Plano Diretor e Operacional de Capacitação
Por: suzyhr01 • 5/10/2015 • Trabalho acadêmico • 1.350 Palavras (6 Páginas) • 217 Visualizações
[pic 1]
UNIDADE: POLO DE APOIO PRESENCIAL MACE
CURSO: SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS
BIBIANE MACHADO FERREIRA RODRIGUES - RA 2858148179
LAUSANE CRISTINA VICENTE DOS SANTOS - RA 2845247016
MIRIAM ALFREDO DE ALMEIDA - RA 2801857883
SUZANNE TAVARES - RA 2801857883
MARIA DE FÁTIMA OVELAR ECHAGUE - RA 2840279865
Plano Diretor e Operacional de Capacitação
Tutora a Distância (EAD) – Sandra Aparecida Vieira
Campo Grande-MS
Setembro/2015
Sumário
Pág.
Introdução......................................................................................03
Definição de Varejo........................................................................04
Metodologia Organizacional..........................................................05
Plano Diretor de Capacitação........................................................07
Plano Operacional de Capacitação...............................................10
Conclusão......................................................................................11
Bibliografia.....................................................................................12
Introdução
Neste trabalho temos como principal objetivo apresentar de forma clara algumas noções de planejamento, organização e direção nos processos administrativos tendo como base as disciplinas norteadoras Processos Gerencias e Matemática, proporcionando assim um entendimento de como lidar com as diversas etapas dos processos.
Com base em nossas propostas poderemos absorver as mais diversas metodologias de planejamentos administrativos nos adequando ao melhor modelo para se trabalhar conforme a estrutura da empresa Hipermercado (Hoterdan-Hipermercado).
Definição de Varejo
Varejo é o termo usado para designar os setores do comércio que vendem diretamente para os consumidores finais, ou seja, o cliente. O comércio varejista é a atividade que mais gera empregos.
Exemplos de Setores varejistas:
- Supermercados e Hipermercados;
- Farmácias;
- Concessionárias de Veículos;
- Lojas de Vestuário;
- Lojas de Materiais de Construção;
- Móveis e Decoração,entre muitos outros.
Metodologia Organizacional
Hoje em dia um dos setores mais competitivos da economia é o varejo. A empresa é um órgão social sujeito a mudanças contínuas, devido a produção de bens e serviços. Lembrando que um comércio varejista é todo serviço prestado ao consumidor final, ou seja, o cliente.
Atualmente o ramo varejista no Brasil é uma das atividades que mais crescem, lucram e empregam. A diversidade de produtos alimentícios, material de limpeza, papelaria etc. A concorrência das empresas desse setor é acirrada, se destaca quem consegue o seu diferencial.
A forma pela qual são divididas as atividades desenvolvidas pela organização se torna uma estrutura organizacional, coordenada e organizada. Dessa forma, os objetivos e estratégias estabelecidas pela empresa visam em alcançar o sucesso.
Níveis Organizacionais:
O planejamento empresarial é de suma importância, toda empresa conta com três níveis de administração, decisão e operação:
- No nível institucional os presidentes ou diretores é quem elaboram as políticas e diretrizes da empresa;
- O nível intermediário é geralmente ocupado por gerentes de cada departamento que são responsáveis pelas ações do dia a dia do nível operacional, bem como a liderança e a motivação;
- No nível operacional os administradores estão focados no curto prazo e em tarefas específicas, como a produção de bens e serviços.
[pic 2]
Plano Diretor de Capacitação
Basicamente a proposta de montar um projeto de capacitação e desenvolvimento, busca o aprimoramento dos profissionais, onde seus benefícios são imensuráveis e estão relacionados à previsibilidade em termos de gestão, motivação, foco nas competências necessárias para o exercício da função, racionalização de custos, envolvimento e comprometimento por parte da alta direção e das gerências e principalmente aprimoramento contínuo da mão de obra, conforme política da empresa. Com isto a organização passa a contar com um time mais bem preparado e motivado, competitivo dentro da própria empresa e no mercado de trabalho.
Assim preconiza Vasconcelos apud Bispo “Treinamento e Desenvolvimento não é custo, é investimento. Além do mais é questão de sobrevivência para as empresas. As organizações que não se conscientizarem dessa premissa estão fadadas ao fracasso. A pergunta que deve ser feitas pelas companhias não é: “E se eu treinar e ele for embora?”, mas sim “E se eu não treinar e ele ficar?”. A resposta para a segunda opção pode levar a consequências desastrosas”.
A organização deve dar todo suporte necessário para seu colaborador, logicamente contando com sua total colaboração, unindo forças para recuperar a empresa.
Sendo assim faz-se necessário colocar em pratica um projeto de capacitação e desenvolvimento no Hoterdan Hipermercado.
Capacitação:
Nota-se na empresa uma grande necessidade de liderança firme e organizada, para alcançar este objetivo deve-se seguir alguns passos, e um dos mais importantes é o treinamento, como preconiza Chiavenato treinar é "o ato intencional de fornecer os meios para proporcionar a aprendizagem”.
Portanto treinar é educar, ensinar, é mudar o comportamento, é fazer com que as pessoas adquiram novos conhecimentos, novas habilidades, é
...