Plano De Segurança
Projeto de pesquisa: Plano De Segurança. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Fran.n • 9/11/2014 • Projeto de pesquisa • 1.352 Palavras (6 Páginas) • 159 Visualizações
Introdução
Para a elaboração de um Plano de emergência contra incêndio é necessário realizar uma análise preliminar dos riscos de incêndio, buscando identificá-los, relacioná-los e representá-los em Planta de risco de incêndio.
Conforme o nível dos riscos de incêndio existentes, o levantamento prévio e o plano de emergência devem ser elaborados por engenheiros, técnicos ou especialistas em gerenciamento de emergências.
O Plano de emergência contra incêndio deve contemplar, no mínimo, as informações detalhadas da edificação e os procedimentos básicos de emergência em caso de incêndio.
Cliente
Direção
Gerente
Patrocinador
Objetivo
Adequar a Estrutura da unidade, de acordo com as normas de segurança contra incêndio e capacitar alunos e colaboradores, para que saibam agir e se comportar diante de uma situação de emergência.
• Proteger a vida dos ocupantes das edificações e áreas de risco, em caso de incêndio;
• Dificultar a propagação do incêndio, reduzindo danos ao meio ambiente e ao patrimônio;
• Proporcionar meios de controle e extinção do incêndio;
• Dar condições de acesso para as operações do Corpo de Bombeiros;
• Proporcionar a continuidade dos serviços nas edificações e áreas de risco.
Justificativa
A Segurança Contra Incêndio em Edifícios assume hoje uma grande importância na economia e na sociedade. A ocorrência de incêndios mais ou menos importantes em diferentes pontos do mundo que se traduziram na perda de um grande número de vidas humanas e de bens levou a que se olhasse para esta temática com maior cuidado. Deste modo, é cada vez mais importante a existência de uma atitude preventiva na qual está inerente a importância do conceito de planeamento.
No âmbito do Planeamento de Segurança estabelece-se como objetivo do presente trabalho a elaboração de um Plano de Emergência no Campus Universitário, no qual se caracterizam os riscos, se definem os meios humanos e materiais a envolver e os procedimentos a cumprir numa situação de emergência.
Resultados Esperados
Alvará de funcionamento:
O Alvará de Funcionamento será expedido após a aprovação do laudo técnico de estabilidade e segurança e a comprovação da execução do projeto de adaptação às normas de segurança contra incêndio.
Renovação do Alvará:
Quando ocorrer uma alteração significativa nos processos industriais, processos de serviços, de área ou layout, sendo constatada a possibilidade de melhoria do plano e ao completar 12 meses da última revisão.
Sinalização de emergência:
Tem como finalidade reduzir o risco de ocorrência de incêndio, alertando para os riscos existentes e garantir que sejam adotadas ações adequadas à situação de risco, orientando as ações de combate e facilitando a localização dos equipamentos e das rotas de saída para abandono seguro da edificação em caso de incêndio.
As placas plásticas, as chapas metálicas e outros materiais semelhantes podem ser utilizados na confecção das sinalizações de emergência. Os materiais devem possuir resistência mecânica e espessura suficiente para que não sejam transferidas para a superfície da placa possíveis irregularidades. Devem utilizar elemento fotoluminescente para as cores branca e amarela dos símbolos para indicar a sinalização de orientação e salvamento e equipamentos de combate a incêndio.
Os requisitos básicos para Sinalização de Emergência:
• Deve destacar-se em relação à comunicação visual adotada para outros fins;
• Não deve ser neutralizada pelas cores de paredes e acabamentos, dificultando a sua visualização;
• Deve ser instalada perpendicularmente aos corredores de circulação de pessoas e veículos;
• As expressões escritas utilizadas devem seguir os vocábulos da língua portuguesa;
• Se destinadas à orientação e salvamento e equipamentos de combate a incêndio (extintores) devem possuir efeito fotoluminescente.
Iluminação de emergência:
Os pontos de iluminação de emergência devem ser instalados a cada 15m e nas mudanças de direção, bem como em cima das portas de saída. O sistema pode ser por bloco autônomo, por central de baterias, por gerador ou misto.
Caso não seja em bloco autônomo, as baterias devem estar em local ventilado e deve ter ponto de teste do sistema.
Sistemas de proteção por extintores de incêndio:
A altura máxima de fixação é de 1,60 m, e a mínima é de 0,10m.
Dependendo do risco, percurso máximo para se atingir um extintor, é de 15, 20 ou 25 metros. Os extintores devem estar desobstruídos e sinalizados. Obedecendo-se o percurso máximo, cada pavimento deve ser protegido no mínimo por 2 unidades extintoras distintas, sendo uma para incêndio de classe A e outra para classes B:C ou duas unidades extintoras para classe ABC. Até 50 m² de área no pavimento, é aceita a colocação de um extintor do tipo ABC.
Orientação de uso do extintor:
Distribuição dos Extintores:
Os aparelhos extintores de Incêndio devem ser distribuídos na edificação de tal modo que:
• Sejam instalados próximos às saídas dos ambientes (portas; acessos; escadas), na altura máxima de 1,60 metros (do piso à parte superior do equipamento) e mínima
...