TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Plano De ação

Casos: Plano De ação. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/3/2014  •  364 Palavras (2 Páginas)  •  277 Visualizações

Página 1 de 2

A leitura na escola por ser uma prática social, não pode ser restrita a apenas textos fragmentados de livros didáticos, mas sim, um processo dinâmico e abrangente. É neste contexto que o jornal pode ser utilizado como recurso didático a ser trabalhado de forma pedagógica, tendo em vista ser um meio que dispõe de conteúdos que permitem reflexão sobre as diferentes situações culturais e sociais que permitem proporcionar ao educando diversas formas de compreensão de mundo.

O jornal se apresenta como dinâmica social, expondo a vida como esta acontecendo, vindo a aproximar o aluno aos assuntos do momento. As charges, fotografias, quadrinhos, propaganda e outros gêneros trabalhados neste recurso, proporcionam o enriquecimento na interpretação da realidade social e política, principalmente par ao trabalho com a escrita e leitura na escola.

Segundo Martins (2004, p. 31) existem muitas concepções de leitura e estas podem restringir-se a duas caracterizações, são elas:

1) Como uma decodificação mecânica de signos lingüísticos, por meio de aprendizado estabelecido a partir do condicionamento estímulo-resposta (perspectiva behavorista-skinneriana);

2) Como um processo de compreensão abrangente, cuja dinâmica envolve componentes sensoriais, emocionais, intelectuais, fisiológicos, neurológicos, bem como culturais, econômicos e políticos (perspectiva cognitivo-sociológica).

Ao realizar uma comparação entre jornais, é possível que o aluno tenha maior condição de analisar detalhadamente as informações prestadas em cada um, ente eles pode-se observar textos mais longos, mais analíticos e mais esquemáticos.

No texto “ A Contribuição do uso dos jornais no Ensino de História em sala de aula”, o autor Alessandro Barros, apresenta algumas ideias de como deve ser usado o recurso jornalístico no processo de ensino-aprendizagem.

Segundo o autor Alessandro Barros, (2010, p. 02), uma das maiores dificuldades de se trabalhar com as novas linguagens, não se restringe apenas a falta de recursos, mas, aliada a ela também está, a dificuldade de saber lidar com o novo, saber fazer uma crítica necessária ao material utilizado ou até mesmo saber qual é o objetivo da própria atividade por parte de quem a aplica.

Desta forma, o autor apresenta novas ideias de como pode ser trabalhado a questão do jornal em sala de aula, para ele, o professor deve dividir a sala em grupos e a partir de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com