOS 5
5. ANALISE DOS RESULTADOS 6
6. CONCLUSÃO 7
7. REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS 7
Resumo:
Calcular as velocidades horizontais de lançamento da esfera em diferentes ângulos, através de uma máquina que as lançam. Aplicando na prática o que aprendemos na teoria, utilizando fórmulas e equações, e os dados que encontramos como: a altura de queda, o alcance horizontal, com base no estudo do movimento de projéteis e da conservação de energia.
Objetivo:
Estudar o movimento de projéteis em duas dimensões, realizando um experimento; construir e analisar o gráfico da função y = f(x), examinado cada uma de suas componentes; identificar essa função, linearizá-la e determinar seus parâmetros; calcular a velocidade inicial e a aceleração a partir dos parâmetros e equações do movimento.
.
Introdução:
O movimento de projéteis é um movimento que ocorre em duas dimensões, descrito pela composição vetorial de um movimento retilíneo uniforme, na direção horizontal (eixo x), e de um movimento retilíneo uniformemente variado, na direção vertical (eixo y).As forças consideradas, que atuam sobre a partícula, alteram seu movimento deforma independente em relação a cada uma das duas direções. O movimento na vertical sofre a ação da força gravitacional, a qual - em nível de estudos não influencia a componente horizontal, que - por sua vez - tem as forças de atrito com o plano e com o ar desconsiderado. Desta forma, é possível decompor o movimento como se fossem dois deslocamentos “independentes”.
Assim, usam-se os princípios do MRU na caracterização do movimento horizontal, visto que, como as forças de atrito são desprezadas, não há força que influencie o movimento da partícula em relação a seu eixo horizontal. Para especificar o movimento vertical, usam-se os princípios do MRUV, devido à força gravitacional (aceleração) atuante sobre a partícula. Consequentemente, deve-se trabalhar com o movimento.
4. Materiais e Métodos
* Métodos e Materiais Utilizados: No Plano de Parckard
Tendo um plano inclinado (Plano de Packard), com inclinação de 5° a 15º na horizontal, posicionamos sobre ele, primeiramente, o papel milimetrado e, em cima deste, o papel carbono. Feito isso, colocamos a esfera de aço junto à mola, comprimindo-a e, em seguida, a soltamos para esta ser lançada horizontalmente no plano. O papel carbono fez com que a trajetória da esfera ficasse descrita no papel milimetrado quando esta descia o plano, descrevendo uma trajetória parabólica realizada pela mesma.
Os valores obtidos estão expostos na Pagina de Analise dos resultados.
Utilizamos os seguintes materiais:
Plano inclinado com mola para lançamento de projétil (plano de Packard);
Esfera de aço;
Papel Carbono;
Transferidor;
Papel milimetrado;
Papel di-log;
5. Análise dos Resultados
Ɵ 5° Ɵ 10° Ɵ 15°
0,99 0,72 0,50
0,97 0,75 0,44
1,02 0,78 0,50
...